terça-feira, 24 de julho de 2012

ENCONTRO DA REDE DE PONTOS DE MEMÓRIA É REALIZADO EM NÍSIA FLORESTA




Evento reúne agentes culturais 
de várias cidades do RN

A Rede de Pontos de Memória do RN realiza o seu encontro estadual, no Museu Nísia Floresta, nos dias 24 e 25 de julho de 2012. Esse encontro tem como objetivo discutir políticas públicas de direito à memória, o Programa Pontos de Memória do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, a organização e ampliação da Rede de Pontos de Memória do Rio Grande do Norte.
Participam do evento agentes culturais das cidades de Natal, Nísia Floresta, Currais Novos, Parelhas, Florânia, Coronel Ezequiel, Monte Alegre, Santo Antônio do Salto da Onça, entre outros. O encontro conta com a presença de Marcelle Pereira que é coordenadora do Departamento de Museologia Social e Educação do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram/Ministério da Cultura. Ela irá expor o Programa Pontos de Memória, sua concepção e estrutra, além de apresentar o edital de financiamento para a ampliação do programa para todo o país, que será lançado ainda esse mês.

O evento é uma oportunidade para os agentes e grupos culturais que desenvolvem ações de preservação da história e da memória das comunidades trocarem experiências e terem acesso à informação sobre a política pública de direto à memória e de financiamento que o Governo Federal vem desenvolvendo para a consolidação dessas iniciativas.



O PROGRAMA PONTOS DE MEMÓRIA

Para atender os diferentes grupos sociais do Brasil que não tiveram a oportunidade de narrar e expor suas próprias histórias, memórias e patrimônios nos museus, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) apoia ações de memória em comunidades populares das cinco regiões do país, por meio do Programa Pontos de Memória.

Os Pontos de Memória têm por concepção reconstruir e fortalecer a memória social e coletiva de comunidades, a partir do cidadão e de suas origens, histórias e valores. Com metodologia participativa e dialógica, trabalham a memória de forma viva e dinâmica, como ferramenta de transformação social.

Os Pontos de Memória são capazes de promover a melhoria da qualidade de vida da população e fortalecer as tradições locais e os laços de pertencimento, além de impulsionar o turismo e a economia local, contribuindo positivamente na redução da pobreza e violência.

Também são considerados espaços de referências nos territórios, por estarem associados a locais de riqueza histórica e cultural. Além disso, os Pontos valorizam o protagonismo popular e concebem o museu como instrumento de mudança social e desenvolvimento sustentável.

Contatos: 

Raimundo Melo (84) 9950-4984
Elizama Cardoso (84) 8883-9580


Nenhum comentário:

Postar um comentário