segunda-feira, 15 de agosto de 2011

OS 85 ANOS DE VIDA DE FIDEL CASTRO


FOTOS RELEMBRAM A VIDA DO LENDÁRIO LÍDER COMUNISTA QUE FEZ ANIVERSÁRIO NO ÚLTIMO SÁBADO (13/08), AINDA COMO FIGURA IMPORTANTE DENTRO DO REGIME CUBANO




Fidel Castro ainda jovem, em foto sem data, é visto sem sua característica barba. (Foto: AP)


Ex-estudante de Direito, agora líder rebelde em Cuba, em 26 de fevereiro de 1957. (Foto: AP)


Fidel Castro dedica tempo à leitura na base da guerrilha de Sierra Maestra, em 1957. (Foto: AP)


Fidel é visto ao lado de seu irmão, Raúl Castro, então comandante-em-chefe das Forças Armadas, na década de 60. Na época, o governo cubano intensificava o apagão de notícias acerca dos relatórios sobre a detenção de civis e homens do Exército em um movimento para esmagar uma revolta


Fidel Castro se reúne com membros da delegação de Guiné nas Nações Unidas, em Nova York, em 1960. (Foto: AP)


Líder cubano discursa depois de ganhar a aprovação para o reconhecimento diplomático da China comunista. À direita, o então presidente cubano Osvaldo Dorticós e sua esposa. Foto de 1960. (Foto: AP)


Fidel Castro exibe ao romancista americano Ernest Hemingway troféus que ganhou no Torneio de Pesca Hemingway, em Havana. Foto de 15 de maio de 1960. (Foto: AP)


Fidel Castro, como primeiro-ministro cubano, elogia o revolucionário e líder político latino-americano, Ernesto Che Guevara, na Praça da Revolução em Havana, em 1967. (Foto: AP)


Fidel Castro ao lado do líder palestino Yasser Arafat na década de 70. Imagem disponibilizada pela Autoridade Palestina da Cidade de Gaza. (Foto: AP)


Vilma Espin Guillois, esposa de Raúl Castro, irmão de Fidel, e uma das mulheres mais poderosas politicamente da nação comunista, ao lado de Fidel Castro em 25 de agosto de 1971. Guillois morreu em junho de 2007, aos 77 anos. (Foto: AP)


Presidente da Iuguslávia, Josip Broz Tito, seguido por Fidel Castro, até então presidente cubano, passa pela Guarda de Honra de Cuba após sua chegada a Havana para participar da Reunião de Cúpula dos Não-Alinhados em 1979. Os dois líderes representavam pólos opostos do Movimento de Países Não-Alinhados. (Foto: AP)


Em Cienfuegos, presidente celebra o 31º aniversário da revolução Cubana, em 1984. Ele discursou sobre os preparativos contra agressão dos Estados Unidos. (Foto: AP)


Fidel Castro com seu charuto durante entrevista em seu palácio presidencial de Havana, em 1985. (Foto: AP)


Fidel Castro, enquanto líder cubano, pensativo em seu escritório no Palácio Presidencial de Havana, em 1985. (Foto: AP)


Fidel Castro, presidente de Cuba, o então presidente do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, sua esposa, Dona Marisa e Jair Meneguelli durante reunião dos partidos e grupos de esquerda e extrema esquerda da América Latina na cidade de São Paulo, em 1990.


Fidel Castro encontra com Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo, no Rio de Janeiro, em 1990.


O líder cubano é retratado em 1991. (Foto: AP)


Como governante cubano com o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, durante encontro no Palácio da Alvorada em 1998


Exaltado, durante entrevista coletiva na porta da embaixada de Cuba em Brasília, em 2001.


O líder cubano discursa para alunos da Universidade de Havana, em Havana, Cuba, em setembro de 2010. Esta foi a primeira vez que Fidel apareceu com uniforme militar desde que deixou o cargo de presidente em 2006. (Foto: AP)


Fidel Castro junto ao ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010. 50 presos políticos cubanos, integrantes do grupo dos 75, condenados e presos em 2003, pediram a Lula que intercedesse pela sua libertação, durante visita à Havana, que aconteceu horas depois da morte de Orlando Zapata, também integrante do grupo de dissindentes, que estava em greve de fome há 82 dias. Esta foi uma das primeiras aparições de Fidel após doença que o manteve afastado por quatro anos da vida pública. (Foto: Presidência da República)


Fidel Castro, já bastante recuperado de uma diverticulite, doença infecciosa no intestino que quase o matou, se reúne com grupo de intelectuais cubanos e estrangeiros que frequentavam a Feira Internacional do Livro de Havana, em Havana, Cuba, em fevereiro de 2011. (Foto: AP)


Fidel Castro ao lado do atual presidente de Cuba e seu irmão, Raúl Castro, assiste ao 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC), em abril de 2011. Raúl substituiu Fidel como primeiro-secretário do partido após doença do irmão, que assumia o cargo desde a fundação do partido, há 46 anos. (Foto: AP)


FONTE: YAHOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário