sexta-feira, 13 de julho de 2012

NOTA AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE

Solane Costa


Em atenção às últimas informações veiculadas pelos canais de comunicação, especialmente, no momento de entrevista concedida pela Gestão/Direção Estadual do SUS, tratando da publicação do Decreto nº 22.844 de 04 de julho de 2012 e do lançamento do PLANO DE ENFRENTAMENTO PARA OS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO RN, o COSEMS/RN vem publicamente expressar a indignação frente às assertivas alegando a cronicidade do problema dos atendimentos nos serviços de urgência, localizados na capital, ser resultante do descumprimento da responsabilidade da gestão municipal com a atenção básica e os demais níveis de atenção.

Considere-se que mais de 80% dos municípios tem população inferior a 20.000 habitantes e 100% destes já alcançaram a cobertura integral de sua população com serviços de atenção primária.

 É fato ainda que aqueles serviços de maior complexidade, presentes nos territórios dos municípios são custeados por iniciativas locais, a exemplo dos Centros de Atenção Psicossocial, Policlínicas, serviços de urgência, centro de especialidades odontológicas e outros.

Importante fato diz respeito ao processo de judicialização do setor saúde, que não poupou os municípios do RN, sendo estes os mais afetados com ações e demandas por procedimentos, que em sua maioria, são de alta complexidade que representam alto custo e que, ainda, não estão sob sua competência, inclusive fora da previsão orçamentária e financeira estabelecida para os exercícios anuais.

Saliente-se que o preceito constitucional da aplicação dos recursos próprios em despesas com saúde é fielmente cumprido, desde o ano de 2004, inclusive apresentando curva crescente de comprometimento das receitas municipais, conforme demonstram dados do SIOPS, no qual indica que mais de 60% das cidades potiguares comprometem mais 20% dos montantes financeiros próprios com ações e serviços de saúde.

Outro dado relevante refere-se ao descumprimento por parte da gestão estadual em transferir recursos de contrapartida para custear a atenção básica (Portaria SESAP nº 166/2009) e assistência farmacêutica (Portaria GM/MS nº 2982/2009), totalizando um débito acumulado para com os municípios de R$ 48.976.070,84, valores correspondentes a 8 trimestres entre os exercícios 2010 e 2012.

Agrava esse cenário a não resolutividade dos hospitais regionais que necessitam, além de investimentos de infraestrutura, de aporte financeiro para custeio, garantindo-lhe resposta adequada às demandas no seu espaço geográfico de referência, bem como, de capacitação da força de trabalho e contratação de novos profissionais para complementar os quadros da rede pública de saúde.

No tocante, especialmente, à corresponsabilização na manutenção, funcionamento, cessão de pessoal e pagamento de folha complementar para contribuir com o funcionamento desses hospitais regionais, os municípios vem arcando com pesados ônus aos seus cofres, incorrendo no risco de descumprir a Lei de Responsabilidade fiscal, no entanto, compreendendo sua missão perante os cidadãos residentes e referenciados para os serviços de saúde.

Pontuando os resultados positivos decorrentes das ações implementadas pelos municípios é inegável que a execução da política de saúde no âmbito local é atribuída legalmente aos municípios, é lá que ocorrem as transformações dos cenários de vida, quando das iniciativas da produção do cuidado, traduzidos pela melhora dos resultados dos indicadores de saúde.

Nesse contexto, o COSEMS/RN deixa claro que não se opõem ao Plano apresentado pela Gestão Estadual, até porque este Conselho aprovou na Comissão Intergestores Bipartite o Plano de Atenção às Urgências que representa uma das redes temáticas de atenção. O que causou estranheza foi a ausência de diálogo junto as instâncias colegiadas de negociação e pactuação regionais, entendendo que a crise é muito maior do que esse recorte específico da área de urgência/emergência.

É nesse percurso que, em representação ao corpo de dirigentes municipais de saúde, o COSEMS RN considera injusto atribuir a essa esfera de governo a afirmativa de que os municípios não estão cumprindo com suas responsabilidades, corroborando para a fragilidade que se encontra o sistema de saúde do estado do RN.


Solane Costa
Presidente do COSEMS/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário