sexta-feira, 30 de novembro de 2012

DILMA DESTINA 100% DOS ROYALTIES DAS NOVAS CONCESSÕES DE PETRÓLEO PARA A EDUCAÇÃO


Ministros anunciam vetos ao projeto de lei sobre distribuição dos royalties do petróleo. Foto: Edezio Junior/PR


A presidenta Dilma Rousseff vetou parcialmente o projeto de lei aprovado pelo Congresso que modificava a distribuição dos royalties do petróleo e decidiu que 100% dos royalties provenientes dos contratos futuros de exploração de petróleo serão investidos em educação. Uma medida provisória com as mudanças será enviada ao Congresso na próxima semana.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30), durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, pelos ministros da Educação, Aloizio Mercadante; da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; de Minas e Energia, Edison Lobão; e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Mercadante explicou que, além de 100% dos royalties futuros, 50% dos rendimentos do Fundo Social também serão voltados para a educação. Segundo ele, o objetivo é deixar um legado para as gerações futuras.

“Só a educação vai fazer do Brasil uma nação desenvolvida, ela é o alicerce do desenvolvimento e se o pré-sal e petróleo são o passaporte para o futuro, não há futuro melhor do que investir na educação dos nossos filhos, dos nossos netos, do conjunto do povo brasileiro”, disse o ministro.

A ministra Gleisi Hoffmann explicou que os vetos preservam os contratos já firmados e mantêm a atual distribuição dos recursos provenientes do petróleo. Segundo ela, os vetos tiveram como diretriz o respeito à Constituição e aos contratos estabelecidos. Para os contratos futuros de exploração de petróleo, a presidenta optou por manter as novas porcentagens de distribuição entre estados e municípios produtores e não-produtores previstas na lei aprovada pelo Congresso.

“O veto ao artigo 3º resguarda exatamente os contratos estabelecidos e também tem o objetivo de fazer a readequação, ou seja, a correção da distribuição dos percentuais dos royalties ao longo do tempo (…) quanto às demais intervenções na lei, a presidenta procurou conservar em sua grande maioria as deliberações do Congresso Nacional, garantindo, contudo, as distribuição de recursos para a educação brasileira”, afirmou.

Do Blog do Planalto

COMUNIDADE DO MENDES - CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO PASSA POR REFORMA



Construída na década de 70, mais precisamente no ano de 1974, a capela de N. Sra. Da Conceição (padroeira da comunidade do Mendes), está em processo de reforma em suas estruturas.

Nessa fase o foco das obras é a colocação de uma laje na cobertura e a substituição de toda a instalação elétrica do prédio.

De acordo com informações dos responsáveis pelo serviço, a fase seguinte será dedicada a substituição do piso e das janelas, concluindo com uma pintura geral do prédio.



HISTÓRICO

A primeira capela de N. Sra. da Conceição foi construída em 1928 num terreno doado pelo Sr. Francisco Peres.

Até a década de 1970 a pequena capela era o único templo católico da região.

Com o crescimento da comunidade o saudoso padre Antônio Barros, juntamente com os fiéis do lugar, deram início a construção de uma capela maior.

As obras tiveram início em 1971 e foram necessários 3 anos para a conclusão total dos serviços, que teve a frente as Sras. Celeste Ferreira e Maria Ferreira.

Em 2002 a Sra. Maria Ferreira encampou mais um desafio, a construção de uma sacristia, sendo concluída em pouco mais de 1 ano.


*********************************

A comunidade católica do Mendes conclama os fiéis mipibuenses no sentido de colaborar na realização de mais uma obra na capela de N. Sra. Da Conceição, seja  através de doações de material ou de dinheiro.

Os interessados devem procurar os responsáveis pela obra: Alvanira, Albanira e Paulo, moradores da própria comunidade.


***********************************

Os agradecimentos do blog a Dona Silva e a Profa. Rogéria pela gentileza em fornecer informações que subsidiaram a escrita deste post.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

FELIZ ANIVERSÁRIO - MAXWELL PIMENTEL



Pois é minha gente, temos mais um modelo 4.8 na área. O amigo Maxwell Pimentel alcançou a marca nessa quinta-feira, 29 de novembro.

 

E, como não poderia passar em branco, Dona Cláudia preparou um bolo de chocolate e comemorou no Restaurante Vaca Atolada ao lado de amigos.




Parabéns Maxwell!!!

CONVITE - "GONZAGANDO" COM A COMPANHIA DE DANÇA DO TEATRO ALBERTO MARANHÃO




FORRÓ DA LUA – DOMINGUINHOS E ELBA RAMALHO NA REABERTURA DA TRADICIONAL CASA DE FORRÓ



Luiz Gonzaga vestiu o chapéu e o gibão de couro há 60 anos, e fez da imagem do vaqueiro um dos ícones nacionais. Sua música foi a trilha sonora oficial do processo. Ele é a inspiração maior para o Forró da Lua e o Museu do Vaqueiro, dois projetos que o produtor cultural Marcos Lopes alinhou e que retornarão ainda mais caprichados em dezembro, para celebrar o centenário de nascimento de Gonzagão.

No dia 1º de dezembro, o Forró da Lua retomará suas atividades na Fazendo Bonfim com um show especial sob o comando de Elba Ramalho e Dominguinhos, dois nomes que conheceram bem o mestre. E no dia 09 do mesmo mês, o Museu do Vaqueiro irá abrir suas portas oficialmente, exibindo todo seu acervo sobre a cultura sertaneja em textos, fotos e peças originais - incluindo um espaço dedicado a Luiz Gonzaga, difusor maior dessa cultura a nível nacional.

O Museu do Vaqueiro é um sonho em que Marcos Lopes trabalha há dez anos. Apesar de ter sido aprovado pela Lei Câmara Cascudo, não conseguiu captação e foi bancado majoritariamente pelo idealizador. Em setembro deste ano, conseguiu um patrocínio da Cosern que possibilitou a conclusão. O local é a reprodução de um típico casarão sertanejo, com um primeiro andar em sótão. O museu tem consultoria da jornalista Angela Almeida, curadoria de Dácio Galvão, arrumação das arquitetas Viviane Teles e Natália Nóbrega, e mais uma museóloga. A cantora paraibana Sandra Belê cantará o hino nacional no dia da abertura.

"Luiz Gonzaga não poderia ser esquecido no projeto, já que ele divulgou a cultura do vaqueiro para o Brasil. Em nível regional, a função foi de Fabião das Queimadas, que cantava o sertão com sua rabeca", diz Lopes. Ele lembra que em 2005 trouxe para o Forró da Lua a filha do Velho Lua, Chiquinha Gonzaga (já falecida). "Foi no mesmo dia em que o New York Times esteve aqui para registrar uma noite de forró no Brasil", ressalta. É história para dançar e apreciar de várias formas.


VENDA DE INGRESSOS

Os ingressos para a festa já estão à venda no Pittsburg ou através do site www.showdebola.com.br ao preço de R$ 60,00.

Também poderá ser adquirido nos pontos de venda tradicionais: Tenda do Neneu, Posto São Luiz II, Panificadora Boca de Forno, Posto Planalto, Restaurante Chinatown, Real Car Equipadora, Posto Federal BR 101 e Pousada e Restaurante do Macedo. Na página virtual www.forrodalua.com.br há os endereços de todos os pontos.

Post com informações da Tribuna do Norte e do Forró da Lua
 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A EDUCAÇÃO MIPIBUENSE IRÁ ENTRAR NO RUMO CERTO?


Prof. Joaquim Tomé


Ao longo dos anos percebemos que os governantes desse município pouco ou nada fizeram para melhorar o desempenho da educação de nossa cidade. Entra prefeito, sai prefeito e o marasmo é o mesmo.

Arrumadinho prá cá é arrumadinho para lá. Apesar de um pequeno esforço feito pelo governo federal em instituir o piso para o magistério, os governos municipais na sua maioria descumprem a lei. Percebe-se que vários motivos contribuem para esse fato. Podemos aqui Alencar alguns deles: Despreparo dos gestores, desvio de função para alguns privilegiados, má utilização dos recursos destinados à educação.

A escola que deveria ser um espaço propicio para a fluência de uma melhor aprendizagem se tornou lugar insurpotavél na sua maioria, pelas estruturas que as mesmas se encontram. Um dos fatores de descrédito da escola pública.

O grande desafio do novo governo é resolver esse grande emaranhado em que a nossa educação se encontra.

Desafio esse que só será resolvido com a formação de uma grande equipe no setor educacional, dando plena liberdade para que a nova secretaria possa exercer sua função sem pressão de quem quer que seja.

Não podemos persistir em erros cometidos no passado, precisamos compreender que os tempos são outros, e que o nosso povo merece um futuro melhor.

Chega de descaso, chega de omissão. A população não pode pagar por um preço tão alto.

Dessa forma se faz necessário um governo comprometido com um auto comprometimento de austeridade, e acima de tudo respeito com o dinheiro público, possibilitando assim a tão sonhada possibilidade que é termos uma educação de qualidade para os nossos educandos. 

Prof. Joaquim Tomé Ribeiro

domingo, 25 de novembro de 2012

ARTIGO - PADRE MATIAS SOARES


  
O ANO DA FÉ

O Papa Bento XVI, com a Carta Apostólica “Porta Fidei”, proclamou o Ano da Fé. Segundo o Pontífice, este “é um convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. No mistério da sua morte e ressurreição, Deus revelou plenamente o Amor que salva e chama os homens à conversão de vida por meio da remissão dos pecados” (cf. PF, 6). Eis a questão que está inserida na dinâmica da Fé, não como “conquista” humana, mesmo estando vinculada ao humano, mas como virtude teologal concedida por Deus, que permanece no coração do Homem para que ele possa estar em comunhão com o Senhor e confiar que Ele realizará o que promete (cf. 1Cor 13,13; Rm 4,21). Ainda é dito que “a Fé é um modo de Já possuir aquilo que se espera, é um meio de conhecer realidades que não se vêem” (cf. Hb 11,1).  O Papa Bento XVI constata justamente que muitas pessoas vivem uma profunda crise de Fé, que denega os valores por ela inspirados. Analisando as conseqüências de tal fenômeno o Pontífice diz que “o homem contemporâneo pode sentir de novo a necessidade de ir como a samaritana ao poço, para ouvir Jesus, que convida a crer nele e a beber na sua fonte, donde jorra água viva (cf. Jo 4,14). Devemos readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus, transmitida fielmente pela Igreja, e do Pão da vida, oferecidos como sustendo de quantos são seus discípulos” (cf. PF, 3).

Pensando teologicamente, uma pergunta aos que já tiveram Fé em Deus e começaram a confundi-Lo com uma idéia, ou alguns outros, que não tiveram a oportunidade de conhecer a verdade sobre a Fé: o que seria do futuro da Civilização ocidental se Deus viesse a ser ofuscado pelas ideologias relativistas, atéias e gnósticas? Existe uma problemática existencial que muitos não têm consistência intelectiva e moral para abordar e que exige, por isso, muito mais do Cristianismo para que esta elucidação possa ser tratada e discutida. Entregar e fomentar um “desaparecimento de Deus” é dramático para a condição humana. Existem correntes e grupos marginais que trabalham sistemicamente com este intuito. Por outro lado, outros que cintilam fenômenos religiosos sem Deus ou com uma carga de espiritualismos desencarnados e ingênuos. Sem dúvida, na raiz destas questões antropológicas, está o aspecto transcendental do ser humano como alguém que espera sempre o absoluto. A história confirma esta necessidade humana pelo Absoluto. Com o Ano da Fé, a Igreja quer fortalecer a chama da Fé dos cristãos que permanentemente precisam crer na obra de Deus.

O Papa define que o Ano da Fé terá início em 11 de outubro de 2012, no cinqüentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, em 24 de novembro de 2013. Ainda diz que na referida data completar-se-ão também vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica. Com estes acontecimentos somos remetidos ao desejo do Santo Padre de fazer com que, tanto o estudo, como a justa interpretação dos documentos conciliares sejam fomentados e realizados para que a “Nova Evangelização para a transmissão da Fé” tenha bom êxito e consistência para formação dos homens de hoje. Não podemos trair o que a Igreja pensou para sua ação pastoral, tendo em vista os desafios da modernidade, no diálogo interno e externo que estava sendo tão necessário e que ainda continua a ser.

Por fim, que em todas as Dioceses, paróquias e demais instâncias eclesiais, haja empenho de todos na formação e na missão na celebração dos 50 anos do Concílio, 20 anos do CIC, nos 50 anos da Campanha da Fraternidade, na JMJ e na implantação dos Planos Pastorais diocesanos, que nos fortalecerão na comunhão e na Nova Evangelização! Assim o seja!


Pe. Matias Soares
Pároco de S. J. de Mipibu e V. Episcopal Sul


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

FORRÓ DA OLHO D'ÁGUA - DORGIVAL DANTAS E SOLTEIRÕES DO FORRÓ SÃO AS ATRAÇÕES DE SÁBADO (24/11)




Solteirões do Forró e o poeta Dorgival Dantas são as atrações do dia 24 de novembro na Fazenda Olho D'água. Também marcarão presença Brenno Senna e Tiago&Santafé

O Forró da Olho D'água está localizado no município de São José do Mipibu, e os shows começam a partir das 21 horas.

Locais credenciados para venda de senhas: Cigarreira do Bastinho (em São José de Mipibu), posto Novo Horizonte (BR 101) e no Pittsburg (Prudente de Morais). Valor: R$ 30,00 (1º lote).


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

DOMINGUINHOS DOA SANFONA PARA O MUSEU DO VAQUEIRO EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Aldair Dantas



Roberto Lucena - Repórter


O Museu do Vaqueiro, localizado na Lagoa do Bonfim, município de São José de Mipibu, ainda não foi inaugurado, mas a importância do local começa a ser mensurada pelo acervo e visitas registradas no espaço destinado à valorização da cultura nordestina. Na tarde deste sábado, o cantor e compositor Dominguinhos esteve no local para fazer a doação de uma sanfona retirada de seu acervo pessoal. Além de conhecer o espaço, o "herdeiro" de Luiz Gonzaga tocou e conversou com a turma de alunos do projeto de aprendizes de sanfoneiro.

A sanfona doada por José Domingos de Morais é uma réplica do instrumento tocado pelo próprio Gonzagão e foi presente de outro sanfoneiro conhecido em terras potiguares: Amazan. "Ganhei essa sanfona de Amazan. Ela é muito especial, porém, muito grande e pesada. Não posso mais usá-la. Não podia vender, nem entregar a outra pessoa. Resolvi então deixar no lugar mais correto. Por isso fiz essa doação", explicou Dominguinhos.

Marcos Lopes, idealizador do Museu do Vaqueiro, explicou a importância do gesto.  "Esse tipo de sanfona, com as teclas na cor preta, é rara. De tantas sanfonas que Luiz Gonzaga tocou, apenas três tinham o teclado preto. Esse modelo, que estamos recebendo de Dominguinhos, é uma destas. É uma doação muito especial", pontuou. A sanfona ficará exposta numa espécie de redoma de vidro, juntamente com uma foto do "pai do forró".

O Museu do Vaqueiro abre as portas oficialmente no dia 9 de dezembro. Será possível conferir um acervo sobre a cultura sertaneja em textos, fotos e peças originais. O espaço começou a ser idealizado por Marcos Lopes há 10 anos. Paralelo ao museu, Lopes se dedica a outro projeto: uma escola de sanfoneiros. Atualmente, 15 crianças e adolescentes participam do projeto. Hoje, parte da turma ouviu ensinamentos e tocou ao lado de Dominguinhos. "É uma emoção boa. Tenho dois ídolos: Dominguinhos e Waldonys. Quero ser um sanfoneiro igual a eles", disse o jovem Mateus da Rocha, 15 anos.

A turma ouviu histórias de Dominguinhos. "Comecei a tocar com meus irmãos, quando tinha oito anos. Luiz Gonzaga foi muito importante para minha vida e carreira", resumiu.

Este ano, comemora-se o centenário de nascimento do Rei do Baião. A inauguração do Museu do Vaqueiro, bem como a realização de uma edição do "Forró da Lua" estão inseridas nesse contexto. "Teremos, depois de um ano sem festas, uma edição especial do Forró da Lua", disse Marcos Lopes. No dia 1º de dezembro, Dominguinhos sobe ao palco do projeto ao lado da cantora Elba Ramalho.  "Será um grande evento e a expectativa é de casa lotada", completou.

Dominguinhos não adiantou como será o show, mas disse que vai conversar com Elba Ramalho para acertar o repertório. "É possível que ela cante comigo, ou o contrário, eu cante com ela (risos). Só precisamos conversar. E isso é o mais fácil (risos)".

Fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

DICAS DE CULTURA - OS AGITOS DO FIM DE SEMANA NA CAPITAL POTIGUAR





Sexta-Feira 
(16/11)

Exibição do filme “Jiro Dreams of Sushi” – Mostra Comer com os Olhos
Local: Nalva Melo Café Salão (Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira)
Início: 18h30
Entrada: R$ 2,00


Terraço do Relógio
Local: SESC Centro (Rua Coronel Bezerra, 33, Cidade Alta)
Início: 19h
Entrada gratuita
Informações: 3211.5577


Projeto Gafieira Dançante
Local: Buraco da Catita (Travessa José Alexandre, 95, Ribeira)
Início: 22h
Informações: 2010.9185 / 9190.4460


Sexta Bossa Jobim apresenta Helimara Medeiros
Local: Jobim Gastronomia & Música (Rua Seridó, 736, Petrópolis)
Início: 21h30
Informações: 3202.4200


Levi Ribeiro e a banda Rota 101 apresentam os hits históricos do rock
Local: Taverna Pub (Rua Dr. Manoel A. B. de Araújo, 500, Ponta Negra)
Início: 22h
Informações: 3236.3696


Clássicos do rock com a banda Revólver
Local: Hell’s Pub (Rua Raimundo Chaves, 1892, Candelária)
Início: 22h
Informações: 2010.9666


MPB com Ciranda Montes e Cristina de Holanda
Local: Páprika (Rua Pedro Fonseca Filho, 9001, Ponta Negra)
Início: 21h30
Informações: 3219-3865


Noite de pop/rock e MPB com Daniel Freire, Luciano Viana e bandas
Local: Tom Maior Botequim (Rua São José, 2184, Lagoa Nova)
Início: 22h
Informações: 3234.8512


Diana Rafaelly apresenta show “A Força do Samba”
Local: Ateliê Bar e Petiscaria (Av. Duque de Caxias, 182, Ribeira)
Início: 22h


Banda F5 (especial Skank)
Local: Tribo Roots Bar (Av. Senador Salgado Filho, 3526A, Candelária)
Entrada: R$ 5,00
Início: 23h
Informações: 9981.2114/ 9481.3603/ 8881.4587


Discotecagem com DJ Manuk e shw da banda Seven Two
Local: Casanova Ecobar (Av. Senador Salgado Filho, 3526, Candelária)
Início: 21h
Informações: 3231.4331


Show de clássicos do samba com a banda Arquivo Vivo
Local: Quiosque Chopp Brahma (Av. Senador Salgado Filho, 3526, Candelária)
Início: 21h
Informações: 3231.4331


Axé Music com as bandas Mariloh e SomZueira
Local: Botequim Tá na Hora (Rua Francisco Gurgel, 47, Ponta Negra)
Início: 18h
Informações: 2010.0034


Banda Dubê com repertório de Axé Music
Local: Pitanga Bar (Rua Ângelo Varela, 1033, Tirol)
Início: 20h
Informações: 8814.9203


Pepper’s Hall
Local: Botequim Tá na Hora (Rua Francisco Gurgel, 47, Ponta Negra)
Início: 18h
Informações: 2010-0034


Forasteiros do Forró, Forró da Moda & Chico Forrozeiro, Silva Jr. E Moacir do Repente
Local: Rastapé (Rua Aristides Porpino Filho, 2198, Ponta Negra)
Início: 22h
Informações: 3219.0181


Samba e pagode com Luizinho Nobre e Grupo Novo Grito
Local: UP! (Rua das Algas, 2282, Alagamar – Ponta Negra)
Início: 23h30
Informações: 3219.2059



Sábado 
(17/11)


Exibição do filme “Comer Beber Viver” – Mostra Comer com os Olhos
Local: Nalva Melo Café Salão (Av. Duque de Caxias, 101, Ribeira)
Início: 18h30
Entrada: R$ 2,00


Apresentação da peça “Aurora Boreal”  com o grupo teatral “O Pessoal do Tarará”
Local: Casa da Ribeira (Rua Frei Miguelinho, 52)
Início: 20h
Entrada: R$ 10,00
Informações: 3211.7710


Festival MPBeco com show da banda Totonho & Os Cabra (PB)
Local: Praça 7 de Setembro (Cidade Alta)
Início: 19h
Entrada gratuita


Show de 15 anos do grupo vocal “Acorde”
Local: Auditório da Escola de Música da UFRN
Início: 20h
Entrada gratuita


Noite de samba e bossa com Diana Rafaelly e Wallyson Santos
Local: Jobim Gastronomia & Música (Rua Seridó, 736, Petrópolis – Praça das Flores)
Início: 21h30
Informações: 3202-4200


Noite de soul, funk e rock com Funkaholic e Salada Sonora
Local: Taverna Pub (Rua Dr. Manoel A. B. de Araújo, 500, Ponta Negra)
Início: 22h
Informações: 3236.3696



Domingo 
(18/11)


Apresentação da peça “Aurora Boreal”  com o grupo teatral “O Pessoal do Tarará”
Local: Casa da Ribeira (Rua Frei Miguelinho, 52)
Início: 20h
Entrada: R$ 10,00
Informações: 3211.7710


Exibição do filme “Estômago” – Mostra Comer com os Olhos
Local: Nalva Melo Café Salão (Av. Duque de Caxias, 101, Ribeira)
Início: 18h30
Entrada: R$ 2,00


Feijão com Rock apresenta shows das bandas Mobydick (Raul Seixas e Rolling Stones), Revolver (Beatles e Simon & Garfunkel), Jackblack (Led Zeppelin e Deep Purple) e Sex´n roll (AC/DC e Black Sabbath)
Local: Village Real (BR-101, em São José de Mipibu)
Início: 12h
Entrada: R$ 10,00 e 1kg de alimento
Informações: 9117.1757


Apresentação da banda Mesa Doze (samba e pagode) e Pedro Henrique (sertanejo
Local: Botequim Tá na Hora (Rua Francisco Gurgel, 47, Ponta Negra)
Início: 16h
Entrada: R$ 10,00
Informações: 2010.0034


Show de Rodrigo Lacaz. No repertório, Muse, Florence, Arcade Fire, Beirut e outras bandas alternativas
Local: Jazzy Rocks Bar (Av. Senador Salgado Filho, 3510, Candelária)
Início: 21h
Entrada: R$ 10,00
Informações: 2226.6833


Clássicos do chorinho com o grupo Nem Choro Nem Vela
Local: Tom Maior Botequim (Rua São José, 2184, Lagoa Nova - anexo do Restaurante Maturi)
Início: 13h
Informações: 3234.8512


O cantor e compositor Pedro Mendes interpreta músicas próprias e clássicos da MPB
Local: Páprika (Rua Pedro Fonseca Filho, 9001, Ponta Negra)
Início: 20h30
Informações: 3219.3865