domingo, 8 de janeiro de 2012

A SETORIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA DAS CEBS



A setorização facilita a criação de uma nova mentalidade na Igreja Povo de Deus. Experimentando a Palavra de Deus na base partindo da formação permanente para substancializar a pastotal nas comunidades. As comunidades eclesiais de base dão novo sentido à atividade pastoral e conduz a Igreja para a comunhão e participação vivenciando a partilha, a oração e a missão. É uma experiência de encontro com Jesus aproximando os afastados para a Igreja. Dessa forma, as lideranças passam a articular o Evangelho com a realidade vivida por todos. As primeiras comunidades cristãs viviam o espírito de comunhão e participação com um só coração e uma só alma. Essa nova mentalidade é o que vai organizar o esquema do setor missionário com base na experiência dos primeiros cristãos, que será um referencial para a unidade entre todos. Com a setorização, e mais a experiência com a formação e missão, é possível enxergar a realidade social, econômica e política da comunidade com todos os desafios existentes.

Desse modo, o projeto de evangelização nos setores é indispensável e também o testemunho de todos os envolvidos nos setores missionários será de suma importância para acontecer uma conversão pastoral eficaz. Nesse sentido, o setor missionário é o lugar de missão, formação, comunhão e Celebração da Palavra de Deus.

Contudo, o coordenador do setor missionário é aquele sinal de comunhão com a Igreja, sua vida passa a ser também um instrumento de evangelização. "A fé consiste em nos entregar a Jesus sem saber por onde passará o caminho pelo qual nos conduz"( COMBLIN ). A fé exige compromisso, mudança de mentalidade. VIVA A SETORIZAÇÃO DA PARÓQUIA!

(Carlos Alberto, bacharelando em teologia)

Um comentário:

  1. Parabéns, prezado Carlos Alberto, pela excelente reflexão. Estamos no caminho certo. O que ainda está faltando é "conversão". Sem dúvida a nossa paróquia tem dado passos; mas precisamos avançar. Queremos uma Igreja comprometida com o Evangelho; que é o próprio Cristo. Quem se encanta com sua Palavra, e a celebra na Eucarístia, tem o Bem necessário para transformar a comunidade. Vamos à luta e testemunhemos Cristo, Salvador e Libertador. Assim o seja!
    Pe. Matias Soares
    Paroco de São José de Mipibú-RN

    ResponderExcluir