quinta-feira, 15 de abril de 2010

NÚCLEO DE PRODUÇÃO DIGITAL - INSCRIÇÕES ABERTAS


O Governo Federal, o Ministério da Cultura, a Secretaria do Audiovisual, o Programa Olhar Brasil, o Governo do Rio Grande do Norte e a Fundação José Augusto irão lançar oficialmente o Núcleo de Produção Digital – NPD Natal no próximo dia 23, às 19h, na Pinacoteca do Estado – Palácio da Cultura.

Através do Núcleo serão oferecidos gratuitamente diversos cursos e oficinas de audiovisual, além de mostras de filmes e empréstimo de equipamentos de gravação e edição. O NPD Natal será coordenado pela cineasta Mary Land Brito. A equipe conta ainda com a produtora Keila Sena, como diretora de produção e Camila Figueiredo como assistente de produção.

No dia seguinte ao lançamento do NPD Natal, irá acontecer o primeiro curso do projeto com o cineasta Philippe Barcinski, frequentemente apontado com um dos mais promissores diretores da nova geração do cinema brasileiro. Philippe irá ministrar o curso de Linguagem Cinematográfica que irá acontecer no sábado (24) e domingo (25) na Pinacoteca do Estado.

Assim como para se escrever um texto é necessário o conhecimento da gramática da língua portuguesa, o mesmo se dá para se filmar. No lugar de palavras, há planos, mas a noção de ritmo é a mesma. Um diretor de cinema faz opções o tempo todo e serão essas opções que serão abordados no Curso. Teleobjetiva ou grande angular? Steadicam ou câmera na mão? Plongê ou contra-plongê? Câmera objetiva ou subjetiva? O curso analisará trechos de filmes como “Janela Indiscreta”, “O Silêncio dos Inocentes” e “Terra em Transe”, indicando e questionando opções estilísticas de seus autores e abordando os principais recursos da gramática cinematográfica ao mesmo tempo que os alinha em uma perspectiva histórica.

O curso é gratuito e irá contemplar 50 alunos, que serão selecionados por sorteio a ser realizado na presença do Conselho Gestor do NPD Natal formado pelas seguintes instituições que atuam na área do audiovisual potiguar: Secretaria de Educação, Cineclube Natal, ABD-RN, TVU, Micromundo, UNP, IFRN, UERN e Zoon. Para participar da seleção é só baixar a ficha de inscrição no site www.fja.gov.br, preenchê-la e enviá-la para o e-mail npdnatal.rn@gmail.com, entre os dias 15 e 19 de abril. Os selecionados serão divulgados no dia 21 de abril.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas através do e-mail npdnatal.rn@gmail.com ou do telefone 8705 1871– Camila Figueiredo.

PROGRAMA DO CURSO

Aula 1 - A formação do cinema clássico – sábado – 9 às 13h
Aula 2 - O rompimento com o clássico – sábado – 14h às 18h
Exposição do Filme Não Por Acaso de Philippe Barcinski – sábado – 19h
Aula 3 - Aprofundamento dos recursos de estilo – domingo – 9 às 13h
Aula 4 - Testemunhal de um cineasta ao fazer um filme hoje no Brasil – domingo – 14h às 18h

***********************************************
Fonte: Fundação José Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário