quinta-feira, 26 de julho de 2012

CONEXÃO CULTURAL TIGRE/ICRH VOLTA AO RIO GRANDE DO NORTE



Sucessos de bilheteria serão exibidos gratuitamente  em São José de Mipibu e Goianinha
São José de Mipibu e Goianinha recebem na próxima semana o Conexão Cultural Tigre/ICRH – Cinemóvel, que exibe filmes gratuitamente a bordo de um caminhão. A iniciativa integra o projeto Gira Brasil 2012 e visitará 30 cidades de dez estados do Sul, Sudeste e Nordeste. Em São José de Mipibu o caminhão estará nos dias 30 e 31 de julho na Praça da Saudade, no Centro, e em Goianinha nos dias 1º e 2 de agosto no Sítio Lagoa do Poço, em frente à Escola Luiz Gonzaga (horários abaixo).

Até 30 de novembro, o caminhão visitará Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Nas 330 sessões previstas são esperados 9.900 espectadores. No caminhão, equipado com telona de 120 polegadas, climatização e 30 poltronas, estarão em cartaz sete filmes: Eu e Meu Guarda Chuva; Rio, o Filme; Turma da Mônica – Cine Gibi 5: Luz, câmera, ação!; Uma Professora Muito Maluquinha; O Menino da Porteira; O Bem Amado; e As Melhores Coisas do Mundo. Os filmes fazem parte de uma geração de produções que está atraindo grandes públicos às salas do país nos últimos anos.

Segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine), filmes brasileiros somaram no ano passado quase 18 milhões de ingressos e mais de R$ 163 milhões de renda bruta – um dos três melhores desempenhos dos últimos dez anos, em números absolutos. “Chegar à população excluída dessas estatísticas por fatores como o preço dos ingressos ou a ausência de salas de cinema nas cidades é o propósito do Conexão Cultural Tigre/ICRH. Trata-se de uma oportunidade para o público assistir confortavelmente a algumas dessas produções”, explica o coordenador do projeto, Armando Appel. Nos dois últimos anos, a iniciativa realizou 849 sessões, com público de 24.085 pessoas.

“Com investimentos consistentes em ações de Educação, Esporte, Cultura e Saúde, buscamos apoiar propostas que efetivamente tragam uma perspectiva melhor de futuro, aliadas a um conforto e segurança maior no presente. Em 2011, 563 projetos de 213 instituições receberam algum tipo de apoio do ICRH: recursos financeiros, materiais de construção, alimentos, materiais de limpeza, reformas, melhorias, ampliações e tantos outros. Por meio do projeto Conexão Cultural, premiado pela ADVB em 2010, levamos alegria, diversão e educação para as localidades mais distantes”, explica o presidente do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), Felipe Hansen.

O Conexão Cultural Cinemóvel é patrocinado pela Tigre e pelo ICRH por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. A realização é do Ministério da Cultura e a produção, de Jefferson Bevilacqua.

O cinemóvel é apoiado pelas Prefeituras e Fundações Culturais dos municípios participantes. Recomenda-se consultar previamente a disponibilidade de lugares nas sessões.


SOBRE O PROPONENTE

O Gira Brasil 2012 tem produção da Magma Cultura, cujo diretor, Jefferson Bevilacqua, executa projetos culturais desde 1999. Seu vasto portfólio inclui shows e eventos produzidos em todo o Brasil e no exterior. Entre os principais projetos desenvolvidos estão o Conexão Cultural Tigre/ICRH, a Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere, o Circuito SCGÁS de Cinema nas Comunidades e o Circuito FMC de Cinema, todos com recursos captados via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.


SERVIÇO

São José de Mipibu
Local: Praça da Saudade, no Centro.
30/07: às 10h, 13h30, 15h30 e 19h30
31/07: às 8h, 10h, 13h30 e 15H30
Apoio: Secretaria de Cultura
Informações: (84) 9191-3363 (Felipe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário