sábado, 7 de julho de 2012

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DOS PADROEIROS



C O N V I T E

Prezados paroquianos,

Nós somos uma comunidade cristã privilegiada. Temos uma história religiosa bonita e que este ano completa 250 anos. Isto mesmo! A história do religiosa do povo mipibuense confunde-se com a do Município. Eis a peculiaridade das tradições e cultura da comunidade: “a marca emblemática da sua religiosidade”. Em torno da Igreja a municipalidade foi formada. As diferenças encontraram-se para formação da comunidade. Famílias foram constituídas e por elas a civilidade das “terras dos mopebus”. Grandes cristãos, que foram cidadãos e cidadãos que foram cristãos, fincaram raízes no que era próprio de cada período e estruturaram o necessário para que o sentimento de pertença a tão especial “habitat” fosse arraigado nos corações e mentes dos que são e dos que chegam a esta maravilhosa terra. Mas nós estamos aqui e temos a responsabilidade de aprimorar as antigas e atualizar as novas construções. Dentre estas, a mais importante é a dignidade da Pessoa Humana. Mediante o anúncio da Palavra de Deus, que nos levará indubitavelmente à transformação faz conjunturas, podemos conscientizar que a educação, saúde, segurança, moradia, lazer e, enfim, justiça social são dimensões da vida do Município que sempre integraram as preocupações da história da nossa Paróquia. As marcas estão em todos os lugares. Muito mais do que se diz à Igreja, esta amada senhora, bem antes, já dissera e dirá a São José de Mipibu.

A festa dos padroeiros, Sant’Ana e São Joaquim, é um momento especial no qual isto é dito aos cristãos; mas também, a todos os munícipes. Nela a comunidade é fortalecida. Todos são bem vindos. Todos são acolhidos como Filhos de Deus, irmãos de Jesus Cristo, filhos de Maria e netos dos nossos avós, Sant’Ana e São Joaquim. Todos os que compõem esta comunidade são filhos da Igreja. São filhos desta Paróquia, tão rica de valores e história. Vamos preservar todos os símbolos que nos transmitem isto; começando pela nossa belíssima Igreja Matriz, que é parte indissociável do sentimento coletivo dos mipibuenses.

Aos filhos desta terra, que foram bispos, padres, diáconos, religiosos(as), leigos engajados na sociedade, com seu testemunho cristão, nos vários ambientes civis, o nosso reconhecimento aos que estão vivos e as nossas orações pelos que partiram para junto de Deus. Especialmente, lembramos aos de hoje que estejam com a Igreja; pois “quem está contra a Igreja está contra o Povo e quem contra o Povo está contra a Igreja”! 

Enfim, para comemoração destes 250 anos, teremos o nosso IV Congresso Eucarístico Paroquial, a realizar-se de 21-28/10. Preparemo-nos para este momento. Ele deve ser muito especial. Por isso, também neste momento, como na festa dos padroeiros, todos precisamos nos envolver. A festa é nossa! A alegria é nossa! O momento histórico é nosso! Outras momentos  serão contemplados, a saber: o centenário de D. Tavares; os 30 anos do MEJ e outras datas a serem nominadas nas várias circunstâncias. Claro que, será melhor se tomarmos consciência que nos tempos de hoje a nossa Paróquia deve tornar-se, toda ela, Discípula/Missionária de Jesus Cristo! Convertamo-nos à Missão e assumamos o Plano Pastoral, que está em consonância com o da nossa Arquidiocese! Sejamos promotores da Comunhão e da Missão!

Que Deus, nosso Pai, no Filho, pela ação do Espírito Santo, nos abençoe e que Sant’Ana e São Joaquim intercedam por todos os que amam a nossa Paróquia e nosso Município! Viva Sant’Ana e São Joaquim!  

Pe. Matias Soares
Pároco

Pe. José Lenilson de Morais
Vigário Paroquial

Diác. Alberto Bento de Oliveira
Diác. José Anchieta Rodrigues
Religiosas(os), Conselhos Pastoral e Administrativo e Equipes Organizadoras




PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

 
01/07 a 14/07 - Missões nos setores (Peregrinação com os estandartes dos padroeiros)

Às 19h do dia 01/07, Missa de envio dos missionários na Igreja Matriz.

Dia 07/07 (Sábado)
19h – Concelebração pelo de Centenário do nascimento de Dom Manoel Tavares de Araújo, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

15/07 (Domingo)- ABERTURA DA FESTA
Às 7h e às 10h - Missa da Matriz
 
18h – Procissão saindo dos 04 Setores Missionários do centro em direção a Praça da Saudade.

18h30min - Concentração na Praça da Saudade para e acolhida dos setores missionários com os estandartes, seguindo em procissão para a Igreja Matriz.
Responsáveis: CPP e Coordenadores dos Setores Missionários.

19h - Hasteamento da Bandeira – Missa de Abertura.
Presidente: Pe. Matias Soares (Pároco)
Noiteiros: Setores Missionários, Grupos, pastorais, movimentos, serviços, associações, comunidades e todos os paroquianos.

16/07 (Segunda-feira)
19h – Novena
Presidente: Pe. Eliano Firmino Silvestre, FSA (Vigário Paroquial de Nossa Senhora Auxiliadora – Felipe Camarão)
Noiteiros: Mejinho, Pastoral da Criança, Catequese de 1ª Eucaristia, Infância Missionária, crianças e paroquianos.

17/07 (Terça-feira)
19h - Novena
Presidente: Pe. Magno Jales da Costa, FSA (Formador do juniorato e do postulantado dos Filhos de Santana)
Noiteiros: Fraternidade Mons. Antonio Barros, Movimento Fé e Luz, Movimento Franciscano portadores da Paz, Apostolado da Oração, Irmandade de São José e paroquianos.

18/07 (Quarta-feira)
19h - Novena
Presidente: Diác. Alberto Bento de Oliveira (Diácono Permanente)
Noiteiros: Movimento Apostólico da Mãe Peregrina, Som e Vida e paroquianos.

19/07 (Quinta-feira)
19h - Novena
Presidente: Pe. Antônio Marinho da Silva Neto (Administrador da Paróquia de Santa Luzia -  Carnaubais/RN)
Noiteiros: Secretaria Municipal de Saúde, servidores da saúde, médicos, enfermeiros, CAPS, NASF, CEO, agentes Comunitários de Saúde e Endemias, I URSAP, Hospital Regional Mons. Antonio Barros, Centro de Referência, Postos de Saúde, APAMI, Farmácias, Laboratórios e Clínicas, Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, CRAS, Casa da Família, Grupo da Melhor Idade, Projeto Conviver e paroquianos.

20/07 (Sexta-feira)
19h - Novena
Presidente: Pe. José Charles da Silva, FSA (Formador da Congregação dos Filhos de Santana)
Noiteiros: Filhos de Sant’Ana, Irmãs da Divina Providência, Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Abrigo Anízia Pessoa, feirantes e paroquianos.

21/07 (Sábado)
19h - Novena
Presidente: Pe. Valtair Lira Lucas (Chanceler da Cúria e Pároco de São Camilo de Lélis – Natal/RN)
Noiteiros: Pastoral do Dízimo, Grupo de Coroinhas, CPP E CAEP, Mipibuenses ausentes e Lions Clube e paroquianos.

22/07 (Domingo)
7h – Missa na Matriz
19h - Missa     
Presidente: Pe. José Lenilson de Morais (Vigário Paroquial)
Noiteiros: Ministérios de Música, Pastoral da Juventude, Grupos e Movimentos de Jovens da Paróquia, Crismandos, Jovens em Geral e paroquianos.

23/07 (Segunda-feira)
19h - Novena
Presidente: Pe. Paulo Henrique da Silva (Diretor do Curso de Teologia da Faculdade Dom Heitor de Araújo Sales)
Noiteiros: Terço dos Homens, Secretaria Municipal de Educação, Instituto Pio XII, Professores, funcionários da educação, universitários, escolas da rede pública e particular do município e paroquianos.

24/07 (Terça-feira)
19h - Novena
Presidente: Pe. Antonio Gomes da Silva (Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - São Rafael, Ecônomo da Arquidiocese e Assistente Eclesiástico da Pastoral da Criança)
Noiteiros: Terço das Mulheres, Pastoral familiar, ECC, Grupo de Oração Nossa Senhora de Fátima, Mídia local, CDL, Indústrias Becker, Coco & Cia, Moveis JB e demais empresas do município, fazendeiros, agricultores, comerciantes e paroquianos.

25/07 (Quarta-feira)
19h - Novena
Presidente: Pe. Edilson Soares Nobre (Vigário Geral, Pároco da Paróquia de Imaculada Conceição - Nova Cruz, membro do Conselho Presbiteral e Assistente Eclesiástico da Pastoral da Comunicação)
Noiteiros: Comunidade Católica Shalom, Comunidade Magnificat, Comunidade Boa Nova, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Prefeitura Municipal de São José de Mipibu e Secretarias, Câmara Municipal, Fórum Municipal, Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Conselhos Paritários Municipais e paroquianos.

Dia 26/07 (Terça-feira) - DIA DOS PADROEIROS

5h - Alvorada

8h30min - Missa dos Avós
Celebrante: Pe. Josenildo Bezerra dos Santos (Administrador do Bom Jesus dos Navegantes – Touro/RN)

10h – Batizados

11h – Adoração ao Santíssimo Sacramento

12h – Benção do Santíssimo e Pipocaço

16h - PROCISSÃO COM AS IMAGENS DOS PADROEIROS, SEGUIDA DA SOLENE CONCELEBRAÇÃO DE ENCERRAMENTO DA FESTA
Presidente: Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano.
ARRIAMENTO DA BANDEIRA DA FESTA


De 16 a 25/07 - Às 5h - caminhada penitencial, seguida da Santa Missa.
Responsáveis: Neli, Denise, Arimatéia, Tobá, Marcelo, Anderson e Israel

De 16 a 25/07 – Das 9h às 11h - Confissões na matriz e visita aos enfermos.



PROGRAMAÇÃO SOCIAL

De 15 a 25/07
QUERMESSE DOS PADROEIROS COM BARRACAS E DIVERSAS ATRAÇÕES CULTURAIS
Local: Praça Desembargador Celso Sales, logo após a novena.

Dia 22/07 - (Domingo)
8h - Cavalgada de Sant’Ana e São Joaquim, saindo da Fazenda Lagoa do Fumo até a Fazenda Canadá.
11h - LEILÃO DE GARROTES E FEIJOADA

Dia 25/07 (Quarta-feira)
21h - ESCOLHA DA RAINHA
Responsável: Movimento Eucarístico Jovem




REALIZAÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário