quarta-feira, 21 de abril de 2010

21 DE ABRIL - DIA DE TIRADENTES


O dia de hoje homenageia uma grande brasileiro, nascido em Minas Gerais, em 1746, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Ainda na infância, órfão de pai e de mãe, começou a trabalhar como vendedor ambulante para em seguida tornar-se dentista – origem de seu apelido. Ingressou na carreira militar onde chegou ao posto de alferes, algo correspondente nos dias de hoje a segundo tenente.

Naquele período, os brasileiros natos eram obrigados a pagar altos impostos à coroa portuguesa. Dentre eles havia o quinto, obrigatório na extração de minérios e considerado o mais pesado, pois obrigava o mineiro a pagar a quinta parte de tudo que fosse extraído.

Caso o tal quinto não fosse pago, dava origem a “derrama”, que era a cobrança forçada de impostos extras. Essa situação gerava muita insatisfação entre os colonos e criava um clima de insurreição.

Foi então que um grupo de intelectuais se reuniu, com o intuito de acabar com a derrama, criando também um movimento que defendia a independência do Brasil. No meio desse grupo estava Tiradentes e o movimento ficou conhecido como “Inconfidência Mineira”.

Os objetivos do movimento eram os seguintes:

→realizar um levante armado no dia da derrama;
→proclamar uma República, cuja capital seria a cidade de São João del Rei;
→abolir a escravidão;
→fundar uma universidade em Vila Rica;
→tornar obrigatório o serviço militar;
→confeccionar uma bandeira com um triângulo vermelho dentro de um retângulo branco, com os dizeres Libertas quae sera tamem, (Liberdade ainda que tardia).

Como acontece, de vez em quando em movimentos dessa natureza, havia um dedo-duro no meio da turma, conhecido por Joaquim Silvério dos Reis, que denunciou o grupo.

O resultado disso foi muita prisão e deserção, com muitos deles sendo degredados para a África.
Tiradentes manteve-se fiel ao ideal, e assumiu toda a responsabilidade pelo movimento.

Finalmente, no dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado no Rio de Janeiro, acusado de alta traição. Seu corpo foi esquartejado e espalhado pela cidade, forma encontrada pela coroa para coibir futuros opositores.

Tiradentes tornou-se mártir pelo seu sacrifício em defesa das idéias de liberdade da pátria e do indivíduo, sendo nomeado Patrono Cívico da Nação Brasileira.

Por essa razão a data de sua morte foi instituída como feriado nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário