quinta-feira, 29 de novembro de 2012

FORRÓ DA LUA – DOMINGUINHOS E ELBA RAMALHO NA REABERTURA DA TRADICIONAL CASA DE FORRÓ



Luiz Gonzaga vestiu o chapéu e o gibão de couro há 60 anos, e fez da imagem do vaqueiro um dos ícones nacionais. Sua música foi a trilha sonora oficial do processo. Ele é a inspiração maior para o Forró da Lua e o Museu do Vaqueiro, dois projetos que o produtor cultural Marcos Lopes alinhou e que retornarão ainda mais caprichados em dezembro, para celebrar o centenário de nascimento de Gonzagão.

No dia 1º de dezembro, o Forró da Lua retomará suas atividades na Fazendo Bonfim com um show especial sob o comando de Elba Ramalho e Dominguinhos, dois nomes que conheceram bem o mestre. E no dia 09 do mesmo mês, o Museu do Vaqueiro irá abrir suas portas oficialmente, exibindo todo seu acervo sobre a cultura sertaneja em textos, fotos e peças originais - incluindo um espaço dedicado a Luiz Gonzaga, difusor maior dessa cultura a nível nacional.

O Museu do Vaqueiro é um sonho em que Marcos Lopes trabalha há dez anos. Apesar de ter sido aprovado pela Lei Câmara Cascudo, não conseguiu captação e foi bancado majoritariamente pelo idealizador. Em setembro deste ano, conseguiu um patrocínio da Cosern que possibilitou a conclusão. O local é a reprodução de um típico casarão sertanejo, com um primeiro andar em sótão. O museu tem consultoria da jornalista Angela Almeida, curadoria de Dácio Galvão, arrumação das arquitetas Viviane Teles e Natália Nóbrega, e mais uma museóloga. A cantora paraibana Sandra Belê cantará o hino nacional no dia da abertura.

"Luiz Gonzaga não poderia ser esquecido no projeto, já que ele divulgou a cultura do vaqueiro para o Brasil. Em nível regional, a função foi de Fabião das Queimadas, que cantava o sertão com sua rabeca", diz Lopes. Ele lembra que em 2005 trouxe para o Forró da Lua a filha do Velho Lua, Chiquinha Gonzaga (já falecida). "Foi no mesmo dia em que o New York Times esteve aqui para registrar uma noite de forró no Brasil", ressalta. É história para dançar e apreciar de várias formas.


VENDA DE INGRESSOS

Os ingressos para a festa já estão à venda no Pittsburg ou através do site www.showdebola.com.br ao preço de R$ 60,00.

Também poderá ser adquirido nos pontos de venda tradicionais: Tenda do Neneu, Posto São Luiz II, Panificadora Boca de Forno, Posto Planalto, Restaurante Chinatown, Real Car Equipadora, Posto Federal BR 101 e Pousada e Restaurante do Macedo. Na página virtual www.forrodalua.com.br há os endereços de todos os pontos.

Post com informações da Tribuna do Norte e do Forró da Lua
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário