sábado, 14 de maio de 2011

PETROBRAS FARÁ MONITORAMENTO DE PEIXES-BOI NO LITORAL DO RN E CE




Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade vai monitorar área que registra maior parte dos encalhes do mamífero aquático mais ameaçado de extinção do Brasil


A Petrobras assinou nesta segunda-feira (09/05), com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, contrato para realização de Projeto de Monitoramento de Sirênios na Bacia Potiguar.

O projeto terá vigência de trinta meses, a partir deste ano até 2014, e irá monitorar os peixes-boi marinhos na faixa litorânea entre os municípios de Touros (RN) e Beberibe (CE), onde de acordo com informações repassadas pelo ICMBio, onde foi registrada a maioria dos encalhes nos últimos anos. De acordo com o gerente geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Petrobras no Rio Grande do Norte e Ceará, Joelson Mendes, “é extremamente importante a contribuição da Petrobras com projetos que sejam estruturantes e tenham relevância para o futuro do país.”

A Petrobras investirá R$ 3,83 milhões no projeto, que consiste na realização de sobrevoos para estimativa populacional da espécie e na marcação dos sirênios com transmissores para telemetria via satélite. O objetivo é incrementar o conhecimento científico sobre a população dos peixes-boi marinhos da região. Para o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, “a realização deste projeto será de extrema importância para reconhecer os hábitos desses animais que já sofreram tanto pela ação humana e que estão seriamente ameaçados de extinção”.

O peixe-boi marinho (Trichechus manatus manatus) é o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil, classificado como “criticamente em perigo” pela Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Atualmente, estima-se que a população de peixes-boi marinhos tenha entre 200 e 500 indivíduos e sua distribuição ao longo do litoral norte-nordeste do país vem apresentando sinais de declínio.

Fonte: Petrobras fatos&dados

Nenhum comentário:

Postar um comentário