sexta-feira, 21 de setembro de 2012

TÚNEL DO TEMPO - A PODA DESASTRADA DE UMA ÁRVORE CENTENÁRIA PELA PREFEITURA DE MIPIBU


Essa matéria foi publicada nesse blog em 26 de fevereiro de 2011, e, por uma questão de conscientização e também para provocar reflexões quando se comemora o Dia da Árvore, a seção "TÚNEL DO TEMPO" traz de volta esse que foi um dos piores momentos do desgoverno que se instalou em São José de Mipibu há cerca de 8 anos, e tratou com o mais absoluto descaso as causas relacionadas ao meio ambiente.

As imagens e o texto abaixo não deixam dúvidas.



************************************



 Quem está podre? Com certeza não é a árvore


As maldades do desgoverno de Mipibu realmente não tem limites. Dessa vez quem pagou o pato foi a velha mangueira localizada em frente ao prédio do antigo fórum.


Uma árvore centenária foi podada de forma impiedosa


Essa árvore antiga, além de belíssima e frondosa, era o única área localizada no largo do cemitério, onde os mipibuenses poderiam dispor de uma sombra para se proteger nos dias de sol escaldante, tão comuns no nordeste brasileiro. (irônicamente tivemos hoje uma manhã chuvosa).

De forma ardilosa o órgão municipal responsável por tal obra, realizou o serviço no finalzinho da tarde (entrando pela noite) da última quinta-feira, justamente para não chamar a atenção do público, que se indignou no amancer do dia seguinte diante da terrível imagem.

Na manhã de hoje estive no local para fazer um registro fotográfico e conversar com algumas pessoas residentes nas proximidades. Todas foram unânimes em dizer que não concordavam com a forma, com a maneira, de como o serviço foi feito pela prefeitura.

Pobre mangueira, teve que pagar o pato pela falta de planejamento e de sensibilidade dos nossos governantes.

Alguns mais velhos disseram que conhecem a velha árvore desde criança e não entendiam o porquê daquela poda tão drástica. "Não precisava de pelar a mangueira", foi uma das frases que ouvi de uma morador.

Outro cidadão que que também estava no local, comentou que os funcionários da prefeitura disseram que o serviço estava sendo feito porque a mangueira estava podre, e que alguns galhos caíam sobre os carros que por lá estacionam.


O velho e sofrido tronco continua imponente, dando provas de que resistirá ao duríssimo ataque


É natural que caiam galhos de árvores, sejam elas novas ou velhas. Para isso existe um sistema de poda controlada, no sentido de se evitar problemas dessa natureza.

Em São José de Mipibu esse sistema não existe, e o órgão que deveria ter a competência de cuidar dessas questões, pelo jeito não foi avisado e, se foi, não tomou as devidas providências nem deu nenhuma orientação técnica.

Existe Lei Municipal que dispõe sobre o plantio, extração, poda e substituição de ávores no município de São José de Mipibu.

Será que nossas ilustres autoridades têm conhecimento da existência dessa Lei???

A copa dá árvore atrapalharia o posicionamento do palco da festa de carnaval



Nenhum comentário:

Postar um comentário