segunda-feira, 23 de julho de 2012

20 ANOS SEM MANOEL AMARO FREIRE


Caríssimos,

Só desejo dividir com vocês esta data que me traz recordações, e que, não desejo, enquanto viver, permitir o esquecimento.

Ângela Freire



******************************************* 



MANOEL AMARO FREIRE
13 de março de 1919 - 23 de julho de 1992


Filho de pai tropeiro e mãe agricultora, natural de Umbuzeiro - distrito de Nova Cruz - hoje pertencente a Lagoa D'Anta.

Vai jovem como voluntário para a 2ª Guerra Mundial, sobrevive nas zonas de combate no Teatro de Operações da Itália, retornando ao Brasil onde conhece em Natal a menina moça Maria de Lourdes Peixoto, natural de Catolé de Fátima, distrito de São José de Mipibu, hoje Lagoa Salgada.

Depois de casados fixaram residência em São José de Mipibu, onde tiveram 6 filhos.

Além de ex-combatente teve a enfermagem como profissão no antigo INPS, e, quando não estava de plantão em Natal exercia as atividades de enfermeiro em Mipibu,  atendendo a todos, sem distinção, no Ambulatório que se localizado no LARGO DO MERCADO PÚBLICO, num dos imóveis de propriedade de Seu Nozinho, (um de seus grandes amigos, e figura queridíssima pelos mipibuenses).

No pequeno ambulatório atendeu, sem distinção, por várias décadas a todos que o procuravam com os mais variados problemas de saúde, acrescente-se também, o tratamento também em animais.

Ressalte-se que, naquela época, a existência de médicos e veterinários na cidade era praticamente nula.

Talvez por isso muita gente o associava e o considerava um médico, mas na verdade ele foi um ENFERMEIRO COMPETENTE, ÉTICO, RESPONSÁVEL e extremamente HUMANO.

Recordações infindas. Lembranças infinitas.

Só desejo manter viva a passagem deste que foi um ser ATUANTE, 'sem pedir nada em troca' na sociedade onde escolheu viver! 

MANOEL AMARO FREIRE...
MEU ORGULHO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário