segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

NOVAMENTE - ESCURIDÃO PELAS RUAS DE MIPIBU

O breu é quase total nesse trecho da Av. Moizaniel Carvalho

Se você leitor não consegue enxergar nada nas fotografias que ilustram esta postagem, não pense que é problema da máquina fotográfica.

É escuridão mesmo.

A única lâmpada existente na área (na sede do Arsenal)

Num trecho de mais de 200 metros da Av. Moizaniel Carvalho, compreendido entre a esquina da sede do Arsenal e o Hospital Monsenhor Barros, é impossível enxergar qualquer coisa, dado o grau de escuridão.

Situação do portão de entrada do estádio

São 5 postes com luzes apagadas há vários dias, sem que os funcionários da prefeitura tomem providência alguma.

A motocicleta clareia por um momento o trecho

Esse assunto já foi tratado nesse blog no final do ano passado, e nunca é tarde lembrar que é da alçada da prefeitura a reposição de lâmpadas nas vias públicas.

Se já estão roubando e assaltando em plena luz do dia, imagine diante dessa situação.

Mais uma da série de descasos das mentes "iluminadas" do governo mipibuense.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

AULA CONSTRANGEDORA - ARTIGO DA PROFESSORA EURÍDICE CARVALHO



AULA CONSTRANGEDORA


Por mais que vivamos, nunca estamos preparados para as situações constrangedoras que estão por vir. Alguns professores do CRE de São José, desde julho de 2010, participam de um curso de especialização em LIBRAS (para quem não sabe, Linguagem de Sinais utilizada pelos surdos). Como já citei em texto anterior, nós pagamos por esse curso, apesar de reiteradas tentativas de acesso através de verbas públicas para a qualificação do professor, enfim, quem sabe faz a hora não espera acontecer.

No início, nos reuníamos na Secretaria de Educação, terminamos ali o 1º módulo, apesar de vários momentos de espera, e até procura pela chave da Secretaria. Já que o curso acontece de 18:30 às 21:00, chegávamos na Secretaria num horário em que não havia ninguém, procurávamos as chaves na casa da Profª Cilene, onde a maior parte das vezes ela estava, porém houveram dias em que funcionários não deixavam as chaves no local, e lá ficávamos nós ligando para a secretária, para a diretora do CRE, que havia conseguido o espaço para nós, enfim, tornou-se de tal forma desgastante que algumas professoras foram à Escola Municipal Profº Severino Bezerra de Melo e conseguiram uma sala para nossas aulas. Fomos muito bem recebidos pelos funcionários da escola, que, inclusive disponibilizavam a sala de informática quando possível, sem problema algum. Ali concluímos o 2º módulo do curso.

O 3º módulo reiniciou-se no dia 1º de fevereiro, estava viajando e não pude participar do início, mas, retomei as aulas dia 21, após um intervalo em que nosso professor participou de um congresso. Qual não foi a minha surpresa ao chegar para a aula de quarta-feira dia 23 e deparar-me com a escola fechada. Minhas colegas disseram-me que não era a primeira vez que acontecia, e, que já haviam tido aula duas vezes no estacionamento ali em frente ao Municipal. Liguei para a diretora Marília Padilha, pessoa a quem prezo muito, minha amiga pessoal e profissional da maior competência, ela explicou que de dois em dois dias não tem vigia na escola. A aula aconteceu, novamente, ali, no estacionamento em frente à escola. Não pensei duas vezes, liguei para meu marido e pedi que fotografasse nossa situação para ilustrar este artigo.


Nosso sentimento é de desrespeito e humilhação, nossa situação das mais constrangedoras; pessoas passavam e, por falta de conhecimento, achavam graça; ônibus, carros e motos em alta velocidade faziam-nos nos levantar do meio-fio a todo momento; formigas atacavam nossas pernas e adjacências; enfim, não podemos perder um dia de aula. Nosso professor, que é o presidente da ASNAT (Associação de Surdos de Natal), Arnour Lima, não pode perder essa viagem, além do mais, estamos num intensivo para terminar o curso em maio porque uma das alunas está grávida e não queremos que se prejudique. Terça-feira, dia 1º de março, acontecerá a avaliação do módulo, pelas nossas contas é dia sem vigia, não sabemos o que vai acontecer. Esperamos que tudo corra bem.




Eurídice Carvalho
Professora da rede pública municipal

FLASHS DO BAILE DE FANTASIAS DA CAJUPIRANGA


A galera da Cajupiranga promoveu um autêntico Baile de Fantasias na noite de ontem, revivendo as noites memoráveis dos carnavais de Mipibu, lembrando em muitos momentos as maravilhosas festas da extinta Associação Esportiva Mipibuense.

Jovens, crianças e adultos num clima de muita alegria e descontração incorporaram os mais variados personagens, com fantasias inteligentes e supercriativas.

Palhaço, borboleta, super-herói, índio, freira, cigana, gueixa, madame satã, pastorinha, havaiana, ou seja, os tipos foram dos mais variados dando um brilho especial ao evento.

Veja a seguir a primeira sequência dos flashs da festa:















Outros flashs serão postados amanhã com novas imagens da animadíssima festa.

Aguarde!

CARNAVAL DE SALVADOR TERÁ BIODIESEL DA PETROBRAS



Trios elétricos serão abastecidos com
biodiesel B-50 (com 50% de biodiesel na mistura com o diesel convencional
)


Patrocinadora do carnaval baiano, a Petrobras levará para as ruas de Salvador, de 26 de fevereiro a 8 de março, uma série de ações – no ar, terra e mar – ligadas à sustentabilidade e energias renováveis.

A Petrobras criou personagens que representarão as moléculas de biodiesel. Os mascotes serão exibidos no mar, por meio de bonecos infláveis de três metros de altura, que serão rebocados por um jetski acompanhando o trajeto dos trios e blocos patrocinados pela Companhia, como Novos Baianos, Dodô e Osmar e Filhos de Gandhy, e os blocos Olodum, Muzenza, Cortejo Afro e Ile Ayê, entre outros.

Animadores fantasiados de mascotes também vão interagir com o público em cima dos trios patrocinados e com os turistas que chegarem para a festa, durante o período, no aeroporto internacional Luis Eduardo Magalhães.

Durante todo o carnaval, a Petrobras abastecerá com biodiesel B-50 (com 50% de biodiesel na mistura com o diesel convencional) grande parte dos trios elétricos e carros de apoio. Nas ruas, seguindo o tema do carnaval deste ano que é percussão, a Companhia distribuirá aos milhares de foliões instrumentos percussivos infláveis – chamados batecos – que poderão ser retirados numa van que exibirá, em sua vitrine lateral, as “moléculas” em movimento.

Fonte: blog Petrobras

FELIZ ANIVERSÁRIO - EDMILSON CARVALHO


Festa animada na sede social do Arsenal, onde Edmilson Carvalho reuniu muitos amigos e familiares para comemorar mais um aniversário.

Edmilson tem suas raízes na velha Tororomba, distrito de Nísia Floresta, mas há vários anos adotou São José de Mipibu como sua segunda casa, onde reside com sua família.

Grande atleta, Edmilson fez história no Arsenal Sport Clube onde, ao lado do seu irmão Carvalho, proporcionou aos mipibuenses tardes memoráveis do mais fino futebol nos gramados de Mipibu e do RN.

Parabéns Edmilson!!!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

COMUNIDADE SHALON E PARÓQUIA DE SANTANA E SÃO JOAQUIM PROMOVEM RETIRO DE CARNAVAL


Os interessados deverão entrar em contato com a Assessoria do Grupo Shalon: Raul Holanda.

SESSÃO DO CINE CAJU - DOM HELDER CÂMARA O SANTO REBELDE

APRESENTA




DOM HELDER CÂMARA
O SANTO REBELDE



SINOPSE


Documentário que revisita os pensamentos de Dom Helder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Mostra sua atuação como figura central da ala progressista da Igreja Católica, na década de 1950, quando participou da criação da CNBB (Conferência Nacional de Bispos do Brasil) e do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano) e também sua atividade durante a ditadura militar, quando se envolveu profundamente com as comunidades eclesiais de base e viu a citação a seu nome ser proibida em todo o território nacional.


FICHA TÉCNICA

Direção: Erika Bauer
Roteiro: Erika Bauer
Direção de Atores: Erika Bauer
Assistente de Direção: Cássio Pereira
Elenco: Ator: Pedro Domingues
Narração: Murilo Grossi
Depoimentos: Rosie Marie Muraco, Leonardo Boff,Monsenhor Camurça, Marina Bandeira, Dom Mauro Morelli, Luiz Alberto Gomes de Souza, Joseph Comblin, Padre Oscar Beozzo, Dom Pedro Casaldália, Raimundo Caramuru, Dom Marcelo Carvalheira, Lúcia Moreira, Dom Pelé e outros
Empresa Produtora: Cor Filmes
Produção: Cor Filmes
Produção Executiva: Andréa Glória
Direção de Produção: Erika Bauer
Coordenação de Produção: Marcos Rocha e Kátia Oliva
Assistente de Produção: Elesandra Cristina, Kamala Ramers, Roseli Lima
Direção Fotografia: André Carvalheira
Operador de Câmera: André Carvalheira
Assistente de Câmera: Naji Sidki, Rodrigo Lobo, Gustavo Tijolinho
Eletricista: Orlandino Oliveira, Francisco de Assis
Maquinista: Hector Fernando ( Gringo)
Fotografia de Cena: Não
Montagem/Edição: Sergio Raposo e Liloye Boubli
Estúdio Montagem/Edição: Quadro a Quadro Finalização
Direção de Arte: Marcia Roth e Cacá Soares
Figurino: Kátia Oliva
Técnico de Som Direto: Acácio Campos
Edição Som: Dirceu Lustosa
Mixagem: Estúdios VTI Rio
Estúdio Som: Rob Filmes
Autor da Trilha: Marcelo Bernardi


SERVIÇO

Data: 25 de fevereiro de 2010 (sexta-feira)
Local: CINE CAJU
Endereço: Av. Moizaniel Carvalho, 323 (próx. ao Arsenal)
Hora: 19:30
Classificação: Livre

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

JORNALISTA JOSÉ ALVES FAZ APELO AO DNIT PARA INSTALAÇÃO DE LOMBADA EM TRECHO DA BR-101

José Alves


Dentre os vários locais de perigo no trecho duplicado da BR 101, perímetro de São José de Mipibu, o trecho próximo ao retorno para Nísia Floresta precisa urgente de, no mínimo, uma lombada que obrigue os motoristas que trafegam no sentido João pessoa/Natal a reduzirem a velocidade.

No trecho há duas placas de sinalização uma, próximo à ponte do Rio Trairi, orientando velocidade de 100 quilômetros e outra já próximo ao posto de gasolina do retorno para Nísia Floresta, orientando velocidade máxina de 60 quilômetros. Segundo testemunhas, vários acidentes têm acontecido naquele local, algumas com vítimas fatais.

No sábado, 19 de fevereiro, o professor João Maria Freire, com sua família, quase foi vitimado. Um motorista que vinha de João Pessoa com destino a Caicó, que não conhecia a existência do retorno, trafegava em alta velocidade quando se deparou com o veículo trafegado pelo professor que fazia o retorno para Nísia Floresta.

Como vinha bem acima dos 60 quilômetros recomendado pela placa, o motorista não conseguiu frear totalmente. “Ele livrou de colidir com meu veículo, mas colidiu com um mototaxista que passava no local, com um passageiro”, explica João Maria.


Ele defende ao mesmo a colocação de uma lombada, como as que foram colocadas na altura do Bairro Novo. “Se nada for feito, mais acidentes vão acontecer naquele trecho”, acredita o professor.




MENSAGEM ENVIADA POR JOSÉ ALVES
AO ASSESSOR DE IMPRENSA DO DNIT


Caro Omar,
ASSESSOR DE IMPRENSA DO DNIT.


Repasso esta mensagem no sentido que você possa encaminhar ao setor competente do DNIT, para verificar in loco o perigo que os motoristas, que saem de São José de Mipibu retornando para Natal, estão enfrentando naquele local. Esperamos que este órgão responsável pela duplicação da BR 101,elabore estudos para verificar que tipo de equipamento seja mais adequado ao local.

Faço este apelo, antes que um acidente de grave proporções ocorra.

EM TEMPO: Longe de mim que esta mensagem seja interpretada como uma chantagem, mas quero deixar claro que passa a ser um documento a disposição de qualquer cidadão, caso se envolva em acidente, naquele local, de que foi solicitado providências , antecipadamente, ao DNIT.

Grato pela atenção

José Alves de souza
Diretor do Jornal O ALERTA

São José de Mipibu/RN


NOTA DA CNBB SOBRE ÉTICA E PROGRAMAS DE TV



Têm chegado à CNBB diversos pedidos de uma manifestação a respeito do baixo nível moral que se verifica em alguns programas das emissoras de televisão, particularmente naqueles denominados Reality Shows, que têm o lucro como seu principal objetivo.

Nós, bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), reunidos em Brasília, de 15 a 17 de fevereiro de 2011, compreendendo a gravidade do problema e em atenção a esses pedidos, acolhendo o clamor de pessoas, famílias e organizações, vimos nos manifestar a respeito.

Destacamos primeiramente o papel desempenhado pela TV em nosso País e os importantes serviços por ela prestados à Sociedade. Nesse sentido, muitos programas têm sido objeto de reconhecimento explícito por parte da Igreja com a concessão do Prêmio Clara de Assis para a Televisão, atribuído anualmente.

Lamentamos, entretanto, que esses serviços, prestados com apurada qualidade técnica e inegável valor cultural e moral, sejam ofuscados por alguns programas, entre os quais os chamados reality shows, que atentam contra a dignidade de pessoa humana, tanto de seus participantes, fascinados por um prêmio em dinheiro ou por fugaz celebridade, quanto do público receptor que é a família brasileira.

Cônscios de nossa missão e responsabilidade evangelizadoras, exortamos a todos no sentido de se buscar um esforço comum pela superação desse mal na sociedade, sempre no respeito à legítima liberdade de expressão, que não assegura a ninguém o direito de agressão impune aos valores morais que sustentam a Sociedade.

Dirigimo-nos, antes de tudo, às emissoras de televisão, sugerindo-lhes uma reflexão mais profunda sobre seu papel e seus limites, na vida social, tendo por parâmetro o sentido da concessão que lhes é dada pelo Estado.

Ao Ministério Público pedimos uma atenção mais acurada no acompanhamento e adequadas providências em relação à programação televisiva, identificando os evidentes malefícios que ela traz em desrespeito aos princípios basilares da Constituição Federal (Art. 1º, II e III).

Aos pais, mães e educadores, atentos a sua responsabilidade na formação moral dos filhos e alunos, sugerimos que busquem através do diálogo formar neles o senso crítico indispensável e capaz de protegê-los contra essa exploração abusiva e imoral.
Por fim, dirigimo-nos também aos anunciantes e agentes publicitários, alertando-os sobre o significado da associação de suas marcas a esse processo de degradação dos valores da sociedade.

Rogamos a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, luz e proteção a todos os profissionais e empresários da comunicação, para que, usando esses maravilhosos meios, possamos juntos construir uma sociedade mais justa e humana.

Brasília, 17 de fevereiro de 2011

Dom Geraldo Lyrio Rocha - Arcebispo de Mariana

Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira - Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa - Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB


Post enviado pelo Pe. Matias Soares

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

MINEIRO PARTICIPA DE DEBATE SOBRE DESERTIFICAÇÃO EM REUNIÃO DA ONU

Deputado Fernando Mineiro


Nesta quarta-feira, 23, o deputado Fernando Mineiro (PT) participa de Mesa de Debate na 9ª reunião de revisão da Convenção de Combate à Desertificação da ONU - CRIC9. Na ocasião, o deputado vai explicar quais os desafios para que se coloque em prática, no Nordeste brasileiro, a convenção das Nações Unidas que trata do combate a esse fenômeno natural. "Vou tratar, particularmente, do RN", pontua.

O evento está sendo realizado em Bonn, na Alemanha, e o parlamentar representa a Assembleia Legislativa no debate sobre os Desafios de institucionalização da Convenção de Combate à Desertificação na Região Nordeste.

O Programa Estadual de Combate e Mitigação dos Efeitos da Seca no Rio Grande do Norte - PAE/RN contou com a colaboração de Mineiro para sua elaboração, em 2009. O parlamentar também é autor do projeto de lei de Combate e Prevenção à Desertificação do RN.

O Brasil também conta com um Plano de Ação Nacional, o PAN Brasil.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

DESCASOS DE MIPIBU - MORADORES SOFREM E SE SENTEM ABANDONADOS PELOS PODERES PÚBLICOS

Moradores desolados com a situação de abandono

É muito difícil a situação dos moradores das ruas Severino dos Ramos Barbalho, Maria Eunice e Praia de Barreta, localizadas na área oeste da cidade.

No início da semana passada esse blog trouxe a público a dura realidade daquele lugar.

Bastou mais uma chuva no início da manhã de hoje para a situação voltar a se repetir.


Casas inundadas e ilhadas, ruas alagadas, pessoas desoladas. É uma calamidade só.

Até o momento ninguém se moveu, ou se comoveu.

Nem prefeito, nem prefeita, nem vereador, nem secretário.

Não aparece ninguém para, sequer, observar a situação e, quem dera, tomar alguma providência.


CASAS ILHADAS






RUAS INUNDADAS






Enquanto isso homens, mulheres e crianças residentes naquela localidade são obrigados a conviver com o terrível problema.

Até quando???

Com a palavra nossas autoridades incompetentes.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

PROGRAMA DE DOMINGO - CAPELA DO SÉCULO PROMOVE FEIJOADA BENEFICENTE

Foto: Arquivo Amauri Freire
A construção da Capela do Século teve início no final da última década do século XX, num lugar com grande representatividade histórica para toda a comunidade religiosa de São José de Mipibu. Nesse mesmo local encontra-se o Cruzeiro do Século, uma construção feita para festejar a passagem do século XIX para o século XX.


FEIJOADA BENEFICENTE

Os fiéis que fazem a Capela do Século no Km 38, convidam todos para participar de uma Feijoada Beneficente a se realizar amanhã, dia 20, cuja renda será revertida para a aquisição de equipamentos e para apoiar a continuidade das obras de construção do templo. A programação terá início às 10:00 com a Missa, seguida de uma feijoada, com direito aos mais variados acompanhamentos.

Foto: Arquivo Amauri Freire
Ângela dará uma canja no evento de amanhã

Para animar a galera, música “ao vivo” com Ângela Freire.

Os organizadores agradecem antecipadamente a todos os que comparecerem.

Vale a pena conferir!


FEIJOADA BENEFICENTE - CAPELA DO SÉCULO
DATA: 20/02/2011
HORA: 10:00
LOCAL: LARGO DA CAPELA DO SÉCULO - KM38
HAVERÁ MÚSICA AO VIVO COM ANGELA FREIRE

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O RITUAL - ARTIGO DO PADRE MATIAS SOARES

Padre Matias Soares


O RITUAL


Nos cinemas está passando um filme fascinante, cujo título é: “O ritual”. A película trata duma questão pouco discutida; mas que está muito presente nas experiências da sociedade contemporânea. O que para alguns seria problemática do período medieval, ganhou formas e fórmulas desconcertantes no contemporâneo. A trama é baseada em fatos reais e isto torna a descrição ainda mais intrigante. Citando João Paulo II, o autor categoriza o mistério do pecado como algo que faz parte da situação contemporânea como qualquer outra realidade, que apesar de tendencialmente eclipsada, continua muito presente nas multifacetadas façanhas do “original-originante” da confusão humana. O Cristianismo entende o Mal como conseqüência do pecado.

O Catecismo da Igreja Católica abrange o sentido do exorcismo quando afirma que “o advento do Reino de Deus é a derrota do reino de Satanás: ‘Se é pelo Espírito de Deus que eu expulso os demônios, então o Reino de Deus já chegou a vós’ (Mt 12,28). Os exorcismos de Jesus libertam os homens do domínio dos demônios. Antecipam a grande vitória de Jesus sobre ‘o príncipe deste mundo’ (Jo 12,31). É pela Cruz de Cristo que o Reino de Deus será definitivamente estabelecido: ‘Regnavit a ligno Deus’- Deus reinou do madeiro” (Cf. 550).

Quem não acredita na possessão demoníaca, outrossim, não pode negá-la. O racionalismo iluminista não conseguiu varrer para debaixo do tapete a dimensão espiritual do homem. Por incrível que pareça ser, a modernidade está muito mais propensa ao mistério que dantes. O diferencial é que se existia uma hegemonia católica até o século XVI, depois surgirão as fragmentações com suas liquidações na Posmodernidade. Os diálogos traçados pelos personagens são profundamente relevantes para compreensão dos fenômenos espirituais que radicalmente envolvem o ser humano no seu modo de viver e saber o mistério, numa perspectiva maniqueísta.

Ainda o Catecismo reitera que “a Igreja exige publicamente e com autoridade, em nome de Jesus Cristo, que uma pessoa ou objeto sejam protegidos contra a influência do maligno e subtraídos a seu domínio, fala-se de exorcismo. Jesus o praticou, é Dele que a Igreja recebeu o poder e o encargo de exorcisar. Sob uma forma simples, o exorcismo é praticado durante a celebração do Batismo. O exorcismo solene, chamado ‘grande exorcismo’, só pode ser praticado por um sacerdote, com a permissão do Bispo. Nele é necessário proceder com prudência, observando estritamente as regras estabelecidas pela Igreja. O exorcismo visa expulsar os demônios ou livrar da influência demoníaca, e isto pela autoridade espiritual que Jesus confiou à sua Igreja. Bem diferente é o caso de doenças, sobretudo psíquicas, cujo tratamento depende da ciência médica. É importante, pois, assegurar-se, antes de celebrar o exorcismo, se se trata de uma presença do maligno ou de uma doença”(Cf. n. 1673).

A Igreja Católica trata a questão, como está explicitado, com muita seriedade. A “Fé dignifica a vida do ser humano”. O encontro e a certeza da sua existência de Deus nos livram do Mal. Confiemos na Palavra do Senhor que diz: “Não peço que os tire do mundo, mas que os guardes do Maligno”(Cf. Jo 17,15). O filme é uma produção que nos coloca diante de questionamentos existenciais e absolutos interessantes e necessários. Vale a pena ser visto e refletido. Assim o seja!

Pe. Matias Soares
Pároco de São José de Mipibú-RN

DENÚNCIA - A PRECÁRIA SITUAÇÃO DO POSTO DO PSF DA RUA PORTO SEGURO



PROGRAMA DE (SEM) SAÚDE DA FAMÍLIA SITUAÇÃO DO PSF DA RUA PORTO SEGURO – EQUIPE 5



SEM MATERIAL PARA CURATIVOS

ATUALMENTE SEM MÉDICO E HÁ 1 ANO SEM DENTISTA


SEM APARELHO PARA ESTERILIZAR GASES (AUTOCLAVE)




Não existe aparelho para esterilizar gases (Autoclave), as gases estão sendo esterilizada na APAMI, isso porque a Secretaria de Saúde não possui.

No próximo dia 23 haverá reunião com o Conselho de Saúde, melhor seria se todos fossem participar dessa reunião.

Poderíamos até convidar o Ministério Público local para se fazer presente.



Serviços executados pela Enfermeira:

2ª feira – Pré-natal
3ª feira – Vacinação
4ª feira – CD: Crescimento e Desenvolvimento da Criança
5ª feira – Visitas domiciliares (acamados) e puérperas (mulher no período de 30 dias após o parto)
6ª feira – Preventivos

Post enviado por: Fran Moura

DEPUTADO FERNANDO MINEIRO VIAJA À ALEMANHA PARA EVENTO PROMOVIDO PELAS NAÇÕES UNIDAS

Deputado Fernando Mineiro


Entre os dias 21 e 25 de fevereiro, o Deputado Fernando Mineiro estará na cidade de Bonn, na Alemanha, onde participa da 9ª reunião do Comitê de Revisão da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (CRIC). Mineiro é Ponto Focal Parlamentar de Combate à Desertificação no Estado do RN e viaja representando a Assembleia Legislativa.

A Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação foi elaborada em 2006 e conta com a participação do Brasil, que assumiu o compromisso de trabalhar pelo combate a esse fenômeno climático. O país já conta com seu próprio plano nacional para tratar do tema, o PAN Brasil.

No Rio Grande do Norte, também foi elaborado um programa específico para tratar do combate à desertificação e seca no Estado, o PAE RN.

DISON (EX-PREFEITO DE GOIANINHA) CHEFIOU QUADRILHA, DIZ MPF



Ex-prefeito de Goianinha, Rudson Lisboa, é denunciado por desvio de verba federal, corrupção e fraude em licitações


Um dia depois de pedir demissão da Diretoria Administrativa da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o ex-prefeito de Goianinha Rudson Lisboa, o Disson, foi denunciado, pelo Ministério Público Federal (MPF/RN), como "chefe de uma organização criminosa" envolvida num suposto esquema de recursos públicos no município. No total, o MPF encaminhou à Justiça Federal duas ações penais contra 16 pessoas, que formariam um "grupo criminoso" comandado pelo ex-prefeito. O total de verbas desviadas ainda não foi calculado.

Dentre os crimes denunciados estão desvio de verba federal, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação e formação de quadrilha. Nomeado para a diretoria da Caern pela governadora Rosalba Ciarlini, Disson foi alvo de protestos do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgotos e Meio Ambiente (Sindágua), por responder a 24 processos judiciais, e não resistiu à pressão.

Além do ex-prefeito, as ações apontam participação de empresários e agentes públicos, incluindo o ex-secretáriode finanças Paulo Trindade Faustino. As investigações foram motivadas pelo depoimento de uma testemunha (Ernani Teles de Castro Júnior).

Uma investigação conjunta foi promovida pelo MPF, Polícia Federal e CGU, na Operação Aliança, que apreendeu documentos e objetos relacionados à suspeita de atividades criminosas. O trabalho em parceria concluiu pela existência de uma quadrilha que atuava no direcionamento de licitações, seguido de subcontratações com prejuízo ao erário, além de superfaturamento.

Para o grupo de procuradores da República que assinam as denúncias, esse modo de agir visava beneficiar as empresas envolvidas, muitas das quais seriam de 'fachada', e para enriquecer ilicitamente o ex-prefeito. As ações são assinadas pelos procuradores federais Ronaldo Pinheiro de Queiroz, Rodrigo Telles de Souza, Paulo Sérgio Duarte da Rocha Júnior, Caroline Maciel da Costa, Clarisier Azevedo C. de Morais e Gilberto Barroso da C. Júnior.


Fraude na Merenda

Uma das ações ajuizadas pelo MPF dá conta da aplicação irregular de verbas repassadas por meio de programas federais de educação, para compra de merenda escolar. Nessa ação, além da formação de quadrilha, todos respondem por fraude em licitação. Ao todo, são oito acusados.

Obras Irregulares

A outra denúncia ajuizada envolve 10 pessoas. As ilicitudes se referem à má utilização de verba de convênios firmados com o Ministério das Cidades e aFundação Nacional de Saúde. Os recursos foram repassados para construir casas, pavimentar ruas e realizar obras de esgotamento sanitário. O ex-gestor é acusado de receber propina.


Penas previstas

O crime de desvio de verba pública federal é punido com até 12 anos de reclusão, mesma penalidade prevista para a corrupção ativa e passiva. Já a fraude em licitação pode receber até quatro anos de detenção, enquanto a formação de quadrilha pode resultar em até três anos de reclusão.

Fonte: Diário de Natal

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

DESCASOS DE MIPIBU - MORADORES SOFREM COM INUNDAÇÕES PROVOCADAS PELAS CHUVAS


Passados 6 anos de governo da prefeita que bradava nos palanques que tinha “coragem” para resolver os problemas de São José, o que mais se vê pela cidade afora é justamente a falta de ação e de presença, por parte de quem tanto a cidade apostou e esperou.

São inúmeras as situações de descaso e de desleixo do atual governo, sendo possível esmiuçar qualquer assunto em qualquer vertente. Nada funciona com eficiência.

Desde abril do ano passado esse blog vem publicando artigos, de forma quase que rotineira, mostrando a triste realidade vivida pelos mipibuenses.

Dessa vez o assunto em pauta é o caótico sistema de drenagem da cidade, uma prova cabal do descaso das nossas autoridades. Basta chover alguns milímetros a mais para que as ruas, becos e avenidas se transformem em verdadeiros rios e lagoas.


Nas áreas mais baixas a situação é desesperadora, pois é comum as casas serem inundadas. Há situações onde as águas chegam a quase meio metro dentro das casas, sem que haja uma providência sequer por parte de qualquer secretaria do município.

Durante as chuvas que caíram no último fim de semana, a situação voltou a se repetir numa das áreas mais castigadas ao longo desses anos, localizada entre as ruas; Severino dos Ramos Barbalho, Maria Eunice e Praia de Barreta, na área oeste da cidade.


Por se tratar de um local onde o relevo é mais baixo em relação às ruas que o circundam, é natural que toda a água produzida nas redondezas durante as chuvas, invariavelmente se acumule por lá.

Diante da crítica situação muitos moradores têm que recorrer ao uso de sacos de areia nos portões de entrada de suas casas, para não serem surpreendidos pelas constantes enxurradas.



Moradores estão usando sacos de areia para conter inundações

A questão é que ninguém faz absolutamente nada para resolver o problema, deixando os moradores daquela localidade numa situação de aflição e penúria, durante todo o período de inverno.

A única obra existente naquela região foi feita há quase 10 anos, e tem se mostrado ineficiente, sempre que ocorrem chuvas mais fortes.


E por falar em drenagem, alguém sabe como andam as obras de saneamento de São José de Mipibu???

Já se passaram quase 3 anos sem que ninguém tenha notícia de quando essa obra será concluída. Na verdade o sistema de esgotamento sanitário de São José de Mipibu era para ter sido concluído em doze meses, como reza na placa que informa os dados da referida obra.

As placas que informavam o valor da obra sumiram

Foram investidos R$ 3.995.253,54 (três milhões, novecentos e noventa e cinco mil, duzentos e cinqüenta e três reais e cinquenta e quatro centavos), dinheiro este oriundo do FGTS, ou seja, do patrimônio dos trabalhadores brasileiros.

Decididamente, São José não merece isso.