sexta-feira, 30 de abril de 2010

ARTIGO - A FORÇA DO TESTEMUNHO

Padre Matias - Pároco de São José de Mipibu


A FORÇA DO TESTEMUNHO

Quem está acompanhando o festival de divulgação dos casos de pedofilia praticados por “alguns” membros do clero, com certeza fica indignado pela triste e maldita prática destes seres “humanos” que tão desgraçadamente fazem vítimas a crianças inocentes que não estão preparadas para viver a sexualidade livre e responsavelmente. Para a Igreja, sem dúvida é um momento de crise, e porque não dizer que o reflexo desta turbulência é signo da ditadura do relativismo ocidental, que num futuro não tão distante será relembrado como um mal que nunca poderia ter sido necessário nem suficiente para a verdadeira liberdade do Homem com suas prerrogativas nihilistas traçadas pela Modernidade para fomentar o “eclipse de Deus” ou “Morte de Deus”.


O bombardeio laicistas que é muito mais ideológico que humanista está levando a sociedade a perder uma ou mais circunstancialmente ao distanciamento da instituição ocidental de maior credibilidade ainda existente e capaz de propagar universalmente a dignidade inviolável da pessoa humana. Sem o cristianismo como seria visto e tratado o ser humano deste lado do Mundo?! Mesmo com o antropocentrismo iluminista, as visões sobre a importância da pessoa ficaram sempre no particular, que sem dúvida é uma das grandes questões do Estado moderno, até o momento ainda não solucionada, e que dificilmente será pensado enquanto existir a livre concorrência econômica que, de certo qual modo, determinará a supremacia ideológica de poder e dominação. O Ocidente precisa da Igreja. Tentar feri-la de modo tão sórdido, mesmo que existam fatos tão abomináveis como estes, que são vistos e tratados levianamente pelos meios de comunicação, é um grande mal que trará prejuízos a curto e longo prazo para esta sociedade que foi “civilizada” pela fé hebraica e a razão grega fundidas no Cristianismo. O resto é mercado e manipulação do sagrado. No Brasil aí que se tornou uma vergonha. A conveniência religiosa desagregou, juntamente com a política, o que era identificativo do Velho Mundo e da América. Existe uma sutileza muito mais direcionada do que se pensa. O domínio do mundo é intenção das religiões fundamentalistas. A pedofilia é um problema humano de pessoas com sérios desvios de personalidade. Quem tiver meios para observar, verá que na grande maioria dos casos tem relação com outros distúrbios comportamentais que já são anormais pelo fato de não serem naturais.

Quanto ao clero, o que o papa disse aos bispos da Irlanda é válido para toda a Igreja; Os sacerdotes que tiverem comportamentos aberrantes como estes que passem pelo justo processo canônico e civil como qualquer outro cidadão e às vítimas seja dada a proteção e cuidado que a situação o exigem. O padre pedófilo terá que ser denunciado como qualquer outro cidadão, pois esta abominação está presente em todas as instancias da sociedade. Vale, todavia, ressaltar que no mundo inteiro existem milhares e milhares de padres que doam suas vidas em benefício e pela salvação do gênero humano. Infelizmente, os santos não são lembrados. No ano sacerdotal estão tentando macular o testemunho dos bons. São as tentativas de santanás e de seus anjos.

Em vista de tudo isto, o mais importante é o testemunho que tem sua força em todos os tempos e espaços. A melhor resposta que, nós padres, podemos dar neste momento é o testemunho de vida. Para ser sacerdote na atualidade é fundamental que sejamos Homens e Cristãos autênticos; Discípulos e Missionários de Jesus Cristo; Servidores do Povo de Deus e amantes da Igreja. Assim o seja!

Pe. Matias Soares
Pároco de São José de Mipibú-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário