segunda-feira, 29 de abril de 2013

BANCO DO NORDESTE FINANCIA PESQUISA SOBRE MEL DE ABELHA NO RN




O estudo mapeou a qualidade físico-química e antienvelhecimento do mel produzido nas regiões Central e Oeste

Informar sobre a qualidade do mel potiguar é o objetivo da cartilha Mel de Abelhas do Rio Grande do Norte, fruto da pesquisa desenvolvida pela professora da Edna Aroucha, da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró, e financiada com mais de R$ 65 mil pelo Banco do Nordeste, através do Edital ETENE/FUNDECI – Edição 2009.

No estudo, realizado no período de 2009 a 2012, foi feito mapeamento da qualidade físico-química e teor de composto fenólico (antioxidante que combate o envelhecimento celular) do mel de abelha das espécies indígena e africanizada, nas regiões Central e Oeste, maiores produtoras de mel do Estado.

“Através dessa pesquisa foi possível orientar alunos de graduação em Veterinária, Engenharia Química, Agronomia, bem como dissertação de mestrado, além de informar aos produtores a qualidade do mel produzido em distintas regiões do RN, material que inexistia até então”, conta a professora Edna Aroucha.

Um dos resultados obtidos pelo estudo foi a identificação da presença satisfatória de substâncias antioxidantes e estimulantes do crescimento no mel analisado. De acordo com a professora, este fato pode fundamentar o uso desse produto como um alimento funcional.

Contatos: Professora Edna Aroucha / maranhota6@hotmail.com
Telefone 9989-1287. 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

CONVITE - CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DO RIO GRANDE DO NORTE





DEPUTADO FÁBIO DANTAS CRITICA RETIRADA DE PEDIATRAS DA APAMI PELA SEC. SAÚDE DO ESTADO



O deputado Fábio Dantas (PHS) criticou nesta terça feira (23) a decisão da secretaria de saúde do Estado em retirar os pediatras que estavam à disposição da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (Apami), a única maternidade de São José de Mipibu. 

“A cidade foi surpreendida com a portaria da secretaria de Saúde Pública do Estado que retira os pediatras que estavam à disposição da maternidade desde 2006. 

Foi uma falta de respeito com a população de São José de Mipibu”, asseverou o deputado. De acordo com Fábio Dantas, em nenhum momento a sociedade foi consultada sobre essa mudança, destacando que a instituição tem muitos anos de serviços prestados ao município e à região. 

“Se há problemas o certo seria encontrar as soluções”, afirmou. O deputado disse não acreditar que o problema seja resolvido em 15 – conforme promessa da secretaria de Saúde -, passando o atendimento para o hospital regional da cidade. 

“A população está sofrendo hoje e não sabemos o que vai acontecer daqui em diante. O secretário pode até ter tido uma boa intenção, mas faltou uma coisa: diálogo. 

Não se pode resolver um problema, criando outro”, afirmou.

Assessoria dep. Fábio Dantas

segunda-feira, 22 de abril de 2013

CHICO DE "SEU PADRE" PARTIU



Tomei conhecimento da morte de Chico através do blog do Daltro na manhã de ontem, e, pra ser sincero levei um grande susto pois não sabia que ele estava com problemas de saúde.

Chico era uma daquelas figuras lendárias da terra dos Mipibus, querido e admirado por muita gente.

Apesar da personalidade forte sabia preservar suas amizades, mesmo quando havia discordância de qualquer natureza.

A fotografia que ilustra essa postagem é uma prova de seu hábil comportamento.

A mesma foi feita por mim no dia da última eleição para prefeito, quase no início da noite, quando os partidários de Arlindo Dantas já se assanhavam nas comemorações.

Vemos ele ao lado do amigo Beto Barbalho e da esposa Lúcia, ambos eleitores de Arlindo, e ele, eleitor de Kerinho.

Pouco entusiasmado em função das brincadeiras de Beto, e da provável derrota de seu candidato, que, de fato, mais tarde se consolidou, ele pousou para a foto atendendo a um pedido nosso.

Deus haverá de dar conforto o merecido conforto aos seus familiares.   


sábado, 20 de abril de 2013

3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA




A homologação do regimento interno da 3ª Conferência Nacional de Cultura  (CNC) foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17). A conferência acontecerá em Brasília no período de 26 a 29 de novembro e reunirá representantes da sociedade civil escolhidos nas conferências municipais e estaduais, além de membros do governo.

"Por excelência, a Conferência Nacional de Cultura é o grande espaço disponibilizado pelo ministério para viabilizar o diálogo entre o governo e a sociedade civil, com vistas a construção de políticas públicas em Cultura, disse o secretário de Articulação Institucional Substituto do MinC, Bernardo Novaes da Mata. Ele citou como exemplo a própria proposta de criação e fortalecimento do SNC, que teve inicio nas conferências anteriores.

O tema escolhido para esta edição foi "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura" que será desdobrado em debates sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura em todo o país, sobre a produção simbólica e diversidade cultural, sobre a cidadania e direitos culturais, e sobre Cultura e desenvolvimento econômico, dentre outros.

"Dentro desses eixos estão debates de pontos importantes para o atual momento do MinC. Pela primeira vez Direitos Autorais, Economia Criativa, Territórios Criativos entrarão na pauta de discussões das conferências", disse Bernardo Novaes.

Além destes subtemas haverá uma gama de outras discussões, tais como: a avaliação da execução das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) a partir do monitoramento do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), além do debate sobre as experiências de elaboração, implementação e monitoramento dos planos de Cultura.


Conferências Municipais e Estaduais

Como forma de preparação para a plenária nacional e escolha dos delegados que representarão a sociedade civil e os governos estaduais e municipais haverá conferências em cidades ou grupos de cidades e nos estados. As conferências municipais devem ocorrer até o dia 14 de julho de 2013 e qualquer cidadão pode participar.

Uma vez escolhidos os delegados das cidades deverá ser realizada as conferências estaduais, até o dia 15 de setembro.

Para a 3ª CNC, em Brasília, no mê de novembro de 2013, está sendo esperada a participação de mais de 3 mil delegados de todo o país, entre representantes do Governo Federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Além desses poderão participar convidados com direito a voz e a voto e observadores apenas.


Ampliar a participação

O regimento interno da 3ª CNC permite que sejam realizadas conferências livres e conferências virtuais como forma de ampliar o debate dentro da Conferência Nacional. Essas formas de participação não permitem a eleição de delegados, mas somente o surgimento de propostas e a mobilização da sociedade.

As conferências livres poderão ser promovidas e organizadas pelos mais variados setores da sociedade civil e do poder público e ficarão sob a responsabilidade dos segmentos e entidades que as convocarem. A conferência virtual será disponibilizada em portal próprio pelo Ministério da Cultura e terá caráter consultivo.


Marcos Agostinho, Ascom/MinC

Fotos: Manu Dias/AGECOM e André Bezerra/MINC

sexta-feira, 19 de abril de 2013

A TRISTE ROTINA DE ASSALTOS AOS ÔNIBUS QUE LIGAM SÃO JOSÉ DE MIPIBU À NATAL




Transcrevemos o texto do leitor Moisés galvão, onde o mesmo destila toda a sua indignação e tristeza frente diante do quadro de total insegurança por parte de quem se utiliza de transporte público entre São José e Natal.

A rotina de assaltos tornou-se quase diária, e o que é pior, NINGUÉM FAZ NADA.

Do jeito que a coisa vai, o desgoverno da Rosa Espinhosa deverá seguir a mesma trilha da Borboleta natalense.

Confesso que nunca assistimos tanto descaso com a segurança nas paragens potiguares.

Segue, abaixo, o texto do leitor.


**************************************


ROTINA DE ASSALTOS

Há cerca de mais ou menos 10 dias emiti uma nota aos blogs e postei na página no facebook, a indignação que sinto e acredito que nossos irmãos mipibuenses também devem sentir, sobre essa rotineira prática de assaltos a transportes de passageiros que fazem a linha São José/Natal e vice versa.

Mais uma vez levanto a minha voz e começo a interrogar os proprietários das empresas permissionários dessas linhas.

Porque os senhores não tomam providências nenhuma sobre um fato que sempre ocorre nos mesmos lugares?

Os assaltos sempre ocorrem: entre o Carrefour e a parada da salinas, entre a passarela do parque Aaristófanes Fernandes e a parada da Uvifrios, isto no itinerário Natal/São José e  na parada da  Uvifrios e posto Dudu no sentido São José/Natal.

Até quando vocês vão ficar assistindo e tomando conhecimento que em média são feitos dois assaltos por dia aos usuários dos seus transportes que perdem seus bens e fica por isso mesmo?

Ouvi dizer que nem BO os senhores fazem sobre essas ocorrências.

Convido todos os cidadãos de bem, estudantes e usuários em geral pra fazermos  uma campanha nas redes sociais e marcarmos uma caminhada em protesto aos assaltos e a inoperância do estado, e o descaso dos empresários dos referidos transportes.

A apartir das postagens dessa minha nota de repúdio peço que os leitores, blogeiros, facebookeiros e internaltas de qualquer estilo, estenda essa nota aos seus amigos e enviem convites a todos prá que a gente possa num futuro bem próximo, chamar a atenção dos adeptos da inércia desse mal que está nos deixando cada dia mais vulneráveis aos bandidos e nos metendo medo de sairmos pra estudar, trabalhar ou resolver qualquer problema usando estes referidos transportes.

Pela milionésima vez triste, perplexo, indignado, decepcionado e assumindo meu papel de cidadão pagador de impostos e cobrando providências.

Moisés Galvão Ferreira

quinta-feira, 18 de abril de 2013

FALTA DE GESTÃO INTEGRADA LEVA O ABASTECIMENTO D'ÁGUA NO RN AO COLAPSO


Lagoa de Extremoz



O Rio Grande do Norte está à beira de um colapso em seu sistema de abastecimento d'água destinado ao consumo humano. Engana-se quem pensa que esta tragédia anunciada será restrita à área rural e é consequência da seca.  Ao contrário, o abastecimento está comprometido também nas áreas urbanas e a seca só fez agravar a situação.

A causa principal da situação crítica do abastecimento d'água em nosso estado é o não funcionamento do Sistema de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos.  A despeito de tal sistema estar previsto em lei desde o ano de 1996, ele nunca foi efetivamente implantado.

A Lei 6.908/96, que criou a Política Estadual de Recursos Hídricos, também instituiu o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos. No entanto, ele não saiu do papel.  Os órgãos que tratam diretamente com os recursos hídricos em nosso estado não atuam de forma integrada e articulada. Cada um em seu quadrado busca responder às demandas imediatas, de forma isolada e sem planejamento.  A situação só não é pior graças à dedicação de servidores e técnicos da área, que trabalham nas mais adversas situações.

O abastecimento d'água para consumo humano em nosso estado é de responsabilidade da CAERN e dos Sistemas Autônomos de Abastecimento D'água e Esgotos (SAAEs) que existem em algumas cidades. A CAERN, através de concessões municipais, opera o sistema de águas e esgotos em 154 municípios do RN que, em 2010, tinham uma população de 2.869.690 habitantes (90,5% do total do estado). Os SAAEs operam em 13 municípios que, somados, têm uma população de 298.337 habitantes (9,5% da população do RN).

A água que consumimos no dia a dia vem dos mananciais de superfície (barragens, açudes, lagoas, rios) e dos aquíferos (água subterrânea), através de poços tubulares.

Aproximadamente metade da água fornecida pela CAERN vem dos mananciais de superfície e a outra metade, dos subterrâneos. Devido à falta de chuva e à evaporação, os volumes dos reservatórios de superfície diminuem a cada dia. O mesmo acontece com o nível dos aquíferos em razão da falta de recarga.

A Lagoa de Extremoz e a Barragem Armando Ribeiro (em Açu) são os mananciais de onde se retiram as águas para o abastecimento do maior número de pessoas em nosso estado. Os níveis dos volumes de ambos devem servir de alerta para os nossos gestores.

A Lagoa de Extremoz, de onde se retira água para o consumo de cerca de 290 mil pessoas (70% da Zona Norte Natal, Ceará Mirim, através do SAAE e algumas comunidades de São Gonçalo) está com 45% de sua capacidade. No mesmo patamar de 45% está a Barragem Armando Ribeiro, que abastece cerca de 230 mil pessoas em 25 municípios. Não são poucas as informações que chegam de muitas regiões do estado sobre a diminuição das vazões de poços.

O colapso iminente do abastecimento d'água no Rio Grande do Norte exige que os responsáveis pelos órgãos de gestão dos recursos hídricos (Semarh, Caern, Igarn, Dnocs, SAAEs, Comitês de Bacia etc.) se articulem e planejem de forma coletiva os caminhos para enfrentar emergencialmente a atual situação e apontar soluções de curto, médio e longo prazos. A iniciativa para que isto aconteça é de responsabilidade intransferível da chefe do Executivo Estadual. Espero, sinceramente, que ela assuma o seu papel.

Assessoria deputado Fernando Mineiro


ARTIGO - PADRE MATIAS SOARES





UM ECUMENISMO ÉTICO


Vivemos uma época de complexidades. As manifestações do sujeito se desenvolveram de diversos modos e em todos os tempos e espaços. A Igreja, e aqui refiro-me a muitas comunidades cristãs que reconheceram e reconhecem a importância da unidade dos cristãos, percebeu a incoerência dos discípulos de Cristo que renegam a prece do Senhor que roga ao Pai que todos sejam um como Ele e o Pai são Um (Cf. Jo 17,11). A maior traição dos seguidores de Jesus Cristo é a divisão presente e alimentada pelas comunidades que foram constituindo-se no decorrer da história. A experiência de Pentecostes foi, é e sempre será o modelo eclesial dos convertidos à pessoa do Ressuscitado (Cf. At 2 e 4).

O Concílio Vaticano II tratou da “promoção da reintegração de todos os cristãos como um dos seus principais objetivos” (Cf. UR,1).  Isto porque as divisões existentes nas comunidades cristãs são um escândalo para o mundo e prejudicam enormemente a pregação do Evangelho a toda criatura (Idem). Essas preocupações continuam a fazer parte da vida da Igreja, e impulsionadas pelo magistério dos últimos pontífices, João Paulo II e Bento XVI, são colocadas como uma das urgências para as comunidades cristãs no mundo inteiro. Mesmo ciente da razoabilidade teológica da proposta, depois de conhecer a situação da realidade das comunidades cristãs na Europa, fui levado a fazer a seguinte interrogação: O Ecumenismo é uma necessidade teológica ou política? Sem dúvida, depois da leitura do capítulo 17 do evangelista João, não podemos ter dúvida que a perspectiva tem que ser teológica. Contudo, quando visualizamos a finalidade da missão de Jesus em implantar o Reino de Deus (Cf. Mc 1,15; Mt 4,12.17 e Lc 4,14s) e o que pode acontecer se aqueles que têm a responsabilidade de anunciá-lo e realizá-lo estão divididos, surge ou, pelos menos, deveria surgir uma atenção à seguinte afirmação do próprio Jesus: “Se um reino está dividido contra si mesmo, este reino não se pode manter. Se uma família contra si mesma, esta família não poderá subsistir” (Cf. Mc 3,24-25). O projeto do Reino é de Deus, porém a conversão a este deve ser nossa. A divisão é um sinal da ausência de Deus no que é realizado por aqueles que foram enviados por Jesus Cristo.

O secularismo é uma das faces da modernidade que não quer aceitar mais a interferência de Deus, e claro que dos princípios e moralidade cristãos, no que é simplesmente humano. As correntes ideológicas tornaram-se as semideusas das tribos ditatoriais. A violência verbal e aética está se radicalizando num niilismo que levará a vitimização da própria condição humana. O que é cultural e identificativo da Civilização ocidental já está em crise e diluindo-se tempestivamente. A relativização da vida, a desconstrução da experiência familiar, a crise de sentido por se confundir o transcendental com o Transcendente, vivendo-se religiões, porque não dizer até a cristã, sem querer comprometer-se com um Outro que me integra totalmente e me espera.

  A defesa dum “Ecumenismo Ético” é premente, razoável e necessária nas atuais circunstancias eclesiais, sociais e políticas. Não foram dados passos doutrinais tão significativos na nossa realidade. Todavia, não pode ser esperado que uma avalanche de depredações ao que é importante para a Sociedade, e aqui esta que também é composta por cristãos, aconteça e a maioria que compõe as instituições fiquem calados, omissos e acovardados. A unidade dos cristãos pode ser tratada por uma necessidade prática e política. O que é importante, como valor para os cristãos e muitos homens e mulheres de boa vontade, pode e deve ser contemplado por todos. Tudo o que vem para o bem da sociedade; como também, tudo que vai de encontro ao pensamento cristão merece uma preocupação maior da parte de todos. Se não acordarmos agora, depois será tarde demais. As sementes do que é bom, verdade, nobre e justo devem prevalecer se de fato vem Deus.  Fica a proposta, mas também a inquietação.

Por fim, o que é de Deus e do Seu Filho, Jesus Cristo, não pode vir de encontro à dignidade humana. Zelemos pelo que é de Deus, na unidade e como sinal do amor, que estaremos de fato vivendo o espírito da vida cristã. Que Deus nos fortaleça nesta perspectiva e, que, nós cristãos, nos convertamos! Assim o seja!

Pe. Matias Soares
Pároco de S. J. de Mipibu e Vig. Episcopal Sul 


segunda-feira, 15 de abril de 2013

ARTIGO - PADRE JOSÉ LENILSON DE MORAIS



A origem e o fim do mal


“Temos uma só vida, portanto, uma única oportunidade para escolhermos entre o bem e o mal”. É esta a afirmação segura do renomado exorcista italiano Gabrielle Amorth no seu livro “Um exorcista conta-nos” da Paulinas editora. Pode parecer algo ultrapassado, mas se quisermos compreender a origem do mal de modo menos folclórico e fantasioso deveríamos ler este Best-seller europeu. Em 35 anos de experiência o sacerdote adquiriu autoridade e ciência para falar sem alardes e sem melindres desta realidade. Sem dúvida, ao ler o texto, vemos claramente que para o Sacerdote Católico, o Diabo não é responsável por todo o mal, uma vez que o homem é livre, porém enganam-se os que pensam se tratar apenas de uma expressão linguística para falar do mal generalizado. Confesso que detesto vê pregadores nas televisões pondo o Demônio em tudo, quase esquecendo a mensagem de vida e esperança de Jesus Cristo. Todavia, é bem verdade que é mais cômodo e, talvez, mais atraente pregar um cristianismo só de um “amorzinho sentimental” e aparente que renega por completo a cruz, a renúncia, as lutas para viver conforme a verdade do evangelho que salva e liberta para gerar ressurreição.

O mal é uma realidade e há muitos escravos da maldade porque se fazem seguidores do “pai da mentira”. É assim que Cristo chama o Demônio e é assim que muitos se comportam: “Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”(Ev. João 8,44). O problema é que a mentira, a calúnia, a falsidade não salvam nem libertam. Há uma escravidão sempre crescente que leva a uma fome insaciável, pois não existe satisfação duradoura naquilo que não é de Deus. O mal é como um fogo que se consome sem poder destruir, sem poder aniquilar para sempre a voz de Deus que fala ao coração e à consciência: “Eu te amo, mas tu erraste, tens que escolher a mim ou tuas ilusões”. É aqui que o homem, não o simples pecador, mas principalmente o perverso e mentiroso gostaria de calar a voz de Deus. E como não o pode fazer lança-se voraz contra a voz da Igreja. Ah como muitos almejam o dia em que a Igreja seja apenas uma recordação do passado! Esquecem-se tola e completamente que a história dos últimos 20 século se confunde com a história da própria Igreja católica. É certo que em alguns momentos da sua caminhada o mal se introduziu no coração e na vida de alguns, que já eram perversos por sua vida e práticas contrárias a natureza e a dignidade humanas, mas nunca ela deixou ou deixará de ser a “Esposa amada do Cordeiro” e também a “Morada de Cristo entre os homens” sobre a qual está uma das mais firmes profecias do Salvador: “As porta do inferno nunca poderão vencê-la” (Mt 16,18).

Quando era seminarista havia um professor que costumava comparar nossa vida com uma partida de futebol com a diferença que o time de Cristo já sabia da vitória. Nunca gostei desta ideia, talvez porque nunca fui um torcedor apaixonado, porém lendo o livro do Pe. Gabriele Amorth e, sobretudo, acompanhando a maldade crescente em todo o mundo (longe e perto) sou obrigado a admitir que se a vida não se trata de uma “partida”, ela é uma grande, maravilhosa e única oportunidade para sermos do bem ou do mal, da verdade ou da mentira, de Cristo ou do demônio; e que após esta breve passagem resta-nos colher a vida ou a morte, sendo que ambas são eternas. Hoje compreendo mais do que nunca porque em todas as missas rezamos “livrai-nos de todos os males, ó Pai” e ao acordar o cristão faz seu primeiro “exorcismo” do dia quando reza: “...livrai-nos, Deus Nosso Senhor, de nossos inimigos”.

Pe. José Lenilson de Morais
Mestre em Escatologia e
Vigário Paroquial de S. José de Mipibu.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

VEREADOR JEAN NERINO DIVULGA NOTA SOBRE TRANSPORTE ESCOLAR



N O T A


Venho, por meio desta nota, esclarecer sobre algumas postagens e comentários publicados em blogs de São José de Mipibu e redes sociais, a respeito do pleito dos estudantes universitários em conseguir um transporte escolar no turno vespertino para transportá-los às universidades, faculdades e escolas técnicas de Natal e Parnamirim.

Numa destas foi publicado que em meu mandato, quis “pegar carona” na ação dos universitários em prol do transporte dos mesmos no turno vespertino, fornecido pelo município para escolas, faculdades, cursinhos e universidades de Natal. Na verdade, a informação é inverídica e gerou certo constrangimento para ambas as partes.

A minha preocupação foi expressa desde o ano de 2011 quando, no mês de dezembro, percebendo o aumento no número de estudantes desse horário, apresentei o requerimento nº 353/2011, com a aprovação dos demais vereadores, solicitando à secretaria municipal de educação que viabilizasse para 2012 um veículo que transportasse estudantes do referido turno. Infelizmente a então gestão municipal não atendeu ao pleito. Porém, em janeiro de 2012, reapresentei a solicitação com o requerimento 028/2012 e novamente não fui atendido.

Mais uma vez, a mesma preocupação foi oficiada com novo requerimento de n° 035/2013, em 31 de janeiro de 2013, aprovado em 05 de março deste mesmo ano, antes que o veículo fosse concedido, fato que ocorreu em 11 de março, graças à sensibilidade da nova gestão municipal, por isso, merece o reconhecimento o prefeito Arlindo Dantas e a secretária de Educação, Lúcia Martins.

É importante ressaltar que as solicitações que fiz não foram feitas para minha autopromoção, mas por eu entender que é uma obrigação buscar esse benefício para os estudantes que almejam o objetivo de concretizarem sua graduação. Creio que se eu ou outro vereador não tivesse tentado, as críticas seriam piores. Destaco ainda e parabenizo o esforço dos próprios estudantes que foram em busca dos seus direitos e fizeram a diferença. Não quero atribuir a mim o sucesso da causa, mas acredito que somando forças, vereador e população podem alcançar de forma mais rápida as conquistas pleiteadas, por isso, me coloco a disposição para acampar novas lutas, seja dos estudantes ou de qualquer outra classe da população, porque juntos, somos mais fortes e poderemos alcançar melhores resultados, ao invés de escolher o caminho da discórdia, semeado por quem deveria ter o dever de informar o certo em seus veículos de informação e não provocar constrangimentos aos cidadãos.

Jean Pógio Nerino
Vereador de São José de Mipibu

domingo, 7 de abril de 2013

DEPUTADO FÁBIO DANTAS FAZ ANÁLISE DO GOVERNO ROSALBA CIARLINI




A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) entra num momento decisivo para o seu futuro político. A 18 meses das urnas de 2014, Rosalba, hoje, não seria reeleita para mais quatro anos de mandato. Segundo a última pesquisa Consult, Rosalba perderia a eleição se disputasse com Garibaldi Filho (PMDB), com Wilma de Faria (PSB) ou com Robinson Faria (PSD). “O governo precisa corresponder urgentemente aos anseios da população sob pena de inviabilizar o projeto político de quem governa”, alerta o deputado Fábio Dantas (PHS).

Fábio sustenta que os principais “gargalos” do governo são as áreas de saúde e segurança pública. Ele afirma, também, que o governo é acéfalo de projetos. “Na saúde o governo não consegue regularidade no atendimento, nas urgências e emergências”. Ele diz que, diariamente, a população precisa dos serviços, mas os hospitais estão desestruturados e a rede está desorganizada. “Os hospitais regionais da Grande Natal estão desestruturados, falta aparelhamento e pessoal”.

E não se vê melhora, segundo o deputado. “Só vemos o quadro piorar. O governo decretou emergência e não melhorou. Agora mudou de secretário e eu espero que venha com solução a médio e longo prazo, em curto prazo é quase impossível melhoria, porque é a situação”.

Na segurança pública, não é diferente. “A violência só tende a aumentar, até pelo crescimento da população. A gente vê a PM tentando reagir, dando gás na medida da sua necessidade, tendo gestão responsável com o comandante Araújo. Mas, por outro lado, existem 824 militares que não foram chamados; passaram no concurso e o governo não deu andamento às duas provas finais. Temos a Policia Civil desaparelhada, sem recurso humano, na maioria dos municípios não tem delegado”.

De acordo com Fábio Dantas, a Polícia do RN quer dar andamento, mas os inquéritos não andam porque faltam delegados e escrivães. “A estrutura, fisicamente debilitada das delegacias, está precisando de melhorias, de equipamentos. Não se faz segurança sem investimentos. Não se faz segurança só com coletes e armamentos; precisa tecnologia, melhoria nas delegacias”.

Ainda no quesito da segurança, se tomar por referência os estados do Ceará e de Pernambuco, afirma o parlamentar potiguar, o RN está bastante atrasado. “Nesses estados estão investindo na infraestrutura das delegacias, estão melhorando. Chegamos a Fortaleza as delegacias parecem escritórios privados de primeira”.

“Temos cobrado na Assembleia, levado a voz para o plenário, mas o governo não tem priorizado os setores de saúde e segurança da forma como necessitam. Falta de dinheiro pode ser um dos motivos, mas o que a gente detecta é: quais os projetos que o governo tem em nível de ministérios da Justiça e da Saúde, tramitando, e que precisam de recursos e de apoio da bancada? O problema é que não tem projeto”, diz.

“Falta política de priorização”, continua Fábio Dantas. “O governo deveria criar secretaria de projetos estratégicos, ou uma área só para fazer projetos. Era necessário. Se Rosalba pensa em disputar a reeleição, é importante ter um pensamento voltado para melhorar a saúde e a segurança, que só mudam com projetos e ações”.


MUDANÇAS

Para Fábio Dantas, o governo “melhorou os quadros dos setores” de Saúde, Recursos Hídricos e Agricultura, nomeando novos secretários. No entanto, para que haja melhoria nas respectivas áreas, ele diz que as mudanças devem vir acompanhadas de infraestrutura. “Agora chegou a hora de mandar os projetos. Quem vai fazer os projetos?”.

Fábio disse que o governo precisa estar ligado aos ministérios, onde, diariamente, são feitos os editais para novos projetos nas mais diversas áreas. “Aí o governo precisa estar antenado, a burocracia é grande, mas tem que ter. Mas o que vemos é que o governo paga mal os técnicos e os cargos comissionados. E todo mundo vai embora do governo, ninguém ganha nada”, diz. “O Tribunal de Justiça levou o pessoal da Secretaria de Planejamento. Fred, que era contador, a Assembleia levou”.

Na visão de Fábio Dantas, o governo “tem que pensar grande porque, quando pensa pequeno, o Estado regride”. Segundo Fábio Dantas, as ações de Rosalba não têm mostrado raciocínio de médio e longo prazo. “O governo age preocupado com o dia a dia. Mas precisa pensar longo prazo. Se pensar que tudo que tem que ser feito para o RN tem que ser feito até 2014, está pensando pequeno. Tem que pensar em construir uma agenda para os próximos 20 anos. Quando faz isso, não terá surpresa. O governo precisa aumentar a riqueza do Estado, tem que investir em atração de empresa e criação de polos industriais no Estado. Só se aumenta a receita se trouxer empresa”.

Somente se atrai empresas, segundo o parlamentar, com infraestrutura e benefícios fiscais, além de algo que diferencie o RN dos demais estados. “Nossa economia não é mais forte que a de Pernambuco. A empresa que vai escolher um estado para se instalar vai pensar em nível de Brasil. Nós não temos portos, mas temos a vantagem do aeroporto  não temos porto de Suape, mas temos São Gonçalo do Amarante”, disse.

Fábio conclui afirmando que o secretário Rogério Marinho (Desenvolvimento) tem pensado nisso, agora, o governo precisa dar condições para crescer a atividade econômica que é importante. “Já pensou se nós não tivéssemos uma empresa do porte da Petrobras no RN, o que seria de nossa economia? Precisamos atrair multinacionais. Por que não trazer uma montadora de veículos para o RN? O próprio Arena das Dunas, bastaria um Rock In Rio Grande do Norte para viabilizar economicamente este estádio”, afirmou.

Assessoria Fábio Dantas

quarta-feira, 3 de abril de 2013

1ª TURMA DO MÉTODO PAULO FREIRE SE EMOCIONA AO LEMBRAR DAS AULAS


Paulo Souza, aluno da primeira turma do método Paulo Freire, se emociona ao lembrar das aulas 
(Foto: Fernanda Zauli/G1)


Paulo Alves de Souza, 70 anos, Maria Eneide de Araujo Melo, 56, e Idália Marrocos da Silva, 83. Três personagens de uma história que teve como cenário a pequena cidade de Angicos, localizada na região central do Rio Ggrande do Norte a 170 km de Natal, e que completa 50 anos neste mês de abril. Os três fizeram parte da experiência de alfabetização de adultos, conhecida como as 40 Horas de Angicos, na qual foram alfabetizados cerca de 300 angicanos, em 1963, sob a supervisão do educador Paulo Freire.

A experiência, inédita no Brasil, tinha uma meta ousada: alfabetizar adultos em 40 horas. Mas não era só isso. De acordo com o professor doutor Éder Jofre, Paulo Freire pretendia despertar o ser político que deve ser sujeito de direito. "A palavra 'tijolo' fez parte do universo vocabular trabalhado em Angicos. Era uma palavra que fazia parte do cotidiano dessas pessoas. Mas não era só ensinar a escrever tijolo, tinha também a questão social e política. Era questionado: você trabalha na construção de casas, mas você tem uma casa própria? Por que não tem? Levava o cidadão a pensar nessas questões", explica Éder Jofre, que é doutor no método Paulo Freire

Paulo Souza lembra que naquela época, quando tinha 20 anos, já não tinha esperanças de aprender a ler, até que chegou na cidade a notícia do curso de alfabetização de adultos. "Eu não pensei duas vezes. Fui na hora." Ele conta que trabalhava o dia todo e seguia para as aulas que aconteciam em uma casa no centro da cidade. "Naquela época aqui era só mato. Depois do trabalho a gente seguia para a aula com o caderninho debaixo do braço. Aquilo mudou a minha vida, porque quando a gente não sabe ler a gente não participa de nada, a gente não é ninguém", diz, emocionado.

Maria Eneide também participou das aulas de alfabetização. Com 6 anos de idade, ela não era o público alvo do curso, mas acompanhava os pais porque não tinha com quem ficar em casa. "Meu pai e minha mãe estavam no curso, então eu ia com eles. Eu aprendi a ler no colo do meu pai e quando ele não podia ir eu acompanhava minha mãe e depois ensinava meu pai", lembra. A experiência foi determinante na vida de Eneide. "A partir dali eu tive certeza de que seria professora e hoje dou aula para alunos da educação infantil", diz.

 Idália diz que lembra das aulas 'como se fosse hoje' 
(Foto: Fernanda Zauli/G1)

Aos 83 anos de idade, Idália Marrocos da Silva diz que se lembra 'como se fosse hoje' das aulas. "Nós íamos para uma casa e tínhamos aula na sala. Naquela época essas aulas aconteciam em todo lugar: na igreja, na delegacia, nas casas das pessoas. Muita gente aprendeu a ler com essas aulas", lembra. De sorriso fácil e boa memória. Dona Idália lembra que muita gente tinha medo de ir às aulas porque na época diziam que Paulo Freire era comunista e que os alunos do curso seriam perseguidos. "Muita gente tinha medo. Minha mãe não queria que eu fosse, mas essas aulas mobilizaram a cidade inteira. Foi quase uma revolução e eu queria fazer parte", conta, na cadeira de balanço, em uma casa simples onde mora sozinha.


ENTENDA O MÉTODO PAULO FREIRE

Paulo Freire desenvolveu um método de alfabetização baseado nas experiências de vida das pessoas. Em vez de buscar a alfabetização por meio de cartilhas e ensinar, por exemplo, “o boi baba” e “vovó viu a uva”, ele trabalhava as chamadas “palavras geradoras” a partir da realidade do cidadão. Por exemplo, um trabalhador de fábrica podia aprender “tijolo”, “cimento”, um agricultor aprenderia “cana”, “enxada”, “terra”, “colheita” etc. A partir da decodificação fonética dessas palavras, ia se construindo novas palavras e ampliando o repertório.

O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.

“A concepção freiriana procura explicitar que não há conhecimento pronto e acabado. Ele está sempre em construção”, explica Sonia Couto Souza Feitosa, coordenadora do Centro de Referência Paulo Freire (CRPF), entidade mantida pelo Instituto Paulo Freire.  “Aprendemos ao longo da vida e a partir das experiências anteriores, o que faz cair por terra a tese de que alguém está totalmente pronto para ensinar e alguém está “totalmente” pronto para receber esse conhecimento, como uma transferência bancária. Esse caráter político, libertador, conscientizador é o diferencial da metodologia de Paulo Freire dos demais métodos de alfabetização.”

O método Paulo Freire foi desenvolvido no início dos anos 1960 no Nordeste, onde havia um grande número de trabalhadores rurais analfabetos e sem acesso à escola, formando um grande contingente de excluídos da participação social. Com o golpe militar de 1964, Paulo Freire foi preso e exilado, e seu trabalho interrompido.

“Já naquela época Paulo Freire defendia um conceito de alfabetização para além da decodificação dos códigos linguísticos, ou seja, não basta apenas saber ler e escrever, mas fazer uso social e político desse conhecimento na vida cotidiana”, explica Sonia, que é licenciada em Letras e Pedagogia, com mestrado e doutorado pela Faculdade de Educação da USP.

Desde seus primeiros escritos, Paulo Freire considerou a escola muito mais do que as quatro paredes da sala de aula. Apesar de aplicado entre jovens e adultos, o método também pode ajudar na alfabetização e letramento de crianças.

O método Paulo Freire é dividido em três etapas. Na etapa de Investigação, aluno e professor buscam, no universo vocabular do aluno e da sociedade onde ele vive, as palavras e temas centrais de sua biografia. Na segunda etapa, a de tematização, eles codificam e decodificam esses temas, buscando o seu significado social, tomando assim consciência do mundo vivido. E no final, a etapa de problematização, aluno e professor buscam superar uma primeira visão mágica por uma visão crítica do mundo, partindo para a transformação do contexto vivido.

Nascido no Recife, Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Ele morreu em maio de 1997, e no ano passado foi declarado patrono da educação brasileira. “O legado que ele nos deixa, entre tantas contribuições, é de esperança”, destaca a coordenadora. “Um legado de entender a educação como espaço de transformação social, que nos ajuda não só a ler a história, mas sermos também escritores da história.”

Fonte: Portal G1
Colaborou Vanessa Fajardo, do G1, em São Paulo