quinta-feira, 2 de setembro de 2010

MIPIBU - UMA CIDADE DIVIDIDA

Uma mureta está sendo constuída antes das passarelas

A duplicação da BR-101 é uma obra da mais alta importância e necessidade para São José de Mipibu e, porque não dizer, para o Rio Grande do Norte e para o Brasil.

Durante décadas nenhum governo teve a coragem de encarar o problema. O fluxo de automóveis leves, caminhões e carretas aumentou em proporções assustadoras.

Uma viagem entre Mipibu e Natal estava levando quase 1 (uma) hora, irritando motoristas e provocando acidentes constantes, em face da pista ser de mão dupla. Era visível o afunilamento do trânsito no trecho.

Obras avançam na área urbana da cidade

A realidade atual é que a duplicação está em fase final, faltando menos de 05 (cinco) quilômetros no trecho compreendido ente a capital Natal e a divisa com o estado da Paraíba.

Até aí tá tudo lindo e maravilhoso, mas alguém esqueceu ou não prestou atenção num pequeno detalhe.

A obra da duplicação literalmente divide a cidade com uma mureta de quase 01 (um) metro de altura, equipamento necessário à segurança dos motoristas e pedestres, deixando os moradores de ambos os lados em situações constrangedoras.

Cruzamento da antiga Rua do Bispo já foi interrompido

Essas situações ocorrem pelo simples fato de não ter sido construída uma única passarela na área urbana da cidade.

Não sou engenheiro civil nem técnico de estradas, mas, se observarmos pela ótica do bom senso e da lógica, antes da construção da mureta deveriam ter sido construídas as passarelas.

Até ciclistas se arriscam na travessia

Digo passarelas, porque no techo entre a subida da Ladeira do Japão e o Bairro Novo, com certeza, se faz necessária a construção de pelo menos umas três, caso contrário os moradores terão que caminhar quase uma légua para cruzar de um lado para o outro.

No mês de julho eu me encontrava em férias viajando pelo estado do Mato Grosso, e tomei conhecimento através dos blogs da aldeia de uma manifestação da comunidade pela implantação das tais passarelas.

Pelo jeito o DNIT não levou em consideração os apelos daquela ato, construindo antes a tal da mureta, em detrimento das passarelas, prejudicando, e muito, os moradores da parte urbana de Mipibu.

Tá na hora da comunidade se organizar novamente, e cobrar de forma veemente uma revisão no cronograma da obra junto ao DNIT.

É inadmissível deixar os moradores expostos a total falta de segurança, tendo que pular um muro de quase 1 (metro), e se arriscando na travessia de uma rodovia movimentadíssima.

Um comentário:

  1. Oi Amauri,
    Parabens pela materia!
    Vou fazer essa denuciar no horario eleitoral

    ResponderExcluir