sexta-feira, 28 de setembro de 2012

RIBEIRA GANHARÁ ESCULTURA DE GUARACI GABRIEL



A boa e velha "vaquinha" poderá ajudar, enfim, a mudar a feição de abandono do histórico Beco da Quarentena, na Ribeira. A iniciativa parte de uma ação colaborativa da Casa da Ribeira, levantando recursos para que o artista plástico Guaraci Gabriel possa produzir a obra "Flor na Raiz", uma estrutura de 12 metros feita de ferro, aço e concreto, no meio do beco. Parte do dinheiro já foi obtido - a outra, ficará a cargo das doações voluntárias dos interessados. A obra está prevista para ser inaugurada no próximo dia 14 de outubro, durante o Circuito Cultural da Ribeira.


Crucifixo Coação em Cristo de Escape  - uma das 
obras famosas do artista potiguar



COMO PARTICIPAR


A Casa da Ribeira já tem a quantia de 5 mil reais, e precisa arrecadar mais 5.950 mil para possibilitar a obra. Guaraci Gabriel  já conta com todos os materiais necessários, sendo preciso o dinheiro para pagar seu trabalho e de seus assistentes, mão de obra dos soldadores, pedreiros e alugar um guindaste pra montar a obra. Os interessados podem doar as quantias de 20, 50, 100 e 200 reais - com direito a ter os respectivos nomes na placa da obra. As colaborações podem ser feitas diretas com a casa ou depositadas na conta bancária da instituição. Haverá uma prestação de contas no dia 30 de outubro.

A ação para garantir a conservação do Beco da Quarentena começará com a instalação de um poste de iluminação. Ao lado dele, a obra de Guaraci. "A Flor na Raiz" terá uma base de concreto com relevos de corpos humanos com 3 metros de diâmetro; a haste será uma longa corrente comporta por elos de 25x40cm cada; a "pétala" da flor será um tarugo de aço inox com tela de moeda; no centro da flor terá um exaustor que vai girar de acordo com o vento. Segundo Guaraci, a obra "relata o sentido atual do beco e o sentimento de passado", sendo a corrente, a trajetória da existência. O artista, que já participou de grandes eventos e bienais como Mercosul, Cuba e em Paris, é conhecido pelas esculturas monumentais em ferro. 

O Circuito Cultural da Ribeira e os empresários que movimentam culturalmente o bairro fazem ações para favorecer o Beco da Quarentena desde as primeiras edições do Circuito Cultural da Ribeira, com as já famosas lavagens do beco. A obra foi feita pra durar bastante tempo e ficará ao ar livre para que moradores da cidade ou turistas possam apreciá-la.

Serviço: Mais informações sobre as doações para a obra de Guaraci Gabriel na Ribeira, no  3211-7710.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário