segunda-feira, 15 de março de 2010

PROJETO "NÓS NA TELA" - OFICINA DE EDIÇÃO

Ilustração de uma das cenas do filme

Através de uma parceria entre a FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO e a ASSOCIAÇÃO CAJUPIRANGA, São José de Mipibu foi uma das 15 cidades do RN contempladas com o projeto "NÓS NA TELA".

O referido projeto tem como objetivo a formação de pessoas no processo de realização audiovisual, através de cursos de roteiro de cinema e direção.

Na primeira etapa foi realizado o curso de roteiro, onde os participantes tiveram noções básicas acerca da escritura para cinema. No final desta primeira etapa, o grupo produziu um roteiro de um filme de curta metragem.

Equipe durante aula de campo

Na segunda etapa foi realizado o curso de direção, ocasião onde os participantes aprenderam a manejar a câmera e tiveram noções preliminares acerca da semântica da imagem.

Todas as etapas foram ministradas e acompanhadas por Geraldo Cavalcante, renomado roteirista potiguar, premiado em vários festivais de cinema e atual vice-presidente da ABD & C/RN (Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do RN).

Desde o início do projeto contamos com a presença e o apoio do Chefe de Gabinete da FJA - Gilson Matias, sempre reafirmando a importância das parcerias realizadas, tendo como meta a democratização do acesso à cultura no RN.

Nas duas primeiras etapas contamos também com o importante apoio e empenho da Sra. Lúcia Martins - Diretora da Escola Estadual Hilton Gurgel / CAIC, que gentilmente cedeu a sala de projeções da referida escola.

Talita, Carla (assistente), Marcos e Maria de Lia (atriz)
Em outubro do ano passado foi realizada a terceira etapa quando rodamos e gravamos o filme, intitulado ESQUIZOFRENIA, que teve como cenário a comunidade do Mendes.

Outro fato marcante nessa interessante história foi a participação no filme de Talita e Marcos, mipibuenses, diga-se de passagem, contracenando com atores profissionais, como, Maria de Lia, Isis Castro e Netuno Leão.

O próximo passo será a edição e a inserção de trilha sonora, e é justamente para isso, que a Fundação José Augusto estará promovendo uma oficina de edição nos próximos dias 20 e 21 de março.

Participarão desta oficina Eurídice Carvalho e Nilson Eloy, como representantes da Associação Cajupiranga.

Tudo indica que no próximo mês de abril estaremos lançando o filme, cuja sessão inaugural deverá ocorrer na comunidade do Mendes, uma forma de agradecimento aos seus moradores, que carinhosamente acolheu toda a equipe do NÓS NA TELA durante as gravações.

Cultura se produz com trabalho, dedicação e muita determinação.

AMAURI FREIRE
Presidente da Cajupiranga

Um comentário:

  1. AMAURI,
    QUERO QUE SAIBAS QUE ESTOU DISPOSTA A APOIAR SEMPRE OS PROJETOS DA ASSOCIAÇÃO CAJUPIRANGA, OS QUAIS SÃO CONDUZIDOS COM BASTANTE RESPONSABILIDADE E DEDICAÇÃO.
    PARABÉNS POR TANTA DETERMINAÇÃO E PERSEVERANÇA.
    TE ADMIRO MUITO!
    VOCÊ É UM FIEL BATALHADOR!

    ResponderExcluir