terça-feira, 6 de abril de 2010

ARTIGO - UM ANIMAL POLÍTICO

Prezado Amauri.

Em mais uma de minhas leituras, li um artigo bastante interessante do Eugênio Mussak na Revista VOCÊ S.A. Incrível como as coisas nunca serão da maneira que surgiram, mudanças ou evoluções existem, geralmente, tais mudanças e evoluções são para melhor, assim já foram defendidos por CHARLES DARWIN. Mas, nem sempre acontecem.


Vamos alguns trechos do artigo. O mesmo já tem um titulo bastante forte.



UM ANIMAL POLÍTICO


“O modo de pensar ocidental foi fundado pelos filósofos gregos nos séculos 5 e 6 a.C. Quando falamos de coisas como liberdade, justiça, democracia, educação, coragem, respeito, ética, estamos, sem saber, nos referindo a temas que começaram a ser analisados com cuidado naqueles anos fantásticos, em que o homem encontrou um jeito de substituir o misticismo pela razão. Foi nesse período que surgiu a palavra POLÍTICA, derivada de polis, que quer dizer cidade.

No original, ser político significava demonstrar interesse e preocupação pelo bem estar da cidade, e é assim que todas as pessoas deveriam se comportar, cuidando de seus interesses particulares sem ofender os coletivos. Os desejos e necessidades de cada um devem estar em harmonia com os da coletividade.”

*********************************************************

Bem simples essa idéia, não? Incrível, mas poderia ser.

Em nosso BRASIL e em nossa cidade MIPIBU, hoje, ser político remete a conchavos, a dar para receber. Confunde-se busca pelo poder com busca pelo bem estar coletivo. Vergonhoso, mas pura realidade. Por isso, vivemos este novelo de linha que não sabemos onde e quando acharemos o final.

O texto também relata que, entre os gregos, aquele que não tivesse um comportamento político, demonstrando pelo interesse no bem estar geral, e que era centrado apenas em seu UMBIGO, recebia um nome sugestivo – era chamado de IDIOTA. Quantos temos por ai?
Por isso escrevi no inicio do texto, MUDANÇAS e EVOLUÇÕES.


Renniê Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário