sexta-feira, 12 de março de 2010

SÃO JOSÉ TERÁ SALA DE CINEMA


Numa parceria entre o Ministério da Cultura e a Associação Cultural Cajupiranga, a cidade de São José de Mipibu ganhará uma sala de cinema.

Esta parceria é fruto do Programa Mais Cultura, através da Ação Cine Mais Cultura, realizada através de editais públicos ou de parcerias diretas.

A Cajupiranga concorreu com outras 29 instituições do estado do Rio Grande do Norte, ficando entre as 15 habilitadas no resultado final.
O foco dos referidos editais são pessoas jurídicas sem fins lucrativos e, conforme seus objetos, visam contemplar entidades, sempre com o objetivo de favorecer o encontro e a integração do público brasileiro com a produção audiovisual do país.

A iniciativa disponibiliza equipamento audiovisual de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista, atendendo prioritariamente periferias de grandes centros urbanos e municípios, de acordo com os indicadores utilizados pelo Programa Territórios da Cidadania.

Além de contribuir para a formação de platéias e o fomento do pensamento crítico, tendo como principal base obras audiovisuais brasileiras, o Cine Mais Cultura inaugura o Circuito Brasil, primeiro banco de dados habilitado a contabilizar o público do circuito não-comercial do país, capaz de emitir relatórios por filme, por unidade da federação, entre outros recortes.

O próximo passo será a capacitação de dois membros, pertencentes à associação, numa Oficina de Capacitação Cineclubista a ser realizada em Natal, de 21 a 27 de março de 2010.

Socorro e Lígia farão oficina de capacitação

Foram escaladas para esta oficina, Socorro Matias e Lígia Revoredo, coordenadoras da associação, sendo essa umas das últimas exigências do edital.

É possível que este espaço seja inaugurado ainda no primeiro semestre de 2010, dependendo apenas dos trâmites burocráticos do ministério.

Um comentário:

  1. Amauri,

    obrigado pelos comentários no blog clodoaldobarbosa.blogspot.com, estou aberto a sugestões e críticas. Aproveito para parabenizá-lo pelas diversas iniciativas em prol da cultura mipibuense. A Associação Cajupiranga, vem suprindo uma carência antiga da nossa Mipibu. Contribui para mostrar ao povo mipibuense que se uma simples associação faz tanto pela cultura, imagine o que poderia ser feito se tivéssemos gestores municipais comprometidos com o desenvolvimento da qualidade de vida do povo.O mesmo acontece com outras associações sérias, que apesar de poucas, existem em Mipibu e, aos poucos mostram a importância da sociedade civil organizada. Chega de associações fantasmas!

    ResponderExcluir