sábado, 5 de março de 2011

ZÉ BONITINHO - UM HERÓI VERDADEIRO DO CARNAVAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

A beleza e a perfeição das peças feitas por Zé Bonitinho

Quem vê as tribos de índios desfilando pelas ruas de Mipibu nos dias de carnaval, não imagina o que se passa por trás, para que aqueles verdadeiros heróis do carnaval mipibuense se apresentem com tanta beleza e energia.

Com recursos parcos e praticamente sem ajuda alguma dos poderes públicos, esses homens e mulheres sustentam uma tradição secular do carnaval da cidade, confeccionando todas as indumentárias, caprichosamente a mão, uma por uma. Um trabalho díficil e meticuloso, cujo resultado é digno de ser comparado com o de qualquer artesão deste país.


Todo esse trabalho tem como principal responsável o nosso amigo Zé Bonitinho, figura querida e admirada pelos que verdadeiramente gostam e entendem da arte e da cultura mipibuense.


Apesar dos pesares é visível o prazer e a alegria como ele mostra o resultado de meses de dedicação em seu minúsculo "ateliê", localizado no bairro da Rocinha, uma comunidade periférica da cidade, só lembrada pelos políticos durante as campanhas eleitorais.



Ensaio pelas ruas esburacadas e enlameadas da Rocinha

A realidade da Tribo de Índios "Mobralinos Mapebus" é o retrato fiel dos infindáveis desmandos do desgoverno de São José de Mipibu, dessa vez na área da cultura, por sinal, uma das piores lástimas da atual administração.

Um comentário:

  1. Pôxa, me sinto triste pela falta de incentivo a coisas tão lindas como essas fotos que vc postou...
    Um pouco de investimento transformaria esse carnaval lindo que temos, cheio de cultura...
    A nossa terra é isso gente!
    Os índios são lindos... Adoro... E as puaras???
    Mas o que me deixou mais triste e revoltada foi a situação da "Malandros do Samba", parece até que foi por conta própria....
    Ainda tenho esperanças......

    ResponderExcluir