segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PONTO DE CULTURA CAJUPIRANGA REALIZA OFICINA DE MOSAICO EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU


Teve início no último sábado (23/10) uma Oficina de Mosaico em São José de Mipibu. Esta é mais uma realização da Associação Cajupiranga dentro do projeto do Ponto de Cultura, e tem como objetivo capacitar pessoas na arte do mosaico, através de aulas teóricas e práticas, sendo ministrada pela instrutora Gildeci Pereira do Nascimento, capacitada num dos projetos da ADOTE/RN.

Instrutora ensina técnicas de corte

Durante sua realização serão formadas 3 turmas de 10 pessoas, que terão aulas em quatro sábados (das 13:00 às 17:00). A primeira turma, que já está em andamento, deverá terminar em meados de novembro. As demais serão montadas entre novembro e dezembro de 2010.

Primeiros cortes feitos pelas oficinandas

Primeira peça sendo montada

Instrutora orientando a montagem

Oficinanda montando a primeira peça

A turma observando o trabalho de montagem

Os interessados em participar deverão procurar a sede da Associação Cajupiranga, localizada na Av. Moizaniel Carvalho, 323 (próxima ao estádio do Arsenal). Maiores informações poderão ser fornecidas pelas coordenadoras Lígia Revoredo e Socorro Matias, pelos telefones: 9430 1071 e 8701 8663. No término dessa oficina será feita uma exposição pública de todas as obras produzidas pelas 3 turmas, em data a ser definida, informação essa que também será divulgada nesse blog.


HISTÓRIA DO MOSAICO



Cúpula do Batistério de Florença

Mosaico é a arte de produzir, através de pequenos cacos ou outros produtos, desenhos e criações das mais diversas. Estes desenhos criados variam em formatos, cores e motivos. Cada obra é única em sua criação e muito difícil de ser reproduzida, pois o seu trabalho artesanal cria motivos dos mais complexos e diversificados.

A palavra "mosaico" tem origem na palavra grega mouseîn, a mesma que deu origem à palavra música, que significa próprio das musas. É uma forma de arte decorativa milenar, que nos remete à época greco-romana. Na sua elaboração foram utilizados diversos tipos de materiais e teve diferentes aplicações através dos tempos.
Esta arte milenar teve início no Século V antes de Cristo e foi largamente difundido por todo o Oriente médio. Na Grécia Antiga início seu prestígio e em seguida em Roma, na Itália, onde a arte pronunciou-se expressivamente.Existe uma outra corrente de informações que afirma encontrar pilastras revestidas com cones de argila coloridas e fixadas em massa, na Mesopotâmia, antes de Cristo.

Na Macedônia os Gregos criavam quadros de pequenos seixos brancos, pretos e de vários tons de vermelho, com cenas de luta, caças , de animais e motivos mitológicos. Na era antiga em Roma, pavimentou-se zonas nobres em mármores.

A técnica da arte musiva consiste na colocação de tesselas, que são pequenos fragmentos de pedras, como mármore e granito moldados com tagliolo e martellina, pedras semi-preciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais, sobre qualquer superfície. Nos dias de hoje, o mosaico ressurgiu, despertando grande interesse, sendo cada vez mais utilizado, artisticamente, na decoração de ambientes interiores e exteriores.

Mosaico de Belerofonte - Olinthos - Século IV a.C

Fotografias da oficina: Paula Karina

Nenhum comentário:

Postar um comentário