quinta-feira, 1 de setembro de 2011

AGRADECIMENTOS - POR ÂNGELA FREIRE

Foto: Catarina Franco


O Movimento em Prol da Segurança Pública que foi criado com o objetivo de provocar o Ministério Público quanto a 'insegurança' no município de São José de Mipibu, realizado hoje, 30/08, pela manhã, com a presença de vários representantes da comunidade, teve sucesso.

Um abaixo-assinado contendo mais de 1200 assinaturas e uma pauta com diversas reinvindicações em mãos, foi entregue a Promotoria por uma comissão criada durante o evento, dentre elas:
- O aumento do contingente da Polícia Militar e Civil
Justificativa: população com mais de 40 mil habitantes para poucos policiais;
- Implantação do Disque Denúncia, com linha 0800
Justificativa: o número 190 não funciona satisfatoriamente;
- Efetivar a implantação da Guarda Municipal
Justificativa: Colaborar em ações contra os delinquentes em colégios, repartições públicas, praças.

Sabemos que, só aumentar o contingente não soluciona o problema, mas diante dos fatos ocorridos nos últimos dias, faz-se necessário, em caráter de URGÊNCIA, que venha ajuda externa para os militares que aqui estão a fazer o possível pela população.

Percebemos que estas ações já foram feitas desde a segunda-feira à tarde, após terem conhecimento do Movimento pela Segurança Pública que foi às ruas, comprovando que a sociedade organizada e unida tem força para mudar o seu destino para o bem.

Sabemos também que a responsabilidade não é só do Ministério Público para atender nossas reinvidações, mas é o elo entre a comunidade e os poderes responsáveis que, por comodismo e desinteresse não o faz de forma espontânea; portanto, tem-se que se cobrar e pressionar por este caminho.
Afinal como bem sabemos, a 'missão' dessa entidade é promover a justiça, servindo à sociedade na defesa dos seus direitos fundamentais, fiscalizando o cumprimento da Constituição e das Leis e defendendo a manutenção da democracia (MP).

Sei que não podemos nos iludir em ter uma solução imediata, uma vez que, assaltos e drogas é um problema também de saúde pública e de educação de qualidade; como também de religiosidade e de estrutura familiar digna.

Entendo também que o trabalho de prevenção também abrange estudo da cidade, áreas que devem ser mapeadas e que por São José de Mipibu ser uma cidade com várias fronteiras, entradas e saídas, se faz necessário um 'serviço de inteligência'. O que foi também solicitado.

Assim sendo senhoras e senhores, tivemos do Ministério Público o comprometimento de que irá passar adiante nossas solicitações, que a princípio não será a curto prazo por não depender só do órgão, mas que, nos próximos meses, teremos resposta, o que será cobrado, mais uma vez por todos nós, comunidade mipibuense.

Estamos nos articulando para também nos dirigirmos a Secretaria de Segurança Pública e Assembléia Legislativa, devidamente documentados, com o intuito de reforçar o que já fora solicitado ao MPSJM.

Agradeço o apoio e a confiança em mim depositada por todos - amigos, familiares, professores das escolas públicas e privadas, alguns comerciantes, blogueiros, imprensa das tvs da capital, alunos, donas de casa, aposentados, taxis e mototaxistas, gente como agente; o que aumenta minha responsabilidade como cidadã, que anceia em ver a cidade onde nasci e fui criada com qualidade de vida para seu povo.

Você que não pode se fazer presente nesta caminhada, se engaje nesta luta que é de todos nós, pois ela está só começando.

Paz e bem.

Ângela Freire


Nenhum comentário:

Postar um comentário