segunda-feira, 5 de abril de 2010

FOCINHEIRAS EM CÃES CONSIDERADOS AGRESSIVOS PODERÃO SER OBRIGATÓRIAS

Uso de focinheira poderá ser obrigatório

Encontra-se em tramitação no senado federal um projeto de lei envolvendo cães considerados agressivos. A proposta é do senador Valter Pereira (PMDB) e pretende limitar a circulação de 17 raças de cães, passando a exigir que eles só sejam levados a locais públicos com focinheiras, coleiras e guia. O projeto proíbe também a reprodução de cães da raça pit bull.

Caso venha a ser aprovado, o projeto proíbe a circulação dos cães de algumas raças e o descumprimento dessa determinação leva à apreensão do animal. A liberação do animal só poderá ser feita mediante o pagamento de uma multa de R$ 100,00 (cem reais).

De acordo com o projeto são considerados cães de guarda “perigosos”, os cachorros das raças rottweiler, fila brasileiro, pastor alemão, mastim, dobermann, pit bull, schnauzer gigante, akita, boxer, bullmastiff, cane corso, dogo argentino, dogue bordeaux, cão das montanhas dos pireneus, komondor, kuvasz e mastiff.

Já existem leis estaduais que restringem a circulação de cães de grande porte, mas as penas do Código Penal só podem ser aplicadas se for através de uma lei federal. Por essa razão é necessária uma legislação de caráter nacional.

Outro ponto projeto também prevê a proibição da reprodução de cães da raça pit bull, sob pena de detenção de um a quatro anos para o dono do animal. O pit bull é uma raça híbrida criada para ser severa, caracterizada por possuir na região da face uma musculatura forte, cuja pegada é considerada mais forte do que a de qualquer outro cão.

Aqui em Mipibu já existem vários registros de ataques de cães dessas raças, e é comum cruzar na rua com pitboys desfilando com seus “bichinhos” sem focinheira.

O assunto é polêmico, porém, muito pertinente.

3 comentários:

  1. Na Lagoa (Rio de Janeiro) existe um espaço chamado PARCÃO, aonde o proprietário solta o seu cachorro para interagir com os outros cães. Porém toda vez que eu vou com o meu Poodle me deparo com um pitbull preto enorme sem focinheira que deixa a todos com muito medo. O dono não liga para as reclamações. Tenho a certeza que se ocorrer um ataque desta animal o resultado será trágico. Será que vai precisar morrer mais alguém para que esta lei seja aprovada?

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com a focinheira, não existe nenhum registro q um cão com coleira e enforcador,sendo conduzido por indivíduo de porte físico correspodente a força do cão, este tenha realizado ataques, o cão transpira pela boca, sou a favor de responsabilizar o dono severamente, caso o cão realiza o ataque, exceto nos casos em q o cão ataca para defender o dono ou a si mesmo, em pesquisas realizadas já foi provado q os cães q mais atacam crianças são os pudous e o pinchers, embora sejam bonitinhos.

    ResponderExcluir
  3. É verdade! Eles ñ gostam muito de criança apesar de serem pequenos! As pessoas confundem pois na verdade eles são cães de companhia " de adultos".

    ResponderExcluir