sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PETROBRAS PATROCINA A 7ª MOSTRA DE CINEMA DE DIREITOS HUMANOS DA AMÉRICA DO SUL



O evento celebra o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 10 de dezembro de 1948


A 7ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul, realizada em Natal, no Campus Avançado Cidade Alta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), realiza-se até a próxima terça-feira (13). O evento celebra o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.

Com a apresentação de 37 filmes, incluindo títulos inéditos no país, o evento exibirá produções recentes dos países sul-americanos, além de proporcionar aos produtores e demais profissionais do cinema a divulgação de seus trabalhos relacionados aos Direitos Humanos.

Nesta edição, o brasileiro Eduardo Coutinho, considerado um dos mais importantes documentaristas da atualidade em todo o mundo, será homenageado. Do acervo do artista estão programados: “Cabra Marcado para Morrer” (1984), premiado no Festival de Berlim, “Santo Forte” (1999), um mergulho na intimidade de católicos, umbandistas e evangélicos de uma favela carioca, e “O Fio da Memória” (1991), mosaico sobre a experiência negra no Brasil a partir da figura de um artista popular. 



CINE DIREITOS HUMANOS
 
O objetivo principal da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é estabelecer um diálogo franco e direto com o povo brasileiro sobre seus direitos fundamentais. Mais do que assistir a filmes, trata-se de um convite ao debate, à reflexão, para construirmos juntos um país que valorize a diversidade e garanta o respeito aos Direitos Humanos.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é fruto de uma parceria com o Ministério da Cultura; por meio da Cinemateca Brasileira, recebe o patrocínio da Petrobras e apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e dos governos locais, além da importante mobilização dos movimentos e redes de Direitos Humanos em todo o Brasil. Este ano foram 255 filmes inscritos e 37 selecionados.


Presente nas 27 capitais do País desde o ano passado, a sétima edição traz como novidades o Cine Direitos Humanos na Rua e o Cine Direitos Humanos Itinerante, que chegam com o intuito de popularizar e descentralizar as exibições dos filmes, alcançando uma parcela da população brasileira que historicamente não tem acesso às salas de cinema.

 Do Portal Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário