domingo, 26 de fevereiro de 2012

BAMBELÔ DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU É UM DOS DESTAQUES DO PROJETO "ALMA POTIGUAR"



Depois de passados mais de 2 anos das gravações realizadas aqui em Mipibu, finalmente foi apresentado, dentro do Projeto Alma Potiguar, o Grupo de Bambelô de São José.


O material vem sendo exibido desde o dia 09 de fevereiro nos intervalos comerciais na grade da TV CABUGI, e tem duração de 1 minuto.

Segundo o artista plástico Cesar Revoredo, um dos idealizadores do projeto, o programa com o nosso Bambelô é considerado um dos mais bonitos e interessantes, retratando com fidelidade a verdadeira alma do povo potiguar quando o assunto é dança de raiz.

Para nós que participamos dessa empreitada é motivo de muito orgulho levar ao povo potiguar, através da tela da TV CABUGI, um pouco da nossa cultura.

Outro ponto importante que merece destaque é a participação do nosso inesquecível e querido Mestre Paraguai, infelizmente morto pouco tempo depois dessa gravação.

Mestre Paraguai ao lado de Maria Preta


Os membros da Associação Cultural Cajupiranga, entidade responsável pelo resgate dessa importante manifestação de cultura popular, dedica ao Mestre Paraguai o sucesso desse belíssimo trabalho.

Veja no texto abaixo maiores detalhes do projeto, transcrito do site do SESC.









Cultura local é destaque no Projeto Alma Potiguar da IntertvCabugi e SESC


Você já ouviu falar sobre o grupo de dança das remotas senzalas do RN, o Bambelô? Conhece as técnicas da “salga” de carne de sol? Essas e outras curiosidades da cultura potiguar começaram a ser desvendados pelo projeto “Alma Potiguar”, uma série de programas sobre as principais manifestações culturais e curiosidades da cultura potiguar, realizada em parceria da IntertvCabugi e SESC. "É mais um investimento do Sistema Fecomércio, realizado através do SESC RN, em parceria com a InterTV, focado no resgate e divulgação da nossa cultura, destacando e promovendo o que temos de melhor: o povo e o artista potiguar", enfatiza o Diretor Regional do SESC RN, Laumir Barrêto.

O material será exibido em uma série de programas de 1 minuto cada, durante dois meses, ao longo da programação da emissora. No primeiro programa, exibido nesta quinta-feira (09/02), o público é convidado a fazer uma viagem à cidade de São José de Mipibu, região da Zona da Mata, para conhecer o Bambelô, um dos mais curiosos grupos de dança da época das senzalas do RN. Foi apresentado também ao Mestre Paraguai, 80 anos, único sobrevivente do grupo que lembra de todo o ritual de fabricação dos instrumentos, danças e cantos.

O projeto “Alma Potiguar” será objeto de estudo e de pesquisa nas Escolas SESC do estado, como também será importante instrumento de divulgação da nossa cultura nos demais regionais do SESC em todo o Brasil.

“O Sistema Fecomércio RN, através do SESC, já é uma grande referência quando o assunto é cultura, lazer, esporte e saúde. O projeto Alma Potiguar é mais uma iniciativa no campo da cultura que muito nos orgulha. Disseminar nossas raízes, através das várias formas de sua manifestação, que os VTs do projeto irão enfocar, é valorizar nosso povo, pilar da nossa força econômica e do nosso potencial de crescimento. E este povo é fundamental para o Rio Grande do Norte ser cada vez maior”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, SESC e Senac, Marcelo Queiroz.


Fonte: Assecom SESC RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário