sábado, 11 de junho de 2011

A FONTE DA BICA - UMA REFLEXÃO PARA A SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM MIPIBU

Os quatro porquinhos dormem tranquilamente numa pocilga, instalada há mais de cinco anos na Fonte da Bica

Na semana que hoje se encerra, comemorou-se pelo mundo afora o Dia do Meio Ambiente, cuja data precisa foi 05 de junho (domingo último).

Sua criação ocorreu em 1972, durante um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), para tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como Conferência das Nações Unidas.

Naquela ocasião a conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Em São José de Mipibu os problemas relacionados ao meio ambiente têm sido tratados de for enviesada desde sempre, apesar de existir um órgão público municipal, que, em tese, deveria de cuidar muito bem dessas questões.

É bom que fique muito bem claro, que os problemas decorrentes da inoperância do tal órgão não é primazia da atual secretária, Sra. Aline Gonçalves, que literalmente recebeu um tremendo de um abacaxi, que, por mais que se esforce, jamais conseguirá descascar.

Os motivos são mais do que óbvios.

Em São José de Mipibu secretário algum tem autonomia para fazer absolutamente nada.

A cantilena é a mesma – A FALTA DE RECURSOS – escudo utilizado pelos inúmeros gestores desse imenso Brasil, para justificar a incompetência e o descaso no trato com a coisa pública.

Com o meio ambiente não poderia ser diferente, afinal de contas essa pasta jamais foi prioridade para o governo Norma Ferreira.

Não há uma única ação verdadeiramente contundente e positiva, no sentido de enfrentar os graves problemas ambientais que castigam Mipibu.

Pra ser sincero, pago uma cocada para quem descobrir quais são as prioridades do desgoverno que se encastelou na velha aldeia dos Mipibus nos últimos 7 anos.



A FONTE DA BICA


Na tentativa de manter o viés desse post no meio ambiente de Mipibu, na manhã de hoje fiz mais uma visita à Mata da Bica, nascente do rio Mipibu, fonte primordial de água potável para os mipibuenses, e, outrora, motivo de muito orgulho para a nossa cidade.


Apesar da devastação essa visão ainda é possível


Há registros históricos de caravanas que se deslocavam de várias cidades, até mesmo de outros estados, para se refrescar nas águas frescas e límpidas da Fonte da Bica.


Nessa área ainda é feita lavagem de roupas


Lamentavelmente constatei o que eu mesmo já duvidava, e o que poucos mipibuenses sabem. O agravamento do triste cenário de degradação e abandono de uma das mais belas paisagens do nosso município.

Ao longo das últimas décadas tenho acompanhando de perto esse terrível problema, e em conjunto com outros mipibuenses atentos às questões ambientais, participei de várias ações e atos públicos, chamando a atenção das nossas autoridades para a gravidade do caso.

A Fonte da Bica está encravada no pouco que restou de mata atlântica na área urbana da cidade, e é responsável direta pelo abastecimento de água para uma parcela considerável dos moradores da sede do município.

O cenário é desolador.

A sujeira e o lixo tomam conta do lugar.

Não há um único sinal de qualquer ação desenvolvida pelos órgãos ambientais no sentido de preservar a área.

Poço da CAERN sem nenhuma proteção


A única coisa que se “desenvolveu” nos últimos anos no lugar foi uma pocilga, localizada a poucos metros da fonte de água, construída no meio da rua, ou seja, numa área pública, sem que NENHUM ÓRGÃO PÚBLICO MUNICIPAL tome qualquer providência.

A pocilga nos dias atuais


A pocilga e os porquinhos de 2007


Por onde andam as Secretarias de Obras, de Saúde, de Meio Ambiente e Turismo e a Vigilância Sanitária Municipal, que não conseguem enxergar, nem tomar atitude alguma diante desses fatos????



MEMÓRIA 1 - ANO 2007


Em 1997 um grupo de mipibuenses realizou um grande mutirão de limpesa na área da Fonte da Bica, mobilizando dezenas de voluntários.

O evento ocorreu numa manhã nublada de domingo, onde o grupo percorreu várias ruas da cidade chamando atenção das autoridades para a situação de abandono da principal fonte de água potável da cidade.

Participaram desse evento os deputados estaduais Fernando Mineiro e Arlindo Dantas, que junto com os manifetantes desceram até o local da fonte, onde puderam constatar a situação.

Apesar de convidadas, nenhuma autoridade do município participou do evento.


Concentração na frente da Igreja Matriz


Caminhada pelas ruas da cidade

O saudoso Evandro Gomes participou do mutirão


Foi coletada cerca de meia tonelada de lixo

Seu Manoel e Paizinho armados com ferramentas de limpeza


Muito lixo no percurso do rio Mipibu

Marcos Lopes, Amauri Freire, Arlindo Dantas, Fernando Mineiro e Lourival participaram da manifestação



MEMÓRIA 2 - ANO 2000


Na comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil, este blogueiro, na época vereador de Mipibu, realizou em parceria com o IBAMA e a Prefeitura Municipal o plantio de 500 mudas de pau-brasil na área circundante da Fonte da Bica.

Houve uma grande mobilização na cidade, e 500 crianças das escolas de São José de de Nísia Floresta participaram desse evento.






Crianças de várias escolas conheceram o local e participaram do plantio das 500 mudas de pau-brasil

Amauri Freire com Zé Figueiredo (ex-vice-prefeito) e Arlindo Dantas (ex-prefeito) no plantio das 500 mudas de pau-brasil


P.S.- Só pra refrescar a memória dos mais esquecidos, a criação da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo ocorreu no primeiro mandato do prefeito Arlindo Dantas, após inúmeros pronunciamentos e solicitações feitas por um tal vereador chamado Amauri Freire. Tudo muito bem registrado nos anais da Câmara Municipal de São José de Mipibu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário