sábado, 29 de maio de 2010

PRESERVAÇÃO E MEMÓRIA - THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO É REABERTO APÓS REFORMA

O presidente Lula com o Governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e a atriz Marieta Severo

O Theatro Municipal reabriu oficialmente após um ano e meio fechado para reforma, com um evento, na última quinta-feira (27/5), que contou com a presença do presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. A Petrobras foi uma das principais patrocinadoras da restauração, que recuperou a fachada original e o interior do Theatro centenário e ainda modernizou os equipamentos do palco.

O presidente da República agradeceu o apoio dos patrocinadores por devolver ao Rio de Janeiro a casa reformada. "Vocês restauraram não apenas um teatro, mas um patrimônio cultural que não tem preço. O Theatro Municipal voltou a ser uma casa extraordinariamente bonita igual a qualquer outra do mundo", destacou o presidente.

A Theatro passou por 850 dias de obra, parte do tempo em funcionamento. Trabalharam na obra 915 profissionais, sendo 350 restauradores e 565 profissionais de construção civil. Foram usados 758m2 de mármore e 219 mil folhas de ouro para devolver ao Theatro o brilho original de 1909, data de sua inauguração.

A atriz Marieta Severo foi a mestre de cerimônia do evento e conduziu a apresentação de grandes nomes da música clássica e do balé nacional. O coro e a orquestra sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro abriram o evento com o Hino Nacional, sob a regência do Maestro Roberto Minczuc.

Em seguida, a orquestra apresentou a ópera Lo Shiavo de Carlos Gomes, com a regência do Maestro Silvio Viegas. O pianista Nelson Freire tocou A Lenda do Caboclo, de Heitor Villa Lobos, e Barcarolla op. 60, de Frédéric Chopin. Também foi apresentado o Balé Something Special, com coreografia de Dalal Achcar e música Ernesto Nazareth, Ana Botafogo e Andrea Volpintesta como solistas e Arthur Moreira Lima ao piano. A orquestra sinfônica e o coro do Theatro Municipal encerraram o evento com seleções da ópera o trovador, de Giuseppe Verdi, sob regência do Maestro Roberto Minczuk.


Do lado de fora do Theatro, a Petrobras montou três caixas de música gigantes na calçada, com estátuas vivas representando uma bailarina do Lago dos Cisnes, uma cortesã da ópera La Traviatta e um nobre da ópera Don Giovanni. Foi uma homenagem da Petrobras ao Theatro Municipal. A companhia também colocou três duplas de atores vestidos de bailarina e maestro distribuindo cartões com ilustração do Municipal aos convidados.

Fonte: Portal Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário