terça-feira, 25 de setembro de 2012

MUSEU DE NÍSIA FLORESTA PARTICIPA DA 6ª PRIMAVERA DOS MUSEUS





PROGRAMAÇÃO NACIONAL CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE SEIS MUSEUS DO RN


A 6ª. Primavera de Museus acontece entre os dias 24 e 30 de setembro em todo o Brasil. Mais de 800 museus e outras instituições culturais participarão dessa temporada de eventos que terá como tema: ‘A Função Social dos Museus’.

No Rio Grande do Norte participam da 6ª. Primavera dos Museus, a Casa de Cultura Popular em Augusto Severo, o Museu Mineral de Currais Novos, o Museu Cultural de Major Sales, o Memorial Aluísio Alves em Natal, Museu Auta Pinheiro Bezerra em Santa Cruz e o Museu Nísia Floresta no município de Nísia Floresta.

Em Nísia Floresta, a programação que acontece no período de 24 a 28 de setembro é composta de visitas guiadas ao museu, rodas de conversa, contação de histórias e outras atividades de incentivo à leitura, exibições e debates de filmes nacionais de curta metragem, apresentação de mestres e grupos da cultura popular e feira de artesanato.

Essa ação é realizada pelo Museu Nísia Floresta, o Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP, o Projeto Cinema na Escola, através da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, o Pontão de Cultura e Comunicação e o Projeto Patrimônio Imaterial: Mapeamento e Difusão.

Nacionalmente a 6ª. Primavera dos Museus é coordenada pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus e tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o debate em torno de assuntos da atualidade através de eventos como exposições, seminários, oficinas e palestras, entre outros.


“Essa iniciativa que é coordenada pelo Ibram é de grande importância, pois mobiliza centenas de instituições em todo o país, criando uma ação articulada e uma pauta de discussão dos museus com a sociedade”, disse Raimundo Melo – coordenador do Museu Nísia Floresta.

O tema desse ano homenageia os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972. A partir da assinatura da declaração, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade com importante papel na formação da consciência das comunidades.

Com mais de 2.400 em 364 municípios, a programação atinge todos os Estados e o Distrito Federal. Pela primeira vez, também participará da iniciativa uma instituição de outro país: o Museo Etnolóxico de Ribadavia (província de Ourense) na Espanha.

Contatos:


(84) 9950-4984 – Raimundo Melo

(84) 8883-9580 – Elizama Cardoso



Nenhum comentário:

Postar um comentário