quarta-feira, 18 de maio de 2011

IDEMA DIVULGA NOTA ORIENTANDO MORADORES DA REGIÃO DA LAGOA DE PASSAGEM DOS CAVALOS SOBRE DERRAMAMENTO DE SODA CÁUSTICA



O Idema pede que os moradores da região da Lagoa de Passagem de Cavalos e do Rio Pium "não se abasteçam da água do manancial atingido nem para uso, nem para consumo humano ou animal".


Os moradores da região afetada pelo derramamento de soda caústica, às margens da BR-101, km 17, próximo a cidade de Monte Alegre, não devem se abastecer da água do manancial atingido nem para uso, nem para consumo humano ou animal. A carga derramada em razão de acidente com uma carreta ocorrido na madrugada de hoje (18) é poluente e pode provocar queimaduras. Os técnicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN) providenciaram o isolamento da área e pedem a colaboração de todos para evitar contato com a área atingida.

Os técnicos do IDEMA estiveram no local no início da manhã, coletaram material do rio que passa no local e na Lagoa dos Cavalos. O material será analisado pelo laboratório da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Será feito também relatório semanal para se analisar o nível de contaminação da água, até que a mesma possa ser liberada para consumo.

A empresa responsável pela carreta, a Rodoquim Trasportes, está licenciada pelo IDEMA para fazer o transporte de carga perigosa. A empresa se responsabilizou perante o IDEMA, e é uma das condicionantes do licenciamento, providenciar a limpeza da área. Uma equipe da empresa pernambucana vai retirar todo o resíduo contaminado e deslocar para um aterro de resíduos perigosos em Recife ainda hoje. Será exigido também da empresa um plano de recuperação da área atingida. Com a conclusão do relatório feito hoje, o IDEMA autuará a empresa pelos danos causados. O órgão vai acompanhar todas as ações realizadas para recuperar o local atingido.

O grupamento de emergência ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) esteve também no local para acompanhar o problema. Os municípios afetados estão comprometidos em alertar a população para manter distância da área e não se abastecer da água que recebeu soda cáustica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário