terça-feira, 2 de novembro de 2010

DIA DE FINADOS - A TRISTE REALIDADE DO CEMITÉRIO PÚBLICO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU


O dia de hoje é dedicado às lembranças e homenagens aos que já se foram, uma data religiosa tradicional no calendário da Igreja Católica.

Como é de costume em quase todos os lugares, os cemitérios recebem milhares de pessoas que num ato de fé e de agradecimento visitam os túmulos de seus entes queridos, fazendo orações e acendendo velas pelas suas almas.

Em qualquer lugar onde haja de fato sinais de civilização e cuidado com a coisa pública, os cemitérios são espaços bem tratados e ,de certa forma, oferecem um mínimo de conforto aos que dele fazem uso, seja como vivo ou como morto.

Em São José de Mipibu isso não existe e já faz muito tempo.

Não há espaço para se enterrar mais um único defunto, a não ser que a família já disponha de um espaço já aforado, quem não dispõe passa pelo constrangimento de ficar percorrendo e procurando junto com o coveiro um lugar, entre uma cova e outra, para fazer um simples sepultamento.

Essa é mais uma triste realidade vivida pelos mipibuenses, e q
uem for ao cemitério hoje pode comprovar perfeitamente tudo o que está sendo escrito aqui.

Enquanto isso a prefeita dá a desculpa de que não constrói um novo cemitério por falta de uma licença ambiental junto ao IDEMA.

O que dizer de um governo que não consegue, em 6 anos, tirar uma licença ambiental para construir um cemitério???

Recentemente fiz uma postagem neste blog sobre a situação de caos e de abandono do nosso cemitério, e, em homenagem a memória dos milhares de mipibuenses que lá se encontram, e, também, com o intuito de refrescar a memória dos que estão vivos, farei novamente a mesma postagem, quem sabe assim alguém se compadece e consegue tirar essa licença.

Nem os mortos de São José merecem isso.



**************************




MIPIBU ABANDONADA - CEMITÉRIO PÚBLICO É USADO COMO MOTEL E MICTÓRIO
(Post publicado em 16 de outubro de 2010)


As cenas de abandono observadas em São José de Mipibu parecem não ter fim, nem limites.

O absurdo agora vem do cemitério público, o único local onde presume-se que seja possível descansar em paz. Menos por aqui.

Pois é meus caros, nem isso está sendo respeitado na terra dos Mipibus.

Há 3 meses o cemitério de nossa cidade encontra-se sem um cadeado para fechar seu portão. O equipamento encontrado e utilizado pelo coveiro para deixá-lo fechado é um simples arame.

A segurança do cemitério resume-se a esse arame
Durante todo esse período o Sr. José Firmino, coveiro da cidade, tenta conseguir junto aos administradores do cemitério e da cidade uma corrente e um cadeado, sem que ninguém lhe dê atenção.


O Sr. José Firmino (coveiro) já cansou de pedir um cadeado
Como consequência, o velho cemitério está sendo alvo de todo tipo de milacria, tendo em vista que o coveiro só trabalha durante o dia, e, no período da noite não há nenhum tipo de vigilância.


Local usado como mictório

Por mais absurdo que pareça o local está sendo utilizado; como motel por casais de namorados louquíssimos, como mictório pelos boêmios que tomam suas cervejas nos bares instalados nas calçadas e na própria praça em frente e, o mais terrível ainda, como ponto de consumo de drogas. A situação do cemitério é realmente desoladora.


Lixo e sujeira no local

Como se não bastasse o fato de não caber mais nenhum defunto em sua área, ainda ter que passar por mais essas. Enquanto isso, a prefeitura instalou agora de manhã um grande palco, exatamente ao lado do cemitério, para "COMEMORAR" o aniversário da cidade.

COMEMORAR O QUE, CARA PÁLIDA???


*************************


P.S. - Quem for ao cemitério hoje verá que o portão já dispõe de um novo cadeado e de uma corrente, doados por este blogueiro que vos escreve, há quinze dias atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário