domingo, 2 de janeiro de 2011

HOMENAGEM ESPECIAL A SEU LULU DAVINO - O GRANDE MESTRE NA ARTE DE PIROTECNIA DAS TERRAS DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU


Houve um tempo em São José de Mipibu que as festividades de virada de ano eram de uma beleza e de um valor inestimáveis, tanto do ponto de vista cultural, religioso e turístico.

Milhares de pessoas visitavam a cidade atraídos por uma festividade única na região, onde o ápice era a queima de fogos produzida por Seu Lulu Davino, com seus engenhos pirotécnicos compostos por girândolas rotativas de cores variadas, que desfraldavam no final painéis com belas mensagens de ano novo.

Lulu Davino

Seu Lulu, um mipibuense nato cujo nome verdadeiro era Luiz Gonzaga de Souza, aprendeu com o pai Joca Davino, que também era mestre fogueteiro, a arte da pirotecnia. (Seu Joca Davino faleceu praticando seu ofício, vitimado por uma explosão ocorrida em sua oficina de fogos).

Com a morte do pai, Seu Lulu assumiu o comando dos trabalhos e durante várias décadas foi o responsável por toda a beleza da grande festa de fim de ano de São José de Mipibu, criando verdadeiras obras de arte que iluminavam aquelas noites inesquecíveis.

Para quem não se lembra as luzes do centro eram apagadas minutos antes da meia noite, e a praça inteira permanecia em silêncio aguardando a última badalada do sino indicando a meia noite.

A fama de Seu Lulu ultrapassou os limites de sua terra, fazendo com que surgissem convites de trabalhos em cidades vizinhas e até mesmo da capital.

Numa dessas ele produziu um belíssimo artifício para os 75 anos da Escola Doméstica de Natal, atendendo convite da saudosa Noilde Ramalho, falecida recentemente.

Artifício produzido nos 75 anos da Escola Doméstica de Natal

Mulher inteligente e sensível às coisas da arte, Dona Noilde enviou carinhosamente uma fotografia do artifício, com uma dedicatória exclusiva, enaltecendo a beleza da obra e a criatividade do grande artista.

Dedicatória de Dona Noilde Ramalho

Festa de Nossa Senhora da Apresentação (padroeira de Natal)

Gincana da Solidariedade em Parnamirim

Com a morte do grande mestre essa belíssima festa jamais se repetiu nas terras de Mipibu. Atualmente as festividades se resumem a meras explosões de fogos de artifício, sem a beleza nem o brilho que só ele sabia fazer.


Fotografias: Arquivo de sua filha Eliane, gentilmente cedidas para esta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário