segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

IX FESTIVAL DE CULTURA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU MOVIMENTOU A CIDADE NO FINAL DE SEMANA


Realizou-se no último final semana o IX FESTIVAL DE CULTURA POPULAR DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU, desta vez numa parceria entre a Associação Cajupiranga e Câmara Municipal, através do Projeto Câmara Cultural,

As atividades começaram na sexta-feira com a abertura da 1º MOSTRA DE ARTISTAS PLÁSTICOS DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU, realizada no plenário da Câmara Municipal, que contou com a presença de muitos convidados, dentre eles o prefeito em exercício Dr. Arízio Fernandes, o presidente da Câmara Municipal Kéricles Alves e o presidente da Associação Cultural Cajupiranga Amauri Freire.

A exposição é composta por obras de 6 artistas mipibuenses, totalizando 36 pinturas em estilos variados, e permanecerá aberta ao público até o dia 20 de dezembro.

O evento já está sendo considerado um grande sucesso, tanto pelos organizadores como pelos artistas e, principalmente pelo público que compareceu e prestigiou, numa demonstração de que a arte mipibuense tem o seu devido valor e merece seu espaço.


Amauri, Kerinho, Keliane, Rogerinho, Galdino e Tácio

O grande barato do evento está sendo a participação de artistas veteranos como José Estelo, Tácio Cruz e Keliane, dividindo o espaço com jovens artistas, dentre eles Cleiton e Cleibson, dois adolescentes de 14 e 15 anos respectivamente. A mostra conta ainda com as presenças de Luis Galdino, Rogério Silva e Rossine Holanda.

Cleiton e Cleibson

João Maria Freire comandou a cerimônia de abertura

Diretoria da Associação Cajupiranga - Dário, Karina, Valdeci, Eurídice, Lígia e Amauri com o presidente da Câmara Kerinho

A cerimônia de abertura da exposição ainda teve a participação dos músicos mipibuenses Geridson e Jonathan, interpretando canções da MPB.

Geridson e Jonathan



IX FESTIVAL DE CULTURA POPULAR
DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU



Na noite de sábado foi a vez do IX FESTIVAL DE CULTURA POPULAR DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU, evento que vem sendo realizado durante as festividades de final de ano na cidade desde 2002.

Esse ano marcou o retorno do nosso Grupo de Bambelô, reformulado após a morte do grande Mestre Paraguai, apresentando-se com uma nova formação composta por crianças e jovens da cidade. Na percussão Maria José, Dário Silveira, Nilson Eloy e Amauri Freire tiveram a difícil tarefa de substituir os velhos mestres, mantendo viva essa manifestação cultural secular no cenário cultural mipibuense.

A abertura do evento foi feita pelo quarteto de violões da UFRN, formado por Bárbara, Daniela, Daiany e Juliana, alunas do curso de música daquela importante entidade. As moças apresentaram um belíssimo repertório e foram muito aplaudidas pelo público presente. (apesar do barulho infernal existente no centro da cidade proveniente dos famosos “paredões de som”, uma verdadeira lástima).




Quarteto de violões da UFRN

Padre Matias, Gilson Matias, Amauri Freire e Kerinho com as meninas do Quarteto de violões

Em seguida foi a vez do Grupo de Danças Afro-brasileiras de Pedro Velho tomar conta da praça. Durante cerca de meia hora a turma segurou o ritmo com danças tribais, passando pela capoeira e terminando com um autêntico côco de roda, arrancando efusivos aplausos da platéia presente. No final o pequeno Bruno ainda fez uma homenagem ao “Mestre Chico Antônio”, uma das maiores referências do folclore potiguar.

Convém registrar que todo o trabalho de preservação e resgate dos grupos de Pedro Velho, são conduzidos pelo Instituto Chico Antônio, um Ponto de Cultura daquela cidade, que tem como uma das coordenadoras a Sra. Marta, neta de Chico Antônio.


Danças tribais



Capoeira

Côco de Roda de Pedro Velho

O menino Bruno homenageia Chico Antônio

Grupo de danças de Pedro Velho

Chegou então a vez dos grupos de Mipibu, começando com o belíssimo Côco de Roda de Manimbu, recém revitalizado com o apoio da Associação Cajupiranga em parceria com a Fundação José Augusto. As meninas de Manimbu formaram um bela roda de côco sob o comando de Márcio e Marrom, cantando e dançando com muita desenvoltura. A animação foi tanta, que na última peça o presidente da Câmara Kerinho entrou na roda e ainda convidou o Pe. Matias para fazer uma pequena participação nessa apresentação.



Côco de Roda de Manimbu

Em seguida, para fechar a noite, entrou o Grupo de Bambelô totalmente revitalizado pela Associação Cajupiranga, após a morte do “Mestre Paraguai’. Foi a primeira apresentação sem a presença do grande Mestre.

A turma nova começou um pouco inibida, mas depois do terceiro côco puxado por Nilson, Maria, Dario e Amauri a coisa esquentou, contagiando a todos que assistiam, fazendo com que várias pessoas da platéia entrassem na roda, fechando com chave de ouro o belíssimo evento cultural.









Ronaldo, Lucila, Karina, Dário, Nilson, Maxwell, Marcos, Gilson, Socorro, Amauri e Maria (de pé).
Seu Manoel, Valdeci e Eurídice (agachados)



Fotos: Paula Karina, Amauri Freire e Jakeline.

2 comentários:

  1. Amauri,
    lindas fotos e, certamente, uma noite de muita alegria e celebração de nossas raízes.
    Cada vez que vejo o resultado do seu trabalho, do seu empenho em resgatar as nossas tradições, mais gosto de você.
    Parabéns a todos que fazem a CAJU, sob a sua batuta, e que 2011 seja um ano de plenas e grandes realizações.
    Em breve nos veremos.
    Abç.
    Edilson (DIDI AVELINO)

    ResponderExcluir
  2. Caros conterrâneos cuidadores da cultura,
    quero parabenizar a todas as pessoas que se dedicaram para que o festival acontecesse. Nunca é fácil trabalhar com cultura no Brasil. Entretanto, a comunidade demonstrou inventividade, imaginação, generosidade, persistência e boa vontade.
    Torço para que se possa reviver e reinventar os conhecimentos de nossos antepassados, e no processo ganharmos mais cidadania, mais compreensão do que se quer, mais valorização do que é genuinamente nosso, nesse ensaio do que a comunidade será capaz de produzir. O potencial é imenso.
    Câmara Cascudo com certeza está orgulhoso de São José de Mipibu e de seu povo!

    Sinceramente,
    Hermes Freire

    ResponderExcluir