quarta-feira, 25 de agosto de 2010

IV FESTA DA MANDIOCA EM VERA CRUZ

Paticipantes degustarão comidas regionais


IV Festa da Mandioca terá palestras
técnicas e competições inusitadas

O município de Vera Cruz sediará nos dias 26, 27 e 28 de agosto a quarta edição da Festa da Mandioca. O evento tem a finalidade de transmitir aos agricultores familiares conhecimentos técnicos – teóricos e práticos – sobre o cultivo da mandioca e formas de beneficiamento do produto.

A IV Festa da Mandioca é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, e da Prefeitura Municipal de Vera Cruz, com promoção da Emater-RN, Emparn, Embrapa, Sebrae, Banco do Nordeste, Conab, Banco do Brasil, UFRN, Senar, entre outros órgãos parceiros.

São esperadas para a programação técnica 600 pessoas, entre agricultores familiares e especialistas da área agronômica. O Sebrae vai trazer caravanas com produtores rurais da Paraíba, Sergipe, Bahia e Pernambuco, além de outros estados nordestinos. Também está confirmada a presença de representantes do quadro técnico do Sebrae nacional, sediado em Brasília, e do estado do Pará.

Entre as palestras programadas estão o “Uso da Mandioca na alimentação animal”, “Controle Higiênico Sanitário dos Produtos Vegetais”, “Avaliação de cultivares de mandioca industrial e de mesa”, “Processamento de raízes de mandioca” além de cursos variados, entre eles o de produção de beijus coloridos e uso da manipueira, como também dias de campo no distrito do Cobé, local onde estão concentradas várias casas de farinha modelo nacional. As palestras serão proferidas por técnicos da Emater, Emparn, Embrapa (Cruz das Almas), Suvisa, UFRN, Banco do Nordeste e Ministério da Agricultura (Mapa), de Brasília.
Para a população do município e cidades vizinhas, o evento também terá atrações culturais, como shows, participação da Banda Filarmônica de Vera Cruz e apresentações folclóricas.

CONCURSOS

Um dos pontos altos da programação social é o concurso “Garota Festa da Mandioca” (na quinta-feira, 26, a partir das 20h), além da escolha do melhor prato à base do produto, da maior mandioca e do descascador mais rápido (todos no sábado, dia 28, a partir das 17h). Serão R$ 1.015,00 em prêmios.

Na área da festa, será montada uma praça da alimentação para a comercialização de delícias feitas com a mandioca, além de estandes com a exposição dos trabalhos dos órgãos parceiros no evento.

Contatos:
Assessoria de Comunicação
Emater-RN – 3232-2235
Foto: nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário