quinta-feira, 3 de março de 2011

CONGRESSO CELEBRA DIA INTERNACIONAL DA MULHER E EXALTA PARTICIPAÇÃO FEMININA


A eleição da presidenta Dilma Rousseff foi citada como um março histórico da participação política das mulheres em vários discursos na sessão solene do Congresso Nacional para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS) disse que "o orgulho de poder afirmar que os rumos do nosso País são coordenados e conduzidos por uma mulher". Maia também lembrou que as mulheres ainda enfrentam a exclusão dos espaços de poder econômico, social, político. "Nosso esforço será para que os temas das mulheres virem um debate e uma discussão cotidiana na Câmara dos Deputados", afirmou.

Ao falar sobre as expectativas desencadeadas pela eleição da presidenta Dilma Roussef, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) avaliou os avanços em relação à ocupação de cargos por mulheres. Citou a eleição inédita de vice-presidentas no Senado e na Câmara e a indicação de nove Ministras. "Foi muito rápido. Mas, não podemos deixar que essa rapidez se esvaia; pelo contrário, queremos continuar nesse ritmo. Tenho certeza de que iremos continuar" , disse.

A senadora enumerou três problemas que devem ser enfrentados na segunda década do século XXI : "O primeiro é o político; o segundo é trabalho e salário e, o terceiro, infelizmente, é a violência e a discriminação que estamos sofrendo ainda hoje de forma muito acentuada". Para ela, o grande desafio do momento é a reforma política e defendeu a lista de candidatos e o financiamento público como forma de garantir maior participação das mulheres. "Se a lista for aprovada, queremos sim um homem e uma mulher, porque senão virão 40 homens".

Nenhum comentário:

Postar um comentário