sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

CRIANÇAS DA OFICINA DE FLAUTA DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL CAJUPIRANGA ENCERRAM ATIVIDADES COM APRESENTAÇÃO NA IGREJA MATRIZ

Carlos Zens, Tales, Jonathan, Wilke, Marcos, Wallace, Hércules, Hellen, Yasmin, Amauri, Kamila, Karina e Maria Clementina

Com uma bela apresentação no final da missa do último domingo, as crianças da Oficina de Flauta da Associação Cajupiranga encerraram as atividades do ano.

Sob a regência do maestro Carlos Zens o grupo executou 5 peças, iniciando com Mulher Rendeira, Dança dos Cariris e A Casa, e encerrando com dois clássicos da temática natalina, Noite Feliz e Jingle Bells, agradando ao público que permaneceu na igreja após o encerramento da missa.


OS PREPARATIVOS ANTES DA APRESENTAÇÃO


Enquanto aguardavam o encerramento da missa as crianças e o maestro Carlos Zens fizeram os últimos preparativos, "passando" as músicas na calçada ao lado da igreja.





Na sacristia o maestro Carlos Zens deu as últimas instruções antes do início da apresentação


A APRESENTAÇÃO E O ENCERRAMENTO




A pequena Yasmin leu o poema Minha Cidade, de autoria do Poeta de Mipibu Arlindo Izaías


No final um registro fotográfico com os pais, o maestro e diretores da Associação Cutural Cajupiranga


Fotografias: Paula Karina e Nilson Eloy.


quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O CINQUENTENÁRIO DE "SEU" DÁRIO

Todo ancho ao lado de Dona karina

Na noite de ontem um eterno jovem de cabeça branca (há décadas), comemorou com amigos e familiares seu cinquentenário.

O jovem em questão é uma das figuras mais queridas e admiradas pelo povo de Mipibu, por motivos vários.

Reconhecidamente um excelente profissional na área de topografia, o camarada também tem uma veia artística sem precedentes.

Além de ser um velho amante da boa música e do cinema, de uns anos pra cá ele tem se revelado um verdadeiro expert na arte da percussão, assumindo ao lado de Nilson Eloy e Maria Preta o comando do "Pau Furado", no Grupo de Bambelô da Cajupiranga, uma das últimas relíquias da cultura popular mipibuense e, porque não dizer, do RN.

Trata-se de Dário José da Silveira, filho de Seu Domingos e Maria Isabel, figuras icônicas da velha Rua Sete de Setembro, referências verdadeiras do povo bom de Mipibu.

Parabéns amigo velho. Só lamento não ter participado com essa turma boa dessa noitada maravilhosa. (Desde domingo passado estive trabalhando em Paracuru, lá pelas bandas do Ceará, só chegando na noite de hoje).

Se tudo der certo, amanhã a gente continua essa festa com uma autêntica roda de côco.

A seguir flashs da noitada:







NÍSIA FLORESTA SERÁ A PRIMEIRA CIDADE DO RN A ADOTAR O REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL (RIC)


Foi lançado hoje, em Brasília, o Registro de Identidade Civil (RIC), o novo documento de identidade dos brasileiros, que deve substituir o atual RG. A carteira de identidade continuará válida pelo menos até que todos os cidadãos tenham sido recadastrados, segundo informações do Ministério da Justiça.

O novo documento conta com diversos mecanismos de segurança, além de um chip, onde estarão armazenadas as impressões digitais do titular e informações como sexo, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição, data de validade do cartão e dados referentes a outros documentos, como título de eleitor e CPF.

Segundo o Ministério da Justiça, com o RIC, cada cidadão passa a ter um número único baseado em suas impressões digitais do Cadastro Nacional de Registro de Identificação Civil, que estará integrado com as bases de dados dos órgãos de identificação dos estados e do Distrito Federal.


NÍSIA FLORESTA


As primeiras cidades a participarem do projeto piloto serão Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Hidrolândia (Goiás), Ilha de Itamaracá (Pernambuco), Nísia Floresta (Rio Grande do Norte) e Rio Sono (Tocantins). Nesta primeira etapa, 2 milhões de brasileiros serão selecionados para receber o RIC.

A implantação do RIC ocorrerá em um período de nove anos, com etapas graduais. Os cartões RIC emitidos em 2011 serão custeados pelo Ministério da Justiça e não terão custo para o cidadão ou para os institutos de identificação. O investimento no primeiro ano será de cerca de R$ 90 milhões. Para os próximos anos, o Comitê Gestor do RIC vai definir a origem dos recursos que vão custear as emissões, sendo possível, inclusive, parcerias público-privadas e financiamento internacional.

Fonte: Portal Yahoo.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

ROCK & VINHO 2010 - A VIAGEM CONTINUA


A vigésima sexta edição do Rock Vinho, em São José de Mipibu, aconteceu no dia 26 de dezembro, último domingo do ano, como de costume. Com a presença de diversas pessoas das cidades circunvizinhas, o evento teve início às onze horas e se estendeu noite adentro.

Ao contrário de 2009, este ano o Rock Vinho manteve sua proposta original. Apenas música mecânica foi executada. Ao som de algumas das principais bandas que fizeram a história do rock no mundo, mais uma vez foi realizada a confraternização dos amantes desde estilo musical em Mipibu. Diversas gerações se fizeram presentes.


Arinaldo Leão é o atual anfitrião da festa

O evento acontece em um local abençoado pela natureza, com uma visão privilegiada para os que lá estão. O terreno é do anfitrião Arinaldo Leão, um sítio arborizado, localizado em uma região alta, com vista para o vale dos rios Trairi e Ararai.

Esse pé de Pau-brasil florido foi plantado há dez durante numa das edição do Rock e Vinho

O Rock Vinho teve início de forma despretensiosa, no dia 31 de dezembro de 1984 na casa de seu criador, o funcionário público Edmar de Lima Pastel, e foi batizado em referência ao festival que aconteceria no mês seguinte. De lá pra cá andou sendo realizado em outros locais, até se fixar onde acontece atualmente. Ninguém imaginava, entretanto, que uma simples reunião pra bebemorar a passagem do ano iria entrar para o calendário cultural da cidade dos Mopebus.

A seguir flashs da galera:









Texto: Nilson Eloy
Fotos: Amauri Freire e Amanda Gomes

sábado, 25 de dezembro de 2010

TÚNEL DO TEMPO - ROCK & VINHO, UMA ETERNA VIAGEM DO ROCK AND ROLL NAS TERRAS DE MIPIBU

O "Cartaz" de 1999

A sessão "Túnel doTempo" traz hoje algumas imagens, em épocas diferentes, da mais tradicional festa de Rock and Roll existente em Mipibu.

Idealizada por Edinho Pastel e mais quatro amigos em 1984, a reunião de roqueiros resiste ao tempo e chega em 2010 completando 26 anos.

Ao longo de todo esse tempo a "reunião" mudou de lugar apenas três vezes, começando na casa de Edinho, passando por dois anos no quintal de Ciço Papudo, permanecendo até os dias de hoje no sítio de Arinaldo (na descida da Pituba), um dos visuais mais belos dos vales do Trairi/Ararai.

A festa continua amanhã a partir do meio dia, sem hora pra terminar.

A seguir, imagens de algumas edições anteriores:

Paisagem do vales Trairi/Ararai

Elza Pink Floyd com os amigos

Lígia, Daniela, Matheus (de fraldas) e Nilson

Renniê (com uma bela cabeleira negra) e Ligia

Lúcia, Dunga, IIen e David

Este blogueiro (ainda de cabelos castanhos) com uma das turmas em 1999

Ciço Papudo (à direita) um dos dinossauros do rock de Mipibu

Registro do último por do sol do milênio, feito em 31 dezembro de 2000, durante o Rock Vinho daquela ano


Fotografias: Arquivo de Amauri freire.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

ESCOLA BARÃO DE MIPIBU - 130 ANOS DE HISTÓRIA


A Escola Estadual Barão de Mipibu comemorou ontem 130 anos de existência, numa noite festiva promovida por toda a comunidade escolar. O evento foi realizado no pátio em frente da escola e contou com apresentações culturais do município.

Profa. Wedna fez um histórico da centenária escola

Após a abertura feita pela Banda dos Desbravadores tocando o Hino Nacional, a profa. Wedna leu um artigo fazendo uma breve retrospectiva da história dessa escola centenária, tão importante para a vida de muitos mipibuenses.

Professores, funcionários e ex-alunos fizeram a festa

Em seguida aconteceram as apresentações culturais de grupos do município, com uma coreografia do MEJ, uma animada roda de côco com o Bambelô da Cajupiranga, encerrando com a Banda dos Desbravadores.

Coreografia do MEJ

Grupo de Bambelô da Cajupiranga

Banda dos Desbravadores

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

MENSAGEM NATALINA DA CENTRAL DO CIDADÃO


FELIZ NATAL


Para muitos é tempo de reflexão, de repensar atitudes, de fazer um balanço da vida.

Para outros é tempo de planejar, de olhar para frente, de traçar metas.


Mas, para todos, é tempo de felicidade, de renovação, de celebrar o nascimento do Menino Jesus, o Salvador, aquele que deu a vida em nome de nós, os seus filhos.


A Família CENTRAL DO CIDADÃO de São José de Mipibu deseja a todos servidores, usuários, colaboradores, parceiros e seus familiares um Natal de muito amor e paz, e um Ano Novo de grandes prosperidades.

Feliz Natal e um Novo Ano repleto de saúde, paz e realizações!

São os votos da Central do Cidadão
São José de Mipibu/RN
(Post enviado por Francisco Palhano)

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

NUMA CAMINHADA SILENCIOSA O POVO CRISTÃO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU SE SOLIDARIZA COM O PADRE MATIAS SOARES


A comunidade cristã mipibuense realizou na noite de ontem um ato de desagravo, decorrente do episódio ocorrido no dia 11 de dezembro, quando parte dos integrantes da parada gay de Mipibu invadiu a Igreja Matriz e destratou os fiéis e o diácono que se preparava para rezar uma missa.

Padre Matias ladeado por padres e pastores evangélicos

De forma organizada e silenciosa, o povo cristão de Mipibu fez uma breve caminhada, partindo da Praça da Saudade (próx. ao cemitério) até o largo da igreja matriz.

Durante todo o trajeto único som que se ouvia era a oração de São Francisco, executada por um carro de apoio que acompanhou o cortejo.

O movimento contou com a presença de vários padres de outras cidades, pastores, líderes de igrejas evangélicas, representações de todos os movimentos religiosos da igreja católica, políticos e uma grande participação popular.

O Pastor Flávio Barros foi o primeiro orador da noite

Num palanque montado em frente da igreja, discursaram alguns dos representantes religiosos, tendo como ponto de encerramento as palavras do Pe. Matias Soares.

Nas falas proferidas, ficou patente a saudação pela paz feita por todos os oradores. A única coisa pedida pela igreja foi respeito.


O povo ouviu atentamente as palavras dos oradores

Serenidade e tranqüilidade nas palavras do Pe. Matias

Bastante tranqüilo, em nenhum momento o Pe. Matias emitiu sinais de raiva, rancor ou ódio, pelo contrário, foi muito claro ao dizer que as portas da igreja estão abertas para todos, sem nenhuma distinção.


O pátio da Matriz de Santana e São Joaquim ficou lotado

Emoção na voz de uma menina (evangélica) cantando no final

Após o ato os fiéis adentraram à igreja onde foi rezada uma missa, encerrando as atividades religiosas do dia.




***************************************


P.S. – A diretoria da Sociedade Terra Viva deveria parar e refletir sobre a forma como foi conduzido o encerramento do evento de 11 de dezembro. Ficou bem claro que o povo de Mipibu, até os que não tem credo, não aprovou a zombaria e as provocações feitas diante (e dentro) de um templo religioso. Afinal de contas, apesar desse percalço, essa entidade realiza um trabalho importantíssimo de conscientização de jovens, focado na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.