sábado, 11 de setembro de 2010

CINECLUBE CAJU É INAUGURADO

Cena do Filme Corisco & Dadá

Foi inaugurado na noite de ontem o Cine Caju, resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Associação Cultural Cajupiranga.

Esta parceria é fruto do Programa Mais Cultura, através da Ação Cine Mais Cultura, realizada através de editais públicos ou de parcerias diretas.

O foco dos referidos editais são pessoas jurídicas sem fins lucrativos e, conforme seus objetos, visam contemplar entidades, sempre com o objetivo de favorecer o encontro e a integração do público brasileiro com a produção audiovisual do país.

A iniciativa visa contribuir para a formação de platéias e o fomento do pensamento crítico, tendo como principal base obras audiovisuais brasileiras, o Cine Mais Cultura inaugura o Circuito Brasil, primeiro banco de dados habilitado a contabilizar o público do circuito não-comercial do país, capaz de emitir relatórios por filme, por unidade da federação, entre outros recortes.


A sessão inaugural contou com um ótimo público que, depois de quase trinta anos voltou a assistir um filme num espaço destinado para tal finalidade.

O presidente da Câmara - Kerinho, o Chefe de Gabinete da FJA - Gilson Matias e o Presidente da Cajupiranga - Amauri Freire

O evento foi prestigiado pelo presidente da Câmara Municipal de São José de Mipibu, Vereador Kéricles Alves, e pelo chefe de gabinete da Fundação José Augusto, prof. Gilson Matias. Marcaram presença também a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Inês Ferreira de Souza, e o presidente do SINTE/Mipibu, Joaquim Tomé.



O PRIMEIRO FILME


O filme escolhido para a estréia foi Corisco & Dadá do diretor Rosemberg Cury, que conta a história de um amor impossível, uma visão trágica e fascinante do homem e do sertão.

O Capitão Corisco, cognominado Diabo Loiro, é reputado por sua valentia, crueldade e beleza. Corisco rapta Dadá quando esta tinha 12 anos, condenando-a à difícil vida do cangaço. A partir daí, a vida do cangaceiro transforma-se por completo. Ele é um condenado de Deus, cujo destino é lavar com sangue os pecados do mundo. Dadá que a princípio o odiava, vê o companheirismo, entre lutas e dificuldades, transformar-se em amor. É o amor de Dadá que humaniza Corisco e determina sua nova história.


PRÓXIMAS SESSÕES


De agora por diante o Cine caju estará exibindo todas as sextas-feiras um filme de acordo com o catálogo da Programadora Brasil.

Serão disponibilizados 104 filmes, sendo que o recebimento será de 12 por trimestre, mediante a apresentação de relatórios de sessão e pesquisas trimestrais do Cine Mais Cultura.

Na próxima semana estaremos divulgando a programação completa dos 11 filmes restantes desta primeira fase.



FLASHES DA ESTRÉIA


Foi servido um coquetel no final da sessão

Prof. Carlos Zens com as coordenadoras Socorro e Lígia

Gilson Matias com o blogueiro-mor Daltro Emerenciano

Jornalista Dedé com as amigas Maria Clara e Karina

Este blogueiro com a profa. Cláudia


Fotografias: Paula Karina, Dário Silveira e Amauri Freire


Nenhum comentário:

Postar um comentário