segunda-feira, 29 de abril de 2013

BANCO DO NORDESTE FINANCIA PESQUISA SOBRE MEL DE ABELHA NO RN




O estudo mapeou a qualidade físico-química e antienvelhecimento do mel produzido nas regiões Central e Oeste

Informar sobre a qualidade do mel potiguar é o objetivo da cartilha Mel de Abelhas do Rio Grande do Norte, fruto da pesquisa desenvolvida pela professora da Edna Aroucha, da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró, e financiada com mais de R$ 65 mil pelo Banco do Nordeste, através do Edital ETENE/FUNDECI – Edição 2009.

No estudo, realizado no período de 2009 a 2012, foi feito mapeamento da qualidade físico-química e teor de composto fenólico (antioxidante que combate o envelhecimento celular) do mel de abelha das espécies indígena e africanizada, nas regiões Central e Oeste, maiores produtoras de mel do Estado.

“Através dessa pesquisa foi possível orientar alunos de graduação em Veterinária, Engenharia Química, Agronomia, bem como dissertação de mestrado, além de informar aos produtores a qualidade do mel produzido em distintas regiões do RN, material que inexistia até então”, conta a professora Edna Aroucha.

Um dos resultados obtidos pelo estudo foi a identificação da presença satisfatória de substâncias antioxidantes e estimulantes do crescimento no mel analisado. De acordo com a professora, este fato pode fundamentar o uso desse produto como um alimento funcional.

Contatos: Professora Edna Aroucha / maranhota6@hotmail.com
Telefone 9989-1287. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário