sexta-feira, 23 de abril de 2010

AUMENTO - CONTAS DE LUZ FICAM MAIS CARAS


A Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, órgão responsável pela regulamentação do setor elétrico no país, divulgou na última terça-feira as novas tarifas de energia para o Estado do Rio Grande do Norte. O índice de reajuste tarifário médio foi de 9,95%, com impacto médio para o consumidor de 7,09%. Para os consumidores residenciais e demais consumidores de baixa tensão, este impacto é de 7,04% em média.

Para os consumidores de baixa renda, que representa cerca da metade do universo dos consumidores do Rio Grande do Norte, o impacto será de 1,17%. Já os consumidores industriais e comerciais de médio e grande porte, atendidos em alta tensão, terão, em média, reajuste de 7,18%. As novas tarifas entraram em vigor a partir de quinta-feira (22/04/2010).

Do percentual de reajuste médio de 9,95%, a parcela não gerenciável pela concessionária, referente aos encargos setoriais e compra de energia, representa 8,75%, sendo que 3,16% é referente ao encargo CCC – Conta de Consumo de Combustível Fóssil - encargo setorial estabelecido através de lei federal com valores fixados pela ANEEL, que são usados para pagamento dos custos de energia térmica do Norte do país.

Fonte: Diário de Natal com Assessoria da Cosern.

Nenhum comentário:

Postar um comentário