quarta-feira, 16 de junho de 2010

MEIO AMBIENTE - SETE MIL MUDAS DE ÁRVORES SÃO PLANTADAS EM NÍSIA FLORESTA

A cidade de Nísia Floresta lançou ontem, 14, a pedra fundamental do Museu Nísia Floresta com a participação dos alunos da rede ensino público de Campo de Santana e autoridades. O Museu será um espaço multiuso com telecentro, laboratório de rádio, lojas para venda de artesanato, oficina de arte e cultura, auditório, biblioteca, sala de pesquisa, laboratório multimídia e painéis com a história de Nísia Floresta. A área total do projeto é de 600 m² e será construído com recursos do Ministério da Cultura e da prefeitura da cidade.

O juiz Marcus Vinícius esteve presente ao lançamento, e falou da importância do museu para as crianças presentes. O magistrado lembrou que Nísia Floresta foi um dos dois municípios do Rio Grande do Norte que ganhou o Prêmio Palma de Ouro pelo excelente índice de educação e disse que espaços como o Museu contribuem para a educação à medida que valoriza os exemplos do passado e não deixa morrer as pessoas que passaram por Nísia Floresta. Marcus Vinícius que foi juiz da cidade por mais de 3 anos pediu que a população cobrasse das autoridades a construção do museu, pois “esse é um projeto que nasceu para acontecer”. Durante o lançamento o grupo de teatro Saúde Popular apresentou a peça “Resgatando a nossa história”.

Em seguida, as autoridades presentes e aproximadamente 820 crianças da rede de ensino municipal formaram juntas a bandeira do Rio Grande do Norte em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e ao sucesso do Projeto “Plantar uma Floresta em Nísia Floresta” que já conseguiu plantar 7 mil mudas no município. O Projeto está ligado ao Programa Novos Rumos na Execução Penal do Judiciário Potiguar e tem o objetivo de fazer com que quem cometeu crime ambiental custeie o plantio de árvores e a educação ambiental na cidade. O juiz Marcus Vinícius explica que o local onde a bandeira foi formada é um terreno doado para a construção de um Ecoposto, cuja construção já está em andamento, e que vai auxiliar na educação ambiental da população e dos turistas que vão a Nísia em busca de suas belas praias e lagoas.

Fonte : TJRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário