sábado, 7 de janeiro de 2012

FELIZ ANO VELHO - PREFEITURA PREMIA A INCOMPETÊNCIA AO CRIAR SECRETARIA DE CULTURA


FELIZ ANO VELHO


Um prêmio à incompetência é a primeira grande atitude tomada pelo governo municipal nos primeiros dias de um ano, que já começa com cara de velho.

Quem em sã consciência acredita que sendo criada uma Secretaria Municipal, as questões relacionadas à cultura sejam enfrentadas e tratadas de forma coerente na velha aldeia dos Mipibus???

Essa, mais uma vez, nem a velhinha de Taubaté acredita.

A discussão é antiga e vem se arrastando desde o início do segundo mandato do desgoverno Norma Ferreira, quando, numa tentativa de afagar o PT de Mipibu, foi apresentado um Projeto de Lei aumentando o salário do presidente da Fundação Mipibu de Cultura de R$ 1.000,00 (hum mil reais) para R$ 3.000,00 (três mil reais).

A foto ilustra o Presidente Nicodemos em ação, ao participar de uma manifestação contra o governo Lula, ao lado de colegas da Prefeitura Municipal. Haja coerência!


Aos que não sabem a Fundação Mipibu de Cultura é presidida por Manoel Nicodemos (que também é presidente PT de Mipibu) .


Naquela ocasião diversas vozes se levantaram contra o impropério, inclusive dentro da própria Câmara Municipal, através dos vereadores Clidenor Ferreira, Jean Nerino e Crisóstomo Barbosa.

Convém também lembrar que naquela mesma ocasião teve vereador que defendeu com unhas e dentes a aprovação do projeto, mesmo sabendo do teor absurdo que o mesmo continha, dando aumento apenas para o presidente da Fundação Mipibu de Cultura.

Vereador Jamaci Oliveira


O texto abaixo é para refrescar as memórias dos mais esquecidos, transcrito da Ata da Décima Sexta Legislatura da Câmara Municipal de São josé de Mipibu, ocorrida em 01 de setembro de 2009, onde consta o seguinte discurso, proferido pelo Vereador Jamaci Oliveira : “a fundação está ganhando uma nova metodologia, pois se sabia que esta fundação não funcionava de fato e a idéia do presidente desta, hoje, é que esta funcione. Falou que tratar da Fundação de Cultura de São José, que tem uma cultura rica e um trabalho imenso pela frente, se seria que pautar a discussão, pois o valor que foi estipulado para o cargo de presidente da Fundação é justo e que não se chegou a estender a todos os demais cargos pelo motivo do municipio ter um limite prudencial para ser respeitado e a atividade administrativa não poderia deixar ultrapassar esse limite. Falou que respeitava a decisão do vereador Crisóstomo por ter pedido vista do projeto”.

Na verdade o vereador Jamaci Oliveira defendeu naquele dia a aprovação do Projeto beneficiando apenas o presidente de Fundação, esquecendo-se dos demais funcionários.

Será que alguém acredita que foi por causa do tal limite prudencial?

Se há um limite prudencial, porque então agora foi aprovada a criação de uma Secretaria, com certeza bem mais onerosa?

A grande verdade sobre a questão cultura nas paragens de Mipibu é que a mesma nunca foi tratada com a seriedade e o respeito que tanto merece.

Ao longo dos últimos 3 anos não se produziu absolutamente nada de relevante no âmbito da tal Fundação, servindo apenas de cabide de emprego para amparar fisiologicamente o PT municipal.

É vergonhoso ter que escrever esse texto, citando um partido no qual militei por mais de duas décadas.

Sem jamais pedir nada em troca, diga-se.

Os tempos são outros, como também são outras as figuras.

Infelizmente a única certeza que fica em nossas memórias nesse momento é a triste realidade de um ano novo com cara de velho, já observada nos primeiros dias.

Com a mais absoluta certeza a única coisa que mudará no cenário cultural é o salário do secretário, ou alguém duvida?

P.S.1 – Chamo a atenção dos leitores para prestar bem atenção no que vai acontecer no decorrer no ano velho de 2012. Será preciso muita reflexão e cuidado, caso contrário, correremos o risco de iniciar em 2013 um ano caquético.

P.S.2 - A criação da Sectretaria Municipal de Cultura deveria ser algo a se comemorar por todos nós que produzimos cultura nessa aldeia, diga-se, sem nenhum reconhecimento ou apoio dos órgãos públicos. Infelizmente, nesses moldes, fica difícil de acreditar em algo verdadeiro e consistente, basta olhar para o que não se produziu ao longo dos últimos 3 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário