sexta-feira, 8 de outubro de 2010

OFICINA DE FLAUTA DA CAJUPIRANGA TEM ENCERRAMENTO HOJE COM FESTA E APRESENTAÇÃO PÚBLICA



A Oficina de Iniciação Musical promovida pelo Ponto de Cultura Cajupiranga chegou ao final. As aulas que tiveram início em maio foram concluídas em setembro passado.

Esta oficina faz parte do projeto original do Ponto de Cultura, que, dentre os objetivos traçados, inclui a criação de meios que dêem acesso às crianças e jovens de São José de Mipibu ao universo da música, tendo como principal objetivo a iniciação musical com os instrumentos Flauta Doce Germânica e Pífano Artesanal.

Especificamente a oficina tinha como meta possibilitar o contato com a sonoridade da Flauta Doce e suas várias tendências de gêneros e estilos, como também a confecção e o contato com o Pífano Artesanal e sua aplicação (Banda de Pífanos e Caboclinhos.)


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO



-Montagem, Afinação e Postura;
-Noções básicas da Música Caligrafia Musical;
-Demonstração dos vários modelos de flautas;
-Como tocar, sua Sonoridade;
-Sonoridade, afinação, embocadura, respiração, emissão do som (Estacato: simples, duplo e triplo);
-Extensão do instrumento ( médio e agudo ) Dedilhado: Mão esquerda e mão direita;
-Prática de conjunto e preparação de repertório Manutenção e Limpeza.


O PROFESSOR


As aulas foram ministradas pelo professor Carlos Alberto de Freitas (Carlos Zens), renomado cantor, compositor, instrumentista, flautista e arranjador.

Carlos Zens é natalense, nascido no bairro das Rocas, estudou música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bacharelou-se pelo Instituto de Artes da UNESP (Universidade Estadual Paulista). Toca vários instrumentos de sopro, dentre eles, sax soprano, flautim e pífaro, sendo flautista da Banda Sinfônica de Natal.


ENCERRAMENTO


Na cerimônia de encerramento os alunos farão execuções conjuntas de várias músicas, sendo aberta ao público, com início ás 18:30.
Mulher rendeira, Noite Feliz, Dança dos Cariris, Negro Gato e Repente Cantoria de Viola são algumas das peças que serão executadas logo mais pelo grupo.

A seguir publicamos uma seqüência de fotos feitas no transcorrer do curso, retratando vários momentos vividos pelos alunos.


O prof. Carlos Zens com os alunos durante a visita do Secretário Nacional de Cidadania Cultural - TT Catalão

Apresentação na Rádio Olho D'água FM

Meninas na apresentação da Rádio







Série de fotos feitas durante as aulas

Nenhum comentário:

Postar um comentário