sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

ASSOCIAÇÃO CULTURAL CAJUPIRANGA REALIZARÁ O IX FESTIVAL DE CULTURA POPULAR DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Pelo nono ano consecutivo a Associação Cultural Cajupiranga estará realizando o Festival de Cultura Popular de São José de Mipibu.

O festival consiste em apresentar ao público mipibuense as manisfestações culturais e folclóricas da cidade e da região, tendo como meta e objetivo principal manter e preservar o que ainda existe de cultura de raiz no atual contexto.

Esse ano teremos apresentações variadas que vão da música erudita, até o que existe de mais antigo e enraizado na cultura popular mipibuense.

Grupo de Bambelô

Teremos o retorno do nosso Grupo de Bambelô, reformulado após a morte do grande Mestre Paraguai, com uma nova formação composta por crianças e jovens da cidade, mantendo a tradição secular dessa importante manifestação cultural.

Público é composto por todas as idades

De Pedro Velho estaremos trazendo um fantástico Grupo de Danças, que consegue numa única apresentação apresentar variadas performances de danças afro-brasileiras.

Da UFRN estará vindo o Quinteto de Clarinetes, composto por professores e alunos daquela importante entidade, trazendo um repertório eclético entre o popular e o erudito.

Finalizando teremos duas grandes atrações locais, oriundas da comunidade de Manimbu. Trata-se dos grupos de Côco de Roda e o Boi de Reis, autênticas manifestações culturais, resgatadas com o apoio da Associação Cultural Cajupiranga e da Fundação José Augusto.

Boi de Reis de Manimbu

Estas serão as primeiras apresentações desses grupos com as novas vestimentas, conseguidas graças a uma parceria feita entre a Cajupiranga e a FJA. Segundo Márcio e Dona Lurdinha, os dois grupos vão fazer bonito no próximo sábado.

Outra novidade desse ano é a parceria com Câmara Municipal através do projeto Câmara Cultural, que vai promover uma exposição de obras de artistas plásticos mipibuenses a partir da próxima sexta-feira, na sala de exposições daquela casa. Além dessa atividade também haverá no dia do festival a instalação de barracas com obras de artesãos locais.



SERVIÇO


DIA 17/12 – ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DE ARTISTAS PLÁSTICOS MIPIBUENSES.
LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL
HORA: 19:00 h.

DIA 18/12 - IX FESTIVAL DE CULTURA POPULAR
LOCAL: PRAÇA MONSENHOR PAIVA
HORA: 19:30 h.


ATRAÇÕES


-QUINTETO DE CLARINETES (UFRN)
-GRUPO DE BAMBELÔ (CAJUPIRANGA)
-GRUPO DE DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS (PEDRO VELHO)
-CÔCO DE RODA (MANIMBU)
-BOI DE REIS (MANIMBU)

Fotografias: Arquivo Cajupiranga

Nenhum comentário:

Postar um comentário