quarta-feira, 29 de setembro de 2010

DEMAGOGIA , FALÁCIAS E MEIAS VERDADES - A PAUTA DOS PALANQUES ELEITORAIS EM MIPIBU



Na reta final da campanha eleitoral ocorreram dois comícios curiosos em Mipibu. Um promovido pelos candidatos Hermano Morais e Henrique Alves, ambos do PMDB, e o outro por João Maia do PR.



COMÍCIO DE HERMANO/HENRIQUE



Henrique Alves no palanque do PMDB

Na terça-feira o deputado federal Henrique Alves, candidato à reeleição, marcou presença na cidade numa manifestação organizada pelos partidários do candidato a deputado estadual Hermano Morais.

Dessa manifestação foi possível observar cenas interessantíssimas.

Tanto Henrique quanto Hermano são filiados ao PMDB, partido coligado ao PSB, cujo candidato ao governo é Iberê Ferreira.

O comício era do PMDB, bastava olhar o palanque. Dr. Arízio, Jamaci, Júlio, Henrique e Hermano, todos de verde bacurau, sem falar no discurso inflamado de Henrique que fez um histórico do partido e de sua vida, desde o período em que foi perseguido pela ditadura militar, após a cassação do seu pai Aluízio Alves.

Um detalhe. Ao seu lado estava o principal defensor do maldito regime em São José de Mipibu naquele período, o ex-prefeito Janilson Ferreira.

Aos de memória curta, convém lembrar que na ditadura só existiam dois partidos, o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e a ARENA (Aliança Renovadora Nacional). A velha ARENA, hoje chamada de DEM, foi o sustentáculo político do famigerado regime.

Pra fechar as cenas de curiosidades do comício, nem Henrique, nem Hermano, pediram votos para seus candidatos, sequer, falaram em seus nomes.

Enquanto isso, em pleno palanque do PMDB, subiu o candidato a vice-governador de Rosalba (DEM), o deputado estadual Robison Farias que não economizou palavras.

Pediu votos na maior tranquilidade para a candidata do DEM, em pleno palanque do PMDB, debaixo dos narizes dos velhos caciques peemidebistas.

Mais surreal impossível.



COMÍCIO DE JOÃO MAIA


Foto: Daltro Emerenciano
Deputado João Maia discursa para os mipibuenses


Ontem, quarta-feira, foi a vez do deputado federal João Maia visitar a terrinha, ao lado do empresário Ednaldo Barreto e de algumas dezenas de "cabos eleitorais".

João Maia também não economizou palavras, meteu a lenha nos políticos locais chamando-os de demagogos quando se referiu ao episódio do bloqueio da BR-101, promovido pela comunidade mipibuense há poucos dias atrás. Finalmente o muro entrou na pauta dos candidatos.

Naquela ocasião compareceram ao protesto vários políticos que, de uma forma ou de outra, levaram o seu apoio ao povo de Mipibu num momento crucial, principalmente para os que moram do lado oposto ao centro da cidade. Extranho seria se nenhum deles tivesse comparecido. Mas, para o deputado João Maia que desconhece essa realidade, o protesto foi um ato demagógico.

De uma tacada só foram chamados de demagogos os seguintes políticos: Norma Ferreira (prefeita), Dr. Arízio Fernandes (vice-prefeito), Arlindo Dantas (deputado), Hermano Morais e Fábio Dantas (candidatos a deputado), Jamaci, Clidenor, Jean Nerino, Crisóstomo, Socorro, e Simone (vereadores).

Finalizando a noitada política foi a vez do empresário Ednaldo Barreto dar suas lenhadas.

Se João Maia meteu a lenha, Ednaldo baixou o porrete nos políticos locais e nas suas práticas eleitorais. Mentirosos e farsantes foram alguns dos adjetivos em que os mesmos foram enquadrados.

Ednaldo só esqueceu de um pequeno detalhe quando falou do "muro da vergonha".

Segundo ele, "vergonha é não ter educação e saúde de qualidade, é não ter emprego, é não haver respeito pelo povo". Nesse aspecto concordo plenamente com ele.

Só que ele esqueceu de citar outra grande vergonha mipibuense, a inércia da secretaria de turismo e meio ambiente do nosso município, conduzida por Magna Barreto, sua esposa.

Outro ponto marcante do discurso de Ednaldo foi a falta de respeito dos políticos com o povo de Mipibu.

Sugiro que ele faça uma pesquisa nos cojuntos habitacionais localizados próximos a sua fábrica, e inclua a seguinte pergunta: O Sr. se considera respeitado em receber fumaça na cara diariamente?

Certa vez conversei com Ednaldo sobre essa questão. Segundo ele, não há problema algum, pois, o que sai de sua fábrica é apenas o cheiro de côco.

Será que os moradores da área também pensam assim???



Um comentário:

  1. Só falta o pessoal do Coco & Cia dizer que aquela fumaça é oxigênio puro. Morei na região durante dez anos. Chegamos lá antes de instalarem aquele bueiro. Na época conversava com vários vizinhos e eles(as) sempre contavam uma história de alguém da família que teria problemas respiratórios surgidos ou agravados com aquela fumaça. Algumas pessoas foram embora dalí por não aguentarem o odor e a fumaça. O ex-vereador Luiz Barbosa era uma dessas pessoas que se sentia prejudicada. Ele tinha problemas crônicos no sistema respiratório e precisa de ar o mais puro possível. Na época foram feitas várias reclamações e denúncias, inclusive ao Ministério Público e ao Idema. Nada foi resolvido. O dinheiro e o apadrinhamento político sempre fala mais alto. Algumas pessoas se acomodaram com o problema e outras foram embora. As casas na região estão subvalorizadas por causa desse problema. Não estou dizendo que o empresário Ednaldo Barreto é uma má pessoa. Além disso, sabemos da importância daquela indústria na geração de renda em nossa cidade, mas isso não justifica o preço que os moradores da região estão pagando. O problema é antigo e a solução já deveria ter aparecido. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir