sexta-feira, 18 de março de 2011

ENCONTRO SOLIDÁRIO NO ABRIGO ANÍZIA PESSOA

Irmã Iva fala aos presentes sobre a real situação da entidade

Nesta sexta-feira, 18 de março, pela manhã, estiveram presentes no Abrigo Anízia Pessoa diversas autoridades civis e eclesiásticas para discutir a difícil situação pela qual vem passando a entidade filantrópica.

Além da falta de recursos financeiros para manutenção da casa, outro problema que tem tirado o sono das irmãs da Congregação da Divina Providência – administradoras do abrigo – é o não cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, no que diz respeito à adequação do prédio às normas de acessibilidade exigidas pelo Estatuto do Idoso, além das exigências do Corpo de Bombeiros quanto à concretização de um plano contra incêndio.

A instituição é mantida com recursos advindos de 70% do valor da aposentadoria dos idosos atendidos (aqueles que têm), através de doações de particulares e de uma verba federal repassada pelo município de pouco mais de mil reais. “Diante de tal situação, ou se comprava comida para os idosos ou se cumpria o TAC”, esclarece a Irmã Iva Guedes, administradora do abrigo. Durante o encontro ficou clara a falta de recursos do abrigo até mesmo para contratar engenheiros para elaborar o projeto.


Padre Matias reuniu todos os setores da sociedade mipibuense

Uma das soluções foi apresentada pela prefeita Norma Ferreira, que se comprometeu em enviar uma equipe de engenheiros da prefeitura para elaborar o projeto de acessibilidade, A chefe do executivo municipal também ficou de verificar se no quadro de funcionário da prefeitura havia alguém qualificado para elaborar o projeto exigido pelo Corpo de Bombeiros. Quanto à verba federal repassada para a instituição, também foi promessa da prefeita de que, através de projeto de lei, o valor seja duplicado, passando a instituição a receber a partir de 2012.

Diversas outras sugestões de ajuda foram colocas durante a reunião, como o débito em conta, a utilização de troco bancário, que seria imediatamente, depois de autorizado, enviado para uma conta em nome do abrigo. Também foi criada uma comissão que irá dar continuidade ao proposto no encontro.


Dom Matias conversa com um dos idosos durante a visita


Alguns dos presentes no Encontro Solidário ao Abrigo Anízia Pessoa: Juíza de Direito Mirian Simões, representante do Ministério Público, Marina Leal Gomes, ex-deputado e prefeito Arlindo Dantas, deputado estadual Fábio Dantas, prefeita Norma Ferreira, vice-prefeito Arízio, vereadores Jean Nerino, Crisóstomo Barbosa, Kélia Serafim, Clidenor, Simone e Eugênio Gondin (Nísia Floresta), Alcimar Cortêz (representante da CDL local), Maria de Lourdes Palhado (diretora do Instituto Pio XII), delegado da Polícia Civil Robson José Coelho.


Para ajudar ao Abrigo Anízia Pessoa o contato é:

Rua Dr. Antônio de Souza, 75, centro
São José de Mipibu/RN -
CEP: 59162000
CNPJ: 08.483.323/0001-95
Fone: (84) 3273 2319

E-mail: abrigoaniziapessoa@ig.com.br


Texto e fotos: José Maria Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário