domingo, 6 de junho de 2010

AUDIÊNCIA PÚBLICA - "O PRÉ-SAL E OS CAMPOS TERRESTRES MADUROS"

Imagem: Blog Petrobras

Na próxima segunda-feira, 7 de junho, às 16h, será realizada a Audiência Pública com o tema "O Pré-Sal e os Campos Terrestres de Petróleo considerados maduros". O evento, que é uma iniciativa do deputado Fernando Mineiro (PT), será realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

Na ocasião, será discutida a devolução dos Campos Maduros à Agência Nacional de Petróleo - ANP. Ao longo dos últimos 35 anos, a presença da Petrobras nos estados do Nordeste tem sido um importante fator de estímulo ao desenvolvimento econômico e social na região. No caso do Rio Grande do Norte, até 2008 o estado mantinha 3.569 poços produtores “on-shore”, ou equivalente a 46% dos 7.760 poços que se encontravam ativos em todo o país.

No RN, a grande maioria dos campos existentes são considerados “maduros”, isto é, são reservatórios que já passaram pelo pico de produção e produzem com menor retorno econômico, com vazões de água nove vezes maior que a de petróleo (para cada litro de petróleo é produzido junto 9 litros de água que deverá ser tratada e descartada).

Para a audiência pública foram convidados: o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros - FUP, João Antonio de Moraes; o representante da Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário - SEBRAE/RN, Zeca Melo; o presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras - AEPTNS, Ricardo Pinheiro Ribeiro; o diretor de Negócio do Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis, Geraldo Saraiva Pinto; o coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros do RN - SINDPETRO/RN, Márcio Azevedo Dias; os prefeitos de Assu, Ivan Júnior, e de Carnaubais, Luisinho Cavalcante.

Fonte: Mandato Fernando Mineiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário