sexta-feira, 30 de setembro de 2011

COMUNIDADE DO MENDES REALIZA CAMINHADA PELA PAZ


Uma bela iniciativa em prol da paz foi realizada na tarde de hoje na comunidade do Mendes, localizada na zona rural de São José de Mipibu.

O evento foi idealizado pelos educadores do município, tendo à frente a profa. Rogéria Marques, que também é diretora da Escola Municipal Cônego Pedro Paulino.

Secretária Cláudia ao lado da Profa. Rogéria

Quem também marcou presença foi a Secretária Municipal de Educação, Cláudia Barros, prestigiando e dando uma força aos colegas educadores daquela comunidade.

Zé Branco - representante do Grupo de Idosos

Participaram da caminhada as seguintes entidades: Grupo de Idosos do Mendes, Escola Mun. Cônego Pedro Paulino, Escola Mun. Severina Ferreira, Creche Sta. Izabel, Centro Educacional São José (Vera Cruz) e membros da Igreja Católica.

Centro São José de Vera Cruz


Membros da Igreja Católica

Outro atração da tarde foi a presença das bandas de música, dentre elas a Banda Marcial da Escola Estadual Francisco Barbosa, a Banda Marcial de Vera Cruz e a Banda de Monte Alegre.

Banda da Escola Estadual Francisco Barbosa


Banda de Vera Cruz

Todas fizeram performances individuais, com destaque para a execução do Hino Nacional realizado pela pequena banda da cidade de Monte Alegre, fechando com chave de ouro o belo evento.


A Banda de Monte Alegre fechou com o Hino Nacional

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ESPECIALIZAÇÃO PARA COORDENACÃO PEDAGÓGICA EM 2012

Está aberto até o dia 28 de setembro de 2011 o Pré Cadastro para o curso de Especialização de Coordenação Pedagógica.

O curso que faz parte do Programa Escola de Gestores da Educação Básica/MEC será realizado em parceria com a UFRN, SEEC/RN e UNDIME em 2012.

Por favor, divulguem em sua escola. Para realizar o Pré- cadastro o interessado deverá entrar em contato com a DIRED (se for do Estado) e estiver na Coordenação Pedagógica da escola ou no Apoio Pedagógico de um turno.

Lembre-se que deverá constar na planilha da escola!!!!

Informações adicionais procurem a DIRED ou a CORE .

3232-1363/1362

core@rn.gov.br

Elizabeth Andrade
9985-2608


Post enviado por Lúcia Martins

terça-feira, 27 de setembro de 2011

GOVERNO REDUZ IMPOSTO DA GASOLINA; PREÇO NO POSTO NÃO CAI


A redução da alíquota da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) incidente sobre a importação e comercialização do petróleo, gás natural e derivados não deve resultar em preços menores para o consumidor final.


Ao menos esta é a opinião do diretor secretário da Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes), José Hernandes.

Segundo análise de Hernandes, a redução da Contribuição pelo governo tem como objetivo equilibrar os preços nas refinarias, visto que a Petrobras, por conta da alta demanda, está sendo obrigada a comprar gasolina A no exterior.


Governo

Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (27), o secretário de assuntos econômicos do Ministério da Fazenda, Antonio Henrique, disse que a situação da Petrobras não foi a motivação do governo para a mudança na Cide.

De acordo com ele, a medida é resultante da preocupação do governo em neutralizar os efeitos da alteração do percentual de álcool anidro misturado à gasolina que, a partir de 1 de outubro, passará de 25% para 20%.

O secretário explica que o preço da gasolina A, que passará a ter um percentual maior de álcool no combustível que chega ao consumidor, é superior ao do álcool anidro, o que, sem a mudança na Cide, poderia resultar em aumento de preços.

A medida, contudo, esclarece, não deve trazer valores menores para os motoristas. “Não há expectativas de queda de preços, a não ser que o preço do álcool anidro venha a cair”, disse.

Cide Publicada na edição desta terça-feira (27) do DOU (Diário Oficial da União), a redução da Cide está prevista no Decreto 7.570 e atinge petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados e álcool etílico combustível.

De acordo com o texto do Decreto, o valor da Cide passa a ser de R$ 192,60 por metro cúbico de gasolina, alterando, assim, o Decreto 5.060, de 30 de abril de 2004, que estabelecia o valor de R$ 230 por metro cúbico do combustível.

Fonte: Portal Yahoo

domingo, 25 de setembro de 2011

GRUPO LEDA EMPÓRIO REINAUGURA LOJA MATRIZ



O Grupo Lêda Empório está em festa!

Ontem, dia 24 de Setembro, a loja matriz de São José de Mipibu foi reinaugurada, ganhando mais de 250m² de área de vendas. E o melhor, TOTALMENTE climatizada!

Isso significa mais conforto, mais variedade e mais comodidade aos nossos clientes, nosso principal foco!

Só que essa é apenas a primeira parte das novidades de Lêda Empório, que mais em breve teremos outras surpresas!

Desde já convidamos você que ainda não foi conhecer a nova loja, que venha!

Estamos esperando!

Enviado por Haendel Dantas

sábado, 24 de setembro de 2011

PMDB DE GUAMARÉ FAZ CONVENÇÃO MUNICIPAL


Na tarde de hoje o PMDB realizou sua convenção municipal, quando teve a oficialização de um novo diretório, tendo a frente, a partir de hoje, o ex-presidente da Câmara Municipal, o ex-vereador Hélio Wilamy.

O Clube Municipal da cidade ficou lotado

Se depender de mobilização e animação o PMDB de Guamaré vai muito forte para a próxima eleição, pois dos nove vereadores sete apóiam o atual governo, sendo quatro deles filiados ao partido.

Essa composição é uma novidade nas terras de Guamaré, que teve por várias décadas o ex-prefeito Dedé Câmara no seu comando.

O deputado Hermano Morais prestigiou a convenção

Em tese, hoje, o comando do partido fica nas mãos do atual prefeito Auricélio Teixeira, que planeja o lançamento do ex-vereador Hélio Wilamy para a disputa de 2011.

Ex-vereadores Neto Avelino e Silvio Araújo

Como vemos o PMDB, tal qual como ocorreu em São José de Mipibu, vai fechando o cerco em torno das lideranças estaduais em evidência no atual cenário, visando não apenas 2012, mas, 2014.

Parece que, finalmente, o deputado Henrique Alves incorporou o espírito do velho bacurau, seu falecido pai Aluízio Alves, fazendo política de forma decisiva e incisiva.

CIRCUITO PETROBRAS DE VELA REALIZA TERCEIRA ETAPA NA COMUNIDADE DE DIOGO LOPES



A comunidade de Diogo Lopes, localizada a aproximadamente 25 km do município de Macau no Rio Grande do Norte, sediará a partir desta sexta-feira (23/09) a terceira etapa do Circuito Petrobras de Vela.

Durante o sábado e o domingo, serão realizadas as competições nas categorias de barcos e canoas. Na tarde do domingo, antecipando a cerimônia de premiação, o destaque ficará por conta da regata na categoria infantil.

O evento conta com o apoio da Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, que realiza um trabalho de recadastramento dos pescadores da comunidade e também garante a segurança necessária para a realização da competição náutica.

A programação inclui apresentações culturais de grupos locais e ações educativas, sobretudo com o propósito de levar às comunidades pesqueiras os conceitos de segurança, conservação ambiental e saúde, relacionados às atividades dos próprios pescadores e aos trabalhos marítimos da Companhia.

As etapas anteriores do circuito foram realizadas nos municípios de Galinhos e Guamaré, no Rio Grande do Norte. Até o final do ano, a competição percorrerá ainda os municípios de Porto do Mangue, Caiçara do Norte e Areia Branca, no Rio Grande do Norte, e Icapuí e Paracuru, no Ceará.

Alinhada à política de preservação do meio ambiente que permeia todas as ações do Circuito Petrobras de Vela, a comunidade de Diogo Lopes, reúne uma variedade ambiental que contempla manguezais, restinga, dunas, falésias, caatinga, tabuleiros, entre outros. Com o objetivo de preservar a região, foi criada a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, que reúne projetos produtivos na área de pesca e turismo ecológico.

Do blog Petrobras Fatos e Dados

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

AUDIÊNCIA DISCUTE NO PRÓXIMO DIA 6 IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ESTADUAL DE BANDAS

João Maria Alves
Filarmônica de Cruzeta um dos projetos bem sucedidos do RN


A Assembleia Legislativa do RN realiza Audiência Pública no próximo dia 6 de outubro, às 14h, para tratar da implantação do Sistema Estadual de Bandas do RN - Seban. A meta é elencar diretrizes para nortear a adoção de políticas publica capazes de atender as bandas em atividades no Estado. O público alvo do evento são mestres, maestros, músicos, gestores e interessados no tema.

De acordo com o maestro Humberto "Bembem" Dantas da Banda de Cruzeta, são cerca de 10 mil pessoas diretamente envolvidas com os grupos musicais espalhados por municípios do RN. "É bom entendermos que esse não é um movimento de A nem de B, e sim de todos nós, que sabemos muito bem apontar os erros e injustiças pelos quais passamos", salienta Bembem. "Haveremos de somar todas as forças e todos os esforços, assim como os companheiros do Ceará conseguiram. Para isso é preciso união, fé e, acima de tudo, amor ao nosso trabalho", reforça.

"Historicamente, o orçamento do Governo do RN destinado às bandas é zero. Agora chegou a hora, contamos com a simpatia dos próprios gestores, então nada de mágoas, ressentimentos, acusações; mas ao mesmo tempo nada de omissão e descrédito", analisa o maestro. "Estou particularmente feliz e ansioso, pois creio que todos sabem da

minha convicção de melhoras para todos, mas sem luta não avançamos", conclui.

A referida Audiência Pública é uma iniciativa do deputado Estadual Fernando Mineiro.

Informações com o próprio Bembem Dantas através dos telefones 9157-7700 e (84) 3473-2164 ou pelo endereço eletrônico bembemdantas@hotmail.com.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ACLAP DIVULGA RESULTADO DO 2° TORNEIO LEITEIRO REALIZADO NO ARENÃ

Luis Carlos (direita) ao lado de sócios da ACLAP



Boa Noite amigo Amauri,


Fizemos o maior torneio de cabras do RN, e o segundo do Brasil. Apenas a cidade Pernambucana de Ipojuca realizou um torneio maior que o nosso com 102 cabras.

São José de Mipibú está parabéns por representar todo litoral agreste com 23 associados da ACLAP, levando 67 cabras para o evento.

Um grande abraço e parabéns pelo seu blog.

Luis Carlos Dantas
Presidente da ACLAP



Um bom público prestigiou o evento



RESULTADO DO II TORNEIO LEITEIRO DA
REGIÃO LITORAL AGRESTE



NOVILHA


1º Lugar - Ferrugem 2.070 - Prop. Rivaldo Ferreira (Dado) Faz.Retorno - S. Paulo Potengí/RN.

2º Lugar - Xelita 1.895 - Prop. Francisco J.Medeiros Faz.Pedra Branca -S. Pedro Potengí/RN.

3° Lugar - Cigana 1.610 - Prop. Márcio A.de Lima Faz.Tanque de Cima - Bom Jesus/ RN.


JOVEM


1º Lugar – 51 - 4.850 kg - Prop. Arnoud A.da Silva Faz.Mª Francisca - Poço Branco/RN.

2º Lugar - Clarinda - 4.635 kg - Prop. Luiz Carlos C.Dantas Capril Rancho Colorado - Macaíba/RN.

3º Lugar - Renê R.C - 3.700 Kg - Prop. Dijanete Diniz Granja São Francisco – Macaíba/RN.

4º Lugar - Vivenda de Órion - 3.515 kg - Prop.Hugo J.Oliveira Arenã - São J.Mipibu/RN.

5° Lugar - Jurema - 3.360 kg - Prop.Rivaldo Ferreira Faz.Retorno - S.Paulo do Potengí/RN.

6º Lugar - Bonita do Uruçú - Prop.Tertuliano Aires Neto - Macaíba RN.

7° Lugar - 0027 - 2.855 Kg - Prop. Fernando Gouveia Faz.Santa Terezinha – Macíba/RN.


ADULTA


1º Lugar - Bela - 6.860 kg - Prop.Demetrius Fernandes Faz. Canto das Imburanas - Ceará Mirim/RN.

2º Lugar – Izadora - R.Colorado Prop.Luiz Carlos C.Dantas Capril R.Colorado - Macaíba/RN.

3º Lugar -10001 - Vivenda Órion Prop.Hugo J.OLiveira Capril Vivenda de Órion - S.J.Mipibu/RN.

4º Lugar - Silvana - R.C Prop.Luiz Carlos C.Dantas Capril R.Colorado – Macaíba/RN.

5º Lugar - Serena Imburanas - Prop.Demetrius Fernandes Canto das Imburanas - C. Mirim/RN.

VIOLÊNCIA EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU É MANCHETE EM JORNAL DA CAPITAL



COMERCIANTE É BALEADO EM LOJA E
BANDIDO É PRESO EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU


Uma tentativa de assalto a uma loja de material esportivo no centro do município de São José do Mipibu, situado a 39 km de distância de Natal, foi registrado pela Polícia Militar por volta das 18h dessa quarta-feira (21). De acordo com o tenente Crizanto, oficial em serviço, a ocorrência resultou na prisão de um dos integrantes da dupla, identificado como Alexandre Xavier da Silva, e no ferimento a bala do proprietário do estabelecimento durante uma reação a ação dos bandidos.

Segundo o tenente Crizanto, os dois homens chegaram a pé ao estabelecimento, anunciaram o assalto, mas foram surpreendidos pelo dono da loja, que iniciou uma luta corporal com um dos bandidos, e foi baleado na perna em conseqüência da reação. Na ocasião, os bandidos assustados empreenderam fuga, porém, um deles foi preso pela polícia que estava próximo ao local.

O dono da loja foi socorrido por populares para o hospital e não corre risco de morte. Já Alexandre Xavier da Silva, acusado de tentar roubar a loja, foi encaminhado para a delegacia. De acordo com a PM, o seu comparsa foi identificado como Rafael, mas até o momento não foi encontrado em trabalho de diligências.

A Polícia Militar ainda foi até o estabelecimento alvo da ocorrência na busca por imagens de circuito interno, mas o proprietário confirmou a ausência do sistema de segurança no local.


Da redação do Diário de Natal




********************************


COMENTÁRIO DO BLOG


Queridíssimo por todos os mipibuenses, o comerciante Reinaldo Cruz é mais uma vítima da onda de violência que assombra e assusta nossa cidade.

Os métodos adotados nesse assalto comprovam a ineficiência do "aparelho" policial montado na cidade, após inúmeras manifestações feitas pela comunidade.

Segundo informações de amigos blogueiros de Mipibu, os bandidos chegaram de bicicleta no local do crime.

Como vemos, ainda há muito o que fazer para que tenhamos, pelo menos, uma sensação mínima de segurança.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CONVITE - CAFÉ COM LETRAS



CAFÉ COM LETRAS



O Café com Letras é um espaço de divulgação artística e cultural em um ambiente de oportunidades para aproximar pessoas, incentivar a cooperação e participação de instituições, que atuam na comunidade, fomentar a economia solidária e o desenvolvimento da qualidade de vida.



SÁBADO DIA 24 DE SETEMBRO

INÍCIO ÀS 19:00 HORAS

Feira de Artesanato e Economia Solidária - CCAPAR

Exposição do Artista Plástico Erick Tibaut


Praça de Alimentação

Intervenção musical de Arlindo Ricart e apresentação do instrumento Papirophone e a Banda Berimbelo Encantado; Tom da Costa

Lançamentos do livro Infantil: “O Menino Sorriso e a Bicicleta Liberdade” da escritora e artista plástica Flor Atirupa – Editora Flor do Sol

Exposição de Flores


******************************************


Local: ESPAÇO PIUM CULTURAL

Av. Joaquim Patrício, 02 - Rota do Sol – Pium – Parnamirim
(Entre o Posto Fiscal PM e a Vila Feliz)

E-mail: institutopiumcultura@hotmail.com

Fones: 9948-9453 / 8123-3048 / 8702-8250

SEMANA DO IDOSO - ABRIGO ANÍZIA PESSOA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE HOJE (21/09)


Aos Benfeitores e Colaboradores desta Instituição de Longa Permanência, estamos divulgando a programação de hoje, 21 de setembro.

Ficaremos felizes se pudermos contar com a participação de todos (as) através de sua visita para animar a referida programação.


DIA 21/09/2011 – QUARTA-FEIRA


09:00hs - Abertura da Semana do Idoso com Missa - Celebrante: Pe. Valtair Lira Lucas.

Local: Abrigo Anízia Pessoa - Show Louvor com Ministério de Música da Rocinha (Pau Brasil)

14:00 hs - Participação Escola Estadual Hilton Gurgel de Castro (CAIC) Celi Monte

15:00 hs - Escola Municipal Professor Rafael Garcia – Eliene Nascimento

15:00 hs - Escola Maria Aparecida - Jaqueline Fernandes



A Diretoria do ABRIGO ANÍZIA PESSOA agradece sua disponibilidade e participação.

Irmã Iva Guedes
Diretora

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ARTIGO - FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA




Pesquisa recente da agência APPM dá a medida de como se realiza a discussão sobre campanhas eleitorais no Brasil. Oitenta e quatro por cento dos consultados dizem que as doações de empresas aumentam as chances de corrupção, mas 81% são contra o financiamento público.

O eleitor sabe que o conluio entre dinheiro privado e Estado é fonte de corrupção, mas se opõe ao financiamento público, pois não lhe é visível o fato de que ele também paga a conta do financiamento privado.

As empresas, com frequência, recolhem via corrupção o que investiram no candidato. O prejuízo ao Estado só aparece se estoura um escândalo, caso em que o agente público será execrado, enquanto pouco se dirá sobre o agente privado corruptor. Nada mais brasileiro do que esquecer que corrupção é via de mão dupla.

Ouvem-se três argumentos principais contra o financiamento público: ele não elimina a corrupção, coloca dinheiro do contribuinte nas mãos de corruptos e favorece os partidos mais organizados ou "instala uma ditadura financeira dos partidos" (conforme Elio Gaspari observou em sua coluna de 24/8).

O primeiro é um patente sofisma.

Se observamos que a troca de favores com o dinheiro de campanha é fonte de corrupção, recusar o financiamento público porque ele não a elimina equivale a recusar a Lei Maria da Penha porque ela não acaba com a violência contra a mulher.

Que se estabeleçam os mecanismos de cumprimento da lei, mesmo sabendo que eles não serão perfeitos. O financiamento público não elimina a corrupção, mas ataca sua raiz e facilita a fiscalização.

O segundo se nutre da péssima imagem dos políticos e da premissa de que o cidadão comum seria moralmente superior a eles. Ora, não há indício de que as relações cotidianas não estejam tão perpassadas pela corrupção quanto as políticas. É a colocação do Estado a serviço de interesses privados que corrompe -e essa tem sido uma constante em nossa história, desde as capitanias hereditárias.

O terceiro é, na verdade, uma defesa do financiamento público. Se ele fortalece os partidos mais organizados, eis aí outra razão para adotá-lo. Ele não acabará com as legendas de aluguel, mas tornará sua vida mais difícil. A expressão "ditadura dos partidos" não faz sentido se esses são compostos de cida- dãos livres e entram e saem do poder pelo voto. Oxalá o Brasil escape da situação dos Estados Unidos. Apesar de proibidas as doações de empresas a campanhas, o dinheiro doado a partidos e organizações propagandísticas (as 527s) determina todo o rumo da política.

Hoje, 86% dos estadunidenses vê democratas e republicanos do Congresso negativamente, mas uma terceira opção tornou-se inviável, já que o dinheiro corrompeu o sistema político até a medula.

Cuidemos da nossa democracia: o primeiro passo é uma contabilidade equânime, à qual todos tenham acesso. Sai mais barato, inclusive.

* Artigo do professor da Universidade de Tulane e colunista da revista Fórum Idelber Avelar.

PONTÃO DE CULTURA COMUNA DESENVOLVE PROJETO PARA FORMAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FESTA DO EX-ALUNO DO IFRN SERÁ NESTE SÁBADO




Ex-alunos, alunos, servidores e aposentados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) têm um encontro marcado no próximo dia 17 de setembro: a tradicional Festa do Ex-aluno, no Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe).

O evento é promovido pela Associação dos Ex-alunos de Escolas Federais Industriais e Técnicas (Assefit/RN) e, neste ano, contará com a animação da Banda FlashBack (anos 60), da cantora Leny Caldas (MPB) e do Pagode Nosso Grito.

As camisetas estão sendo vendidas no campus Central do IFRN (sala da associação dos servidores), na Miranda do Natal Shopping e na Lampadinha (Alecrim e BR-101). O valor é R$ 35 e dá direito a cinco fichas para bebida (cerveja ou refrigerante) e churrasco à vontade até as 17h.

Os associados em dia com a anuidade da Assefit/RN pagarão R$ 15 pela camiseta (para estes, o ponto de venda será apenas o IFRN e somente poderá ser adquirida uma entrada a esse valor promocional).


SERVIÇO


6º Encontro do Ex-aluno do IFRN


Onde: Cepe (Av. Ayrton Senna, 1891, Parque dos Eucaliptos – Parnamirim/RN).

Quando: sábado, 17 de setembro.

Hora: 12h.

Senhas: R$ 35 (Campus Central do IFRN, Miranda do Natal Shopping e Lampadinha do Alecrim e BR-101.

Informações: twitter.com/FestaEX_IFRN | (84) 4005.2681

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MIPIBU DIVIDIDA - AÇÃO POPULAR PROTOCOLADA PELO DEPUTADO FÁBIO DANTAS OBTÉM LIMINAR DA JUSTIÇA FEDERAL

Foto: Arquivo Amauri Freire
Um muro de 4 Km divide a cidade


Em São José de Mipibu com a duplicação da BR 101 a cidade foi dividida em duas, pois a distância entre um contorno e outro é de 4 KM, o que tem dificultado a vida da população.

Foto: Assessoria Fábio Dantas
Deputado Fábio Dantas


Tentando contribuir para minimizar este problema o deputado Fábio Dantas protocolou, como autor, uma Ação Popular na Justiça Federal, e em dezembro obteve uma liminar, que agora em 01 de setembro de 2011 foi confirmada em síntese no seguinte:


0007550-41.2010.4.05.8400 FABIO BERCKMANS VERAS DANTAS (Adv. RENATA COLOMBIERI MOSCA) x DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES - DNIT. AÇÃO POPULAR - PROCESSO Nº 7550-41.2010.4.05.8400

FABIO BERCKMANS VERAS DANTAS X DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES – DNIT

EMENTA: ADMINISTRATIVO. AÇÃO POPULAR. DUPLICAÇÃO DA BR-101. NECESSIDADE DE INSTALAÇÃO DE SEMÁFOROS, PASSARELAS PARA PEDESTRES E ESTAÇÕES DE NÍVEL, NO TRECHO URBANO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU/RN. DEMONSTRAÇÃO. ACATAMENTO PARCIAL DO PLEITO, PARA REDUZIR O NÚMERO DE PASSARELAS SOLICITADAS NA PETIÇÃO INICIAL, ACATANDO NA ÍNTEGRA AS DEMAIS PRETENSÕES.

01.Cuida-se de ação popular ajuizada por FABIO BERCKMANS VERAS DANTAS contra o DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES - DNIT, postulando, em sede de antecipação da tutela e por ocasião da sentença, que seja determinada a instalação, no prazo de 10 (dez) dias, de 03 (três) semáforos, com abertura transversal na BR 101, além de 08 (oito) passarelas, sendo uma a cada 500 (quinhentos) metros, no trecho urbano do Município de São José do Mipibú - RN, na extensão de quatro (04) quilômetros da BR-101, bem como estações de nível para ligação dos trechos da cidade, por intermédio de procedimento licitatório a ser instaurado por ordem deste juízo.

"21. Diante do exposto, JULGO PARCIALMENTE PROCEDENTE A PRETENSÃO AUTORAL, mantendo os termos da decisão que deferiu em parte a antecipação da tutela, para ordenar ao réu o cumprimento das seguintes providências: a) colocação de 03 (três) semáforos, com abertura transversal para passagem de pedestres, sendo o primeiro na localidade do Bairro Novo, o segundo na altura da entrada da Rua 26 de Julho e o último na altura da Rodoviária Pública, todos no município de São José do Mipibú/RN, devendo ser garantida a total acessibilidade às aberturas transversais (rampas, escadas e corrimãos); b) construção de quatro (04) passarelas, sendo uma (01) a cada quilômetro do perímetro urbano do município em tela; c) abertura de procedimento licitatório para fins de construção de estações de nível, de modo a possibilitar a ligação entre os trechos do município.
22. Condeno ainda o DNIT ao pagamento de honorários no valor de R$ 300,00 (trezentos reais)."

P.R.I.
Natal/RN, 24.08.2011.
MAGNUS AUGUSTO COSTA DELGADO
Juiz Federal - 1ª Vara



***********************************


Ocorre que o DNIT somente iniciou a construção de 01 passarela, que se encontra paralisada, sendo que o prazo judicial era de 10 dias em dezembro/2011, faltando iniciar as obras de abertura dos 03 semáforos e a construção das outras 03 passarelas.


Assessoria Deputado Fábio Dantas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

2º TORNEIRO LEITEIRO DO LITORAL AGRESTE SERÁ NESTE FINAL DE SEMANA


Será promovido durante os dias 16,17 e 18 em Arenã, distrito de São José do Mipibu, o 2º Torneio Leiteiro do Litoral Agreste. Um evento que contará com exposição de mais de 70 cabras de proprietários filiados com a Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras do Litoral e Agreste Potiguar (Aclap), promotora do torneio.

A abertura do evento será na sexta-feira (16), a partir das 20h, com presença confirmada de diversas autoridades que fazem a agricultura no Rio Grande do Norte. De acordo com o presidente da Aclap, Luiz Carlos Correia Dantas, o evento já começa a se consolidar na região e em breve será um dos mais fortes e competitivos do Estado. “Será, com total certeza, um evento bonito e que entrará definitivamente no calendário agropecuário potiguar”, ressaltou Dantas.

Durante os três dias do torneio leiteiro, vários produtores da região terão a oportunidade de exibirem os seus planteis e conversarem sobre novas formas de criação de cabras leiteiras. “Teremos cinco currais disponibilizados para os animais e também teremos outras atrações durante o torneio, como é o caso das premiações em dinheiro. Fora tudo isso, ainda teremos trios de sanfoneiros e mamulengos para alegrar a meninada que também prestigia o evento”, lembrou Luiz Carlos Correia.




NÚMEROS E PARCERIAS


Na abertura do evento, serão apresentados pela direção da Aclap os números da produção de litros de leite na região. Dados que alegram os produtores locais. “Para você ter uma idéia, somente de janeiro até agora, a nossa região produziu quase 120 mil litros de leite de cabra. Uma mostra da força de nossos produtores rurais”, informou Dantas.

Segundo o presidente da associação, a expectativa para o torneio de 2011 é a melhor, pois a Aclap está contando com bons apoios, como é o caso do Sistema Faern/Senar. “Sem essas parcerias, seria totalmente inviável a realização do torneio. E sem iniciativas como essas, a nossa produção não seria valorizada como merece”, lembrou Dantas.

O presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, lembrou do sucesso do torneio de 2010 e felicitou a organização da Aclap para mais essa edição. “No ano passado fiquei muito impressionado com o tamanho da feira e a sua organização. Um torneio que somente foi promovido por conta da boa gerência da Aclap. Uma entidade nova, mas que já conta com mais de 30 sócios”, finalizou José Vieira.

Enviado pela ACLAP

domingo, 11 de setembro de 2011

AERÓDROMO DR. SEVERINO LOPES PROMOVE EVENTO COMEMORATIVO NA FAZENDA BOMFIM


Durante a manhã de hoje, a Fazenda Bonfim, onde acontece o Forró da Lua, esteve movimentada com eventos comemorativos ao Aeródromo Dr. Severino Lopes, construído nos domínios da referida fazenda.

No ano passado as homenagens foram para o ex-piloto Pery Lamartine. Neste ano, as homenagens foram em memória de Dix-Huit Rosado.

A programação ainda teve exposição de réplicas em miniatura de aviões famosos e acrobacias aéreas com pilotos de várias partes do país.



VÁRIAS AERONAVES ESTAVAM
EXPOSTAS AO PÚBLICO





EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA EM HOMENAGEM
À MEMÓRIA DE DIX-HUIT ROSADO



ANIVERSÁRIO DO FORROZEIRO WALDONYS

Marcos Lopes com o Deputado Betinho Rosado e Waldonys


Outra atração foi o forrozeiro Waldonys, o mais famoso sanfoneiro-aeronauta do Brasil, especialista em acrobacias aéreas, que tem no currículo um vôo com um grupo da Esquadrilha da Fumaça.

Além das acrobacias o forrozeiro ainda comemorou seu aniversário, numa homenagem programada pelo agropecuarista Marcos Lopes, organizador do evento.

CARTÃO LÊDA EMPÓRIO DIVULGA GANHADORES DO MÊS DE AGOSTO

CONVITE - II TORNEIO DE CABRAS LEITEIRAS DO LITORAL AGRESTE

sábado, 10 de setembro de 2011

NÚCLEO DE ARTE E CULTURA DA UFRN RECEBE INSCRIÇÕES DE CURTAS ATÉ O DIA 10



O Núcleo de Arte e Cultura e a Pró-reitoria de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte recebem até o dia 10/09 curtas-metragens de até 5 minutos para serem exibidos na I Mostra de Curtas-metragem do NAC que será realizada na 34ª Reunião anual da ANPED, com o tema “Educação e Justiça Social”.

Os vídeos deverão estar de acordo com a temática do evento e podem ser das seguintes categorias: vídeo-arte; stop-motion; técnicas-mistas; ficção; animação; experimental; videoclipe; celular; slide-show (transição de imagens).

As inscrições vão até o próximo sábado, dia 10/09 e devem ser feitas presencialmente no NAC, localizado no Centro de Convivência da UFRN, em frente à Reitoria. No ato da inscrição devem ser levadas duas cópias em DVD com um dos seguintes formatos: MPEG2, AVI ou WMV. O resultado da seleção sai dia 23/09.

Para mais informações:

e-mail: nac@reitoria.ufrn.br
site: http://www.nac.ufrn.br/
telefone: (84) 3215-3237

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A FAVELIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU - OPINIÃO DE EDILSON AVELINO

Edilson Avelino


Caro amigo Amauri,

A propósito dessa sua matéria sobre “A favelização do Centro Histórico de São José de Mipibu”, como já pode ter observado, nas minhas idas a São José, tenho evitado transitar pelas ruas e praças dessa cidade que aprendi, desde cedo, a amar.

São José de Mipibu, outrora, embalou meus sonhos, como também de outros tantos jovens estudantes que participavam efetivamente da vida sócio-cultural de nossa cidade. Tempo de casarões coloniais, de praça com coreto e jardins, onde a população podia transitar nos finais de semana, após a tradicional missa em nossa linda matriz.

Sou do tempo em que a única alteração cometida por esses jovens era uma saborosa vaia no relógio do campanário quando, este, ecoava as suas badaladas em descompasso com a hora, fosse pra mais ou pra menos. Era um tempo de pureza, até na forma de expressar um “protesto” juvenil.

Quantas vezes, “tia” Lourdes Fagundes, dona Euza Palhano, “seu” Zé da Bicicleta ou nosso queridíssimo Padre Antonio nos repreendia por essa vaia inconseqüente... E nós, com o devido respeito a essas figuras ilustres e queridas, parávamos a nossa ingênua bagunça e íamos pra casa, envergonhados da peraltice cometida... Bons tempos aqueles.

Mas, também era um tempo em que não víamos ninguém se atrever a desfigurar o patrimônio arquitetônico de São José, nossas praças e logradouros, tempo em que não víamos a nossa tradicional feira mergulhada no caos, não víamos carros de som pelas ruas competindo em decibéis, não víamos jovens se drogando abertamente à luz do dia ou da noite, não víamos túmulos serem violados impunemente, não havia bocas-de-fumo comercializando drogas livremente, não víamos assaltos ao comércio ou a pessoas, jamais vimos o Grupo Escolar Barão de Mipibu ser transformado em prisão de desordeiros nas grandes festas e eventos, nunca vimos blocos carnavalescos se agredirem por disputa de espaço e desorganização, nunca vimos corridas ou “pegas” de motos em plena via pública, enfim, são tantas as novidades tristes e lamentáveis que já não me interessa passear pela minha cidade quando aí estou. Quando muito, vou a uma padaria ou farmácia.


Fico triste, aborrecido e decepcionado com muitos de nossos companheiros que hoje, investidos de mandatos eletivos, se portam como se São José estivesse na mais perfeita ordem. Com raríssimas exceções, não se envolvem diretamente com nada. Fazem lá os seus discursos, divagam sobre os reais problemas da cidade, promovem audiências públicas com o objetivo de dar alguma satisfação aos seus fiéis e eternos eleitores e nada mais. De resto, a discussão primordial são os conchavos para o próximo mandato que, com certeza, já começam a montar a partir das novas mídias. E, algumas, quase sempre, estão a serviço dessas “legítimas lideranças”. Uma pena.

O clamor já se faz ouvir, visto que a situação, segundo as notícias que recebo, é gravíssima.

Resta saber se esse povo sofrido saberá montar trincheiras para se defender das próximas investidas dos seus algozes...

Pobre São José, eras tão linda e já não te reconheço. Conseguiram desfigurar teu corpo e tua alma. Um dia, que espero não demore, teus vilões responderão por tudo que te fizeram por ação predatória ou omissão.


Edílson Avelino (Didi Avelino)
Rio de Janeiro


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A FAVELIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU


Volto mais uma vez a tratar desse tema que entristece os que realmente conhecem São José de Mipibu, uma cidade que já foi considerada uma das mais lindas do Rio Grande do Norte, pelo seu belíssimo conjunto arquitetônico em estilo colonial, hoje quase que totalmente destruído.



O centro histórico da cidade tinha uma composição quase perfeita, formado por três praças, tendo como referência a imponente Igreja Matriz, infelizmente também desfigurada em sua arquitetura original.

O que vemos hoje são raros resquícios de uma época importante, vivida numa cidade que figura entre as cinco mais antigas do estado.

Quase todos os velhos casarões foram destruídos, dando lugar aos atuais prédios comerciais e alterando um dos mais belos cenários urbanos do período colonial.


Como se não bastasse tudo isso, em pleno século 21, vem a prefeita Norma Ferreira e acha de construir um "sulancódromo", justo no único lugar onde ainda existe os últimos resquícios desse importante patrimônio paisagístico e histórico.

E como em São José quase tudo segue a cantiga da perua, o monstrengo construído pela prefeita tomou contornos terríveis.


Sem nenhuma explicação convincente os usuários ocuparam o espaço sem que o mesmo estivesse concluído.

O que nós vemos hoje é um aleijão num espaço nobre da cidade, ferindo uma Lei Municipal (Plano Diretor), e transformando o centro histórico numa favela.



A única certeza que eu tenho, é que SÃO JOSÉ NÃO MERECE ISSO.

E que enquanto alguma coisa não for feita no sentido de corrigir esse erro absurdo, este blogueiro continuará escrevendo e cobrando das nossas autoridades uma solução.

Registre-se ainda a omissão de todos os vereadores da cidade no descumprimento do Plano Diretor, todos eles "profundos conhecedores" da Lei que o criou.

Ano que vem tem eleição e cabe a você, caro leitor e eleitor, prestar um pouco mais atenção na hora de votar.

Pense nisso!