quarta-feira, 14 de abril de 2010

VÍDEO NAS ALDEIAS - ESCOLAS PODERÃO ADQUIRIR KIT GRATUITO


Atenção educadores mipibuenses.
O assunto abordado nesse post é de suma importância, pois trata do acesso gratuito ao conhecimento numa das áreas pouco debatidas aqui pela aldeia dos Mipibus.

Não é novidade pra nós potiguares a realidade dos povos indígenas do Rio Grande do Norte, quase que totalmente dizimados por portugueses e holandeses durante a colonização. (o que restou dos índios potiguares encontra-se hoje na cidade de Baía da Traição, no estado da Paraíba.)


Com certeza a abordagem desse tema nas salas de aula de Mipibu será de grande valia, e, para adquirir o kit com os DVDs basta seguir as dicas abaixo.


Mãos à obra Srs. Diretores,

Amauri Freire
.


******************************************************************

PROGRAMA VÍDEO NAS ALDEIAS

O Vídeo nas Aldeias já despachou pelo correio mais de mil kits e continua cadastrando escolas de ensino médio que queiram receber gratuitamente a coleção de DVDs Cineastas Indígenas: Um Outro Olhar.

Com patrocínio do Programa Petrobrás Cultural, a coleção oferece uma visão única da realidade indígena brasileira através do ponto de vista dos próprios índios.
O Kit contém uma caixa com cinco DVDs dos povos Kuikuro, Panará, Huni Kui, Xavante e Ashaninka e um "Guia para professores e alunos" com informações sobre cada um dos povos, fontes para pesquisas complementares e temas para discussão em sala de aula.

Os filmes oferecem uma variedade de abordagens da temática indígena, que pode ser tratada nas aulas de História, Geografia, Meio-Ambiente, Cidadania, Ciências-Sociais, Filosofia e Artes.
Dos 20 filmes do Kit, 6 filmes estão disponíveis on-line no nosso site, no portal Curta na Escola ou na nossa pagina do Youtube: Prîara Jõ, depois do ovo a guerra, Sangradouro, Já me transformei em imagem, A gente luta mas come fruta, Os Kuikuro se apresentam, De volta à terra boa.

Criada em 1987, a Vídeo nas Aldeias funciona como uma escola de cinema para índios. Com patrocínio do Ministério da Cultura e da Embaixada da Noruega, ela equipa e treina comunidades de etnias variadas para realizar seus próprios documentários. A série de filmes incluída no pacote, com títulos premiados nacional e internacionalmente, é resultado de oficinas com comunidades indígenas do Mato Grosso e do Acre realizadas nos últimos doze anos.

Os DVDs Cineastas Indígenas, lançados à partir de 2008 no mercado comercial, incluem, além dos documentários principais, extras que oferecem informações complementares sobre o povo, sua história, lutas e singularidades.


A pessoa que fizer o cadastro pela escola se compromete com o envio para o Vídeo nas Aldeias da sua avaliação do material. Lembre- se que ao mandar os relatos de projeção, assim como, das discussões surgidas em sala de aula a partir dos filmes, você estará colaborando com uma pesquisa sobre o olhar dos brasileiros sobre os índios.


Fonte: http://www.videonas aldeias.org. br

************************************************

Matéria enviada por Regina Freire de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário