domingo, 31 de julho de 2011

CAVALGADA ECOLÓGICA PELO BOMFIM

Agropecuarista Marcos Lopes afirma: "O objetivo é garantir a manutenção e a fiscalização da APA Bonfim-Guaraíras"


A exuberante paisagem que domina o litoral sul do Rio Grande do Norte servirá como pano de fundo para cavalgada ecológica através da Área de Proteção Ambiental (APA) Bonfim-Guaraíras. Iniciativa encabeçada pelo Museu do Vaqueiro em parceria com a Fundação Hélio Galvão, a jornada acontece neste domingo (31) com saída prevista às 9h do Ecoposto na Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta. Mais que um simples passeio, a cavalgada pretende mostrar não só o potencial turístico da área, como também revelar problemas ambientais que atingem a área de proteção.

"A cavalgada tem duração de cinco a seis horas, contando com as paradas para lanche e descanso, e nosso intuito é reunir não só pessoas interessadas no passeio em si. Como nosso foco é a preservação, convidamos gestores municipais e representantes do Ibama, do Idema, da Promotoria do Meio Ambiente Meio, entre outras autoridades, para verificarem o acúmulo indiscriminado de lixo e o lançamento criminoso de esgoto na Lagoa de Guaraíras", adiantou o agropecuarista e sanfoneiro Marcos Lopes, também idealizador do Museu do Vaqueiro e promotor do Forró da Lua. "O objetivo é garantir a manutenção e a fiscalização da APA Bonfim-Guaraíras", disse.

Lopes informa que os interessados em participar da cavalgada precisam dispor de montaria própria, mas que, se avisado com antecedência, poderá ver disponibilidade. "Posso conseguir alguns cavalos extras, mas alguns trechos podem ser feitos de carro ou moto", avisa. Ele também levantou outra questão relacionada à área de proteção: "O nome da APA está grafado de forma errada, sem o S de Guaraíras, um nome que vem de antes da presença holandesa em nosso litoral no século 17, um erro que já está causando prejuízos à identidade cultural das comunidades próximas à lagoa", garante. Segundo Marcos, estabelecimentos comerciais estão suprimindo o S por falta de informação.

A cavalgada percorrerá os municípios de Nísia Floresta, São José de Mipibú, Senador Georgino Avelino e Tibau do Sul, um percurso também pontuado por resquícios históricos e culturais. Os participantes irão passar pela Mata da Bica, onde fica a nascente do Rio Mipibu em São José de Mipibu; pela antiga Estação Papary, em Nísia Floresta; pelo Visual Bar, em Georgino Avelino; mais travessia de balsa da praia de Malembar para Tibau do Sul.

Mas nem tudo são flores, e o grupo também inclui visita ao inadequado aterro sanitário em Cabeceiras. A chegada está prevista para acontecer às 14h, em Tibau do Sul. "Queremos sensibilizar a população e autoridades para integrar um olhar vigilante e conservacionista sobre aquela Área de Proteção Ambiental, assim como cobrar melhorias que precisam ser realizadas, desde sinalização turística correta até a manutenção ambiental e fiscalização", explicou Dácio Galvão, da Fundação Hélio Galvão, parceira da iniciativa.

Texto e foto: Jornal Tribuna do Norte


sexta-feira, 29 de julho de 2011

HARDWIND TOCA AMANHÃ NO IV ABELHUDO ROCK FESTIVAL, NA CIDADE DE FELIPE GUERRA/RN

Banda Hardwind


Nesse ano teremos as seguintes atrações: Highway Star - MossoróBanda de hard rock que tem em seu repertório vários clássicos da banda Deep Purple além de músicas autorais. Comando Etílico - Natal Uma das melhores bandas do estado (e do nordeste) - virá mais uma vez detonar tudo e fazer com que muitos headbangers percam suas cebeças no show com sua excelente performance e seu aclamado repertório de músicas autorais.

Uma das melhores bandas que já se apresentaram no Abelhudo Rock e uma das poucas que, por onde passa, arrasta multidões de headbangers para entoar seus clássicos de heavy metal clássico oitentista. Cezôca - Felipe Guerra, um ícone da cultura felipense e mossoroense.

Incrível compositor e detentor de um estilo próprio que encanta a todos com suas belíssimas canções de rock/hard/heavy que falam sobre sua terra Felipe Guerra, política, guerras e religiões. Amado pelos felipenses, é o expoente cultural dessa cidade e o idealizador - junto aos amigos - do Abelhudo Rock.

Hardwind - São José do Mipibú Uma das melhores bandas de rock progressivo do estado, detentora de lindas canções que vão encantar a todos pela primeira vez no Abelhudo Rock.

O Hardwind vai apresentar neste show toda experiência de anos de estrada. A banda vem preparando um SINGLE com 5 novas canções, onde predominam ricas melodias e arranjos cada vez mais profissionais.

A força e o amor pela arte é o que motiva a continuidade deste trabalho há mais de 15 anos, renovados com a entrada de Banzai (Guitarra) e Elvis (Bateria).

A banda tem atualmente sua melhor formação:


Nilson Eloy - Vocal

Renniê - Guitarra

Gilson - Teclados

Ery Hard - Baixo

Banzay - Guitarra


Enviado por Renniê Alexandre
Fotos: Arquivo Amauri Freire

A TRISTE REALIDADE DA CULTURA EM MIPIBU

O presidente da Fundação de Cultura do Município - Manoel Nicodemos, em "ação" numa greve da prefeitura municipal contra o governo Lula, realizada no ano passado. Alguém duvida que têm coisas que só acontecem aqui???



ATRASO E DESCASO NA
CULTURA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU


Enquanto muitas cidades do RN avançam a passos largos na questão cultura, aqui, na aldeia dos Mipibus, a mesma é relegada ao mais absoluto descaso e desprezo.

O responsável pela “Fundação de Cultura” do município é “intimamente” ligado ao PT (partido da deputada Fátima Bezerra), e, por preguiça, incompetência ou por puro comodismo, não conseguiu encaminhar um único projeto relevante para a cultura do município.

Não é novidade pra ninguém que o fisiologismo barato campeia no PT de Mipibu, desde que o partido resolveu apoiar o desgoverno da prefeita Norma Ferreira.

Por outro lado, desenvolvendo projetos importantes, com idéias inteligentes e muita determinação, muitos municípios do estado estão se tornando em verdadeiros polos culturais, desde que o PT assumiu o governo federal.

Basta observar os nossos vizinhos Goianinha e Parnamirim, exemplos visíveis na vanguarda da cultura do RN.

Mais uma para o rosário de lamentações dos mipibuenses, e para o registro do atraso da velha aldeia.

MINISTRA DA CULTURA ANA DE HOLANDA FARÁ VISITA AO RN EM AGOSTO

Maurício Marques, Ana de Holanda, Fátima e Naur Ferreira



O Ministério da Cultura confirmou hoje (28) com a deputada federal Fátima Bezerra (PT) a vinda da ministra Ana de Hollanda ao Rio Grande do Norte, entre os dias 26 e 27 de agosto.

Ana de Hollanda irá lançar a pedra fundamental do Teatro Municipal de Parnamirim, que recebeu a primeira parcela de recursos federais dia 20. Ela também participará de outras atividades ligadas à Cultura em Natal e Região Metropolitana.

Posteriormente divulgaremos a programação dessa visita.

DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU PARA O BOLSHOI

Meyriane e Meyrielle rumo aos palcos do mundo


Seguindo o caminho dos bailarinos Cosme Gregory, Erika Rosendo e Josemara Macedo, a bailarina mipibuense Meyrielle Gonçalves, integrante do grupo clássico da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, foi aprovada durante audição realizada nesta segunda-feira, em Joinville, Santa Catarina, para passar a fazer parte, ali, da única escola do célebre teatro Bolshoi com sede fora da Rússia. A bailarina vinha se dedicando há quase 10 anos por este momento.

Continuando sua trajetória em busca de suas realizações profissionais, a Meyriane Gonçalves (irmã gêmea) da Meyrielle, também esteve no festival de dança de Joinville, Santa Catarina, mais uma vez seu talento foi reconhecido. A mesma foi selecionada para participar em festivais de dança em NY e na Suíça no próximo ano.

Além das conquistas em Santa Catarina, as duas bailarinas já haviam passado por São Paulo. A bailarina Meyriane ficou em primeiro lugar em balé clássico e Meyrielle em segundo lugar em dança contemporânea.

A família Gonçalves parabeniza as irmãs e agradeço o apoio dos amigos por estas conquistas.

Enviado por Renniê Alexandre

FECHANDO O CICLO - UMA BREVE VISITA A BÁRBARA VIVAS NA MANHÃ DE HOJE

Bárbara Vivas ao lado de Catarina Franco

Durante o dia de ontem fui contactado por Catarina Franco, informando que havia localizado a Sra. Bárbara Vivas, até então considerada desaparecida por sua família, residente em Camamu/BA.

Na manhã de hoje fiz contato com Catarina, e, atendendo a um pedido de Lícia Vivas, (a pessoa que fez contato com os blogs de Mipibu), fomos até a casa de Bárbara para fazer uma fotografia sua.

Bastante simpática ao lado do blogueiro Amauri Freire


De forma bastante educada e serena ela nos recebeu e concordou em fazer a foto, que segue ilustrando este post.

Conversamos por uns poucos minutos, e fomos informados que alguns membros de sua família já se preparam para fazer uma visita brevemente.

Mais uma vez agradecemos o empenho de Catarina Franco, que num gesto de grandeza e solidariedade contribuiu decisivamente para que essa história tivesse um final feliz.

De parabéns também estão todos os blogs da aldeia dos Mipibus, que de forma expontânea divulgaram o apelo da família, fato este que facilitou a localização da Sra. Bárbara Vivas.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

PESSOA DESAPARECIDA É LOCALIZADA APÓS POSTAGEMS NOS BLOGS DE MIPIBU

Bárbara Vivas



Um dia depois da publicação de posts nos blogs de Mipibu, a leitora Catarina Franco localizou a Sra. Bárbara Vivas, até então considerada desaparecida por sua família, residente na cidade de Camamu, no estado da Bahia.

Segundo Catarina, há vários anos Bárbara mora nas proximidades de sua casa, sendo imediatamente reconhecida por ela, quando leu as postagens nos blogs da cidade.

Na manhã de hoje Catarina fez contato com a mesma, trazendo-a até sua casa, onde mostrou as matérias dos blogs e teve confirmação de que realmente se tratava da pessoa procurada.

Em seguida Catarina fez contato telefônico com Lícia Vivas, informando que havia localizado sua irmã, passando então um telefone para contato.

De posse do telefone Lícia ligou para Bárbara e pode confirmar que realmente se tratava de sua irmã, até então desaparecida.

Na tarde de hoje recebemos um e-mail de Lícia, agradecendo o empenho dos blogs de Mipibu, no sentido de localizar sua irmã.

O blog MIPIBU EM FOCO agradece o ato de grandeza de Catarina Franco, que de posse da informação, teve a imediata iniciativa de contactar a Sra. Bárbara, terminando assim a aflição de sua família, que tentava há varios anos encontrá-la.

Transcrevemos abaixo o email da Sra. Lícia Vivas.




****************************************



Prezados,

Nosso contato é para agradecer a ajuda e o empenho em reunir essa família.

Já entramos em contato com o telefone fornecido e confirmamos que realmente é Barbara.

Que Deus retribua a caridade prestada por cada um dos envolvidos!!!

Paz e luz a todos!

Família Vivas


quarta-feira, 27 de julho de 2011

ESTADO DE GREVE NA EDUCAÇÃO – PREFEITURA É COMUNICADA



Este sindicato informa que a categoria dos professores reunidos, decidiram pelo indicativo de greve para o dia 01 de agosto de 2011, os trabalhadores em educação não aceitaram a proposta da prefeitura de não conceder nenhum percentual de aumento.

Vale lembrar que o percentual para o município cumprir a Lei do Piso Nacional dos Professores é de mais de 14%, no entanto a prefeitura alega que com base nos cálculos não teria como conceder qualquer reajuste.

Informamos também que os trabalhadores não docentes irão reforçar a luta em busca da aprovação do Plano de Cargo Carreira e Salário, pois desde março de 2011 foi enviado o ofício 07/2011 (doc 01) com a minuta do plano solicitando uma audiência para começarmos a discutir os pontos, mas até esta data não houve nenhum contato por parte da prefeitura.

Por outro lado este sindicato está aberto a negociar desde que o município apresente uma proposta concreta.

Sabemos que temos muitos ajustes a serem feitos como os diretores e vice que não são efetivos e segundo a lei 08/2010 não poderia existir na folha de pagamento do FUNDEB, segundo os dados do próprio município (doc 2) o valor perpassa os 17 mil mais INSS, 13º e férias, além disso, ainda existem desvios de função que para suprir a vaga a prefeitura tem que pagar mais de 43 mil reais com horas suplementar para substituir os professores em desvio de função.

Sendo assim, o Núcleo espera que o município apresente uma proposta de ajuste salarial até sexta feira, dia 29 de julho, e um cronograma de reuniões para analisar o PCCS dos não docentes para que na segunda, dia 01 de agosto, não venha a ser deflagrada a greve dos trabalhadores em educação, já que neste momento não seria nada bom, pois tem escolas que desde o início do ano tiveram poucos dias de aulas, como é o caso da Escola Municipal Maria Aparecida, Severino Bezerra de Melo e a Escola do Pau Brasil.


Atenciosamente,
Joaquim Tomé Ribeiro
Coordenador Geral

ESCOLA DE MÚSICA DA UFRN ABRE VAGAS PARA O CURSO TÉCNICO DE MÚSICA 2012




Estarão abertas, no período de 1º a 14 de agosto, as inscrições para processo seletivo do Curso Técnico da Escola de Música.

São ao todo 124 vagas, distribuídas por todas as habilitações. As inscrições serão feitas pelo site da COMPERVE http://www.comperve.ufrn.br/

Para mais informações, consulte o Edital.


A ESCOLA DE MÚSICA


A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN foi fundada em 1932, no Instituto de Música do Rio Grande do Norte, pelo Maestro Waldemar de Almeida e pelo acadêmico Luis da Câmara Cascudo.

Em 1962, a Escola de Música foi incorporada ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e desde então, a Escola vem atendendo a comunidade de Natal e do interior do estado através do oferecimento de cursos, concertos, recitais, exposições, palestras, seminários, master classes, workshops e outros.

Com o progresso da sociedade, a Escola de Música foi desenvolvendo atividades artístico-musicais cada vez mais importantes e formando músicos cada vez mais qualificados.

Buscando sempre atender as demandas do mercado, em 10 de Dezembro de 1997, através da Portaria no. 173 da Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico - SETEC/MEC, a Escola recebe autorização para iniciar o Curso Técnico de Música.


OBJETIVOS DO CURSO TÉCNICO


-Capacitar profissionais aptos para ingressar no mundo do trabalho com uma formação que contemple as dimensões do fazer artístico, fundamentada no conhecimento contextualizado, indo além da mera reprodução motora, resultando assim numa prática musical consciente;

-Estimular o desenvolvimento de competências profissionais, envolvendo o pensamento reflexivo;

-Oportunizar o desenvolvimento artístico, a divulgação, a apreciação, a criação e execução musical;

-Propiciar ao estudante o desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender;

-Preparar profissionais aptos para atuar de forma articulada às necessidades mercadológicas e à prática social.


CURSOS OFERECIDOS


· Instrumento

· Canto

· Regência

· Gravação Musical


DURAÇÃO DOS CURSOS


-Os cursos de Instrumento, Canto e Regência têm duração de 3 anos.

-O curso de Gravação Musical tem duração de 2 anos.


PESSOA DESAPARECIDA

Maria Barbara Regis Vivas
(Morena)



**************************************



Caros leitores,

Recebi um e-mail enviado pela Sra. Licia Vivas Lordelo, residente na cidade de Camamu, estado da Bahia, informando o desaparecimento de uma pessoa de sua família.

O nome da referida pessoa é Maria Barbara Regis Vivas, também conhecida por “Morena”.

Caso alguém tenha alguma informação sobre o paradeiro dessa pessoa aqui em São José de Mipibu, pedimos que entre em contato com a Sra. Licia Vivas pelo telefone (71) 9611 1747, ou entre em contato comigo pelo fone (84) 9179 0900.

Cordialmente,
Amauri Freire



***********************************************



PESSOA DESAPARECIDA
MARIA BÁRBARA REGIS VIVAS


Somos familiares da Sra. Maria Barbara Regis Vivas, apelidada de Morena, do distrito de Tapuia Municipio de Camamu-Ba e há alguns anos estamos a sua procura.

A última notícia que tivemos dava conta que ela morava aí em São José de Mipibu.

Já fizemos uso do quadro desaparecidos da TV Bahia, infelizmente não obtivemos exito (a parte que fala dela começa aos 03:28 minutos).

http://g1.globo.com/videos/bahia/v/confira-o-quadro-desaparecidos-desta-quarta-feira/1570464/#busca=desaparecidos

Pesquisando na internet achamos seu blog e gostaríamos de saber se é possível fazer um post no seu blog para nos ajudar a encontrá-la.

Estamos dispostos inclusive a ir até esta cidade a fim de encontrá-la, mas pra isso é necessário termos alguma referência.

Desde já agradecemos.

Licia Vivas Lordelo
(71) 9611 1747

segunda-feira, 25 de julho de 2011

INDICATIVO DE GREVE NA EDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU



A categoria dos professores de São José de Mipibu/RN, decidiu nesta manhã pelo indicativo de greve a ser deflagrado no próximo dia 01 de agosto, caso a prefeitura não cumpra o piso nacional dos professores.

A diferença é de 14,54% para que o município venha cumprir a lei 11.738.

A prefeitura não apresentou nenhuma proposta que viesse dimunir este índice.

Em contra partida os professores resolveram reunirem-se nesta, sexta feira dia 29, em frente a Prefeitura, dando seu expediente de trabalho neste local.

Com isso, convocamos todos os trabalhadores em educação a se fazerem presentes para lutarmos por uma educação cada vez melhor.

Do blog Educadores Mipibuenses


**************************

Pra variar, mais uma vez o educadores do município apelam para o legítimo instrumento de greve, último recurso dos trabalhadores diante do descaso da administração municipal com a educação.

Esperamos que dessa vez a gestora preste mais atenção a grave situação em que se encontra a educação do município, e atenda às reivindicações dessa importante categoria.

Ou será que haverá necessidade de mais um "enterro"????

FERNANDO MINEIRO SERÁ CANDIDATO PELO PT A PREFEITO DE NATAL EM 2012

Deputada Fátima Bezerra: "Conseguiremos sair de 3 para 10 ou 12 prefeituras no RN"


O Partido dos Trabalhadores (PT) de Natal tem uma resolução clara de candidatura própria, com o deputado estadual Fernando Mineiro concorrendo ao cargo de prefeito da capital potiguar. É o que garante a deputada federal Fátima Bezerra.

Em entrevista ao Jornal 96 na manhã de hoje (25), Fátima afirmou que não houve qualquer conversa a respeito de aliança entre o seu partido e o Partido Socialista Brasileiro (PSB), como foi veiculado na imprensa durante a semana passada. A deputada garante que se alguém do PT não defende candidatura própria, não teve coragem até hoje de dizer isso no partido. “Conversei com a ex-governadora Wilma de Faria, sim, sobre as perspectivas do Governo Federal. Com a responsabilidade que temos, enquanto lideranças políticas, precisamos nos preparar com vistas ao pleito de 2012”, disse.

De acordo com a deputada, o objetivo do PT no pleito do próximo ano é manter as prefeituras que já são comandadas pelo partido, ao mesmo tempo em que será buscada a ampliação da presença nas câmaras municipais. “É bem provável que conseguiremos sair de três para 10 ou 12 prefeituras no Rio Grande do Norte. É importante ampliarmos a presença do partido nas câmaras municipais e estamos trabalhando nessa direção. Este é o momento dos partidos trabalharem, organizarem seus quadros”, ressaltou.

A respeito da eleição de Micarla de Sousa, no pleito de 2008, Fátima comentou que as mesmas forças políticas arregimentadas na ocasião, hoje querem posar como oposição da atual prefeita. E boa parte daqueles que votaram em Micarla agora se dão conta do equívoco que cometeram, fazendo com que o sentimento hoje em natal seja de frustração. “O candidato do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), Rogério Marinho, é um dos grandes responsáveis pela situação em que Natal se encontra hoje. Isso pela ambição desmedida que ele teve”, exemplificou.

Publicado no Nominuto.com

PROPOSTAS PODEM QUADRUPLICAR RECURSOS PARA A CULTURA



Três propostas em análise na Câmara apontadas como prioridade para o setor da Cultura podem multiplicar em quatro vezes e meia os recursos destinados pelo governo ao segmento, por meio de incentivos, renúncia fiscal ou diretamente pelo Orçamento.

Se aprovados, o Projeto de Lei 5798/09, que cria o Vale-Cultura; a PEC 150/03, que prevê destinação obrigatória de pelo menos 2% do Orçamento da União para o setor; e o Projeto de Lei 6722/10, que institui o Programa Nacional de Fomento e Inventivo à Cultura (Procultura), poderão aumentar o montante destinado à atividade cultural de R$ 2,9 bilhões para R$ 12,9 bilhões ao ano, de acordo com o Ministério da Cultura (MinC).

Segundo o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Henilton Menezes, a expectativa é que, se a PEC 150/03 for aprovada, a parcela do Orçamento para a pasta passará de R$ 1,5 bilhão para R$ 4,5 bilhões, excluindo os recursos oriundos de renúncias fiscais. Já o Vale-Cultura teria o potencial de, em cinco anos – prazo em que o Executivo espera que 12 milhões de trabalhadores recebam o benefício de R$ 50, a fim de ser usado na compra de produtos culturais –, injetar R$ 7 bilhões por ano no setor.

Fonte: Agência Câmara


26 DE JULHO – DIA MUNDIAL DOS MANGUEZAIS



Em 26 de julho, comemora-se o Dia Mundial dos Manguezais. Em Natal, as ONgs SOS Mangue e Baobá comemoram a data no próximo sábado, 30, com a "Operação Limpa e Planta Mangue". A concentração ocorre a partir das 8h, na sede do jornal Diário de Natal, em Igapó.


SAIBA MAIS SOBRE OS MANGUEZAIS


Mais da metade das florestas de mangue do mundo perderam-se por causa dessas pressões do desenvolvimento com pouca visão do futuro. Hoje, somente restam aproximadamente 15 milhões de hectares dos originalmente estimados 36 milhões de hectares de mangues, apesar de que muitos dos mangues remanescentes estão degradados e não são saudáveis. Todo ano, aproximadamente 150.000 hectares ou mais dos mangues são cortados. Essa perda de mangues representa uma séria ameaça para o futuro da vida neste planeta por várias razões muito importantes.

Por uma delas, os mangues têm uma função vital na biodiversidade costeira, agindo como viveiros para peixes jovens e fornecendo grande parte dos detritos que viram parte da cadeia alimentar costeira que sustenta uma grande variedade de vida no processo. As zonas úmidas de mangues têm uma função importante como locais de paragem e locais de alimentação para aves migratórias. Os mangues também ajudam a manter os solos costeiros no lugar, evitando a erosão e a sedimentação, que pode sufocar os leitos vegetais marinhos e recifes de coral, que já estão ameaçados pela poluição e o aquecimento global. Também filtram poluentes de terras altas, mantendo assim a água do mar mais pura. Os próprios mangues seqüestram grandes volumes de carbono em suas folhas e ramos, bem como armazenam carbono nos solos por baixo de suas estruturas de raízes. Quando os mangues são cortados, grandes volumes de carbono são liberados na atmosfera, contribuindo ainda mais com o aquecimento global.

Os mangues também protegem as comunidades costeiras da força dos furacões e surtos de ondas. Muitos cientistas acham que os mangues forneceram importante proteção contra o tsunami do Oceano Índico de 2004 que atingiu as costas da Ásia e da África Oriental. Os que viviam por trás de mangues saudáveis tiveram uma maior chance de sobreviver o ataque das ondas do tsunami.

Por essas razões e outras, em 2003, o MAP se uniu com outras organizações do Sul global para promover o dia 26 de julho como o Dia de Ação pelos Mangues.

sábado, 23 de julho de 2011

PREFEITURAS DEIXARAM DE PRESTAR CONTAS DE R$115 MILHÕES DO FUNDEB



Do site do Tribunal de Contas do Estado



TCE DETERMINA A 16 PREFEITURAS QUE PRESTEM CONTAS DE R$ 115 MILHÕES DO FUNDEB

SÃO JOSÉ DE MIPIBU ENCABEÇA A LISTA


O Tribunal de Contas do Estado, em sessão plenária, determinou a fiscalização nos documentos contábeis de 16 prefeituras do estado para saber como foram aplicados mais de R$ 115 milhões de recursos do FUNDEB, referentes ao ano de 2010.

A decisão foi tomada pela Primeira Câmara de Contas, acatando sugestão do Diretor de Administração Municipal (DAM), Humberto Aragão Mendes Neto. O diretor explicou que a medida é de rotina. Vem da necessidade do TCE de manter o controle e a fiscalização dos recursos públicos repassados aos municípios.

"Sugerimos que seja determinado pelo Plenário da Primeira Câmara a requisição de documentos comprobatórios da aplicação de recursos públicos no âmbito do FUNDEB, exercício 2010, de 16 prefeituras, em processos individualizados e autônomos, com o objetivo de fiscalização e controle por parte deste Tribunal de Contas”, argumentou.

Humberto Aragão disse ainda que foram selecionados os municípios que detém as maiores receitas vinculadas ao FUNDEB, excluídos aqueles que já foram inspecionados ou objeto de fiscalização pela Divisão de Controle de Despesas e Programas Municipais – DCD. “O ideal é que todos os municípios fossem fiscalizados, mas o TCE não tem corpo técnico suficiente, então fazemos por amostragem” explica o diretor da DAM.

Com a aprovação da Decisão Administrativa as prefeituras abaixo relacionadas passam a receber a comunicação para apresentarem a documentação solicitada pelo TCE.

Eis a relação de Prefeituras:

01- SÃO JOSÉ DE MIPIBU - R$ 13.767.546,57
02- CANGUARETAMA - R$ 11.675.564,73
03- GOIANINHA - R$ 10.422.702,97
04- NOVA CRUZ - R$ 8.921.865,09
05- SÃO MIGUEL - R$ 8.333.959,67
06- BARAÚNA - R$ 8.142.323,04
07- MONTE ALEGRE - R$ 6.872.169,65
08- NÍSIA FLORESTA - R$ 6.766.488,39
09- APODI - R$ 5.831.596,04
10- CARAÚBAS - R$ 5.661.142,62
11- AREIA BRANCA - R$ 5.658.175,00
12- SANTA CRUZ - R$ 5.518.782,73
13- IELMO MARINHO - R$ 5.400.604,03
14- MAXARANGUAPE - R$ 5.157.717,01
15- SANTO ANTÔNIO - R$ 5.143.697,51
16- RIACHUELO - R$ 2.497.427,25


sexta-feira, 22 de julho de 2011

FESTA DOS PADROEIROS - ESCOLHA DA RAINHA 2011

Candidatas a Rainha
Festa de Sant'Ana e São Joaquim 2011



Alô paroquianos!

Mantendo a tradição da Festa dos Padroeiros, os organizadores escolheram 3 candidatas a Rainha da Festa de 2011.

A escolha será na próxima 2ª feira, dia 25 de julho, no pátio da festa.

As candidatas já estão vendendo seus votos e esperam pelo seu apoio.


Yasmin Maria


Vanessa da Silva


Lidiany Kelly


Post enviado por Leandra.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

PROFESSORA AMANDA GURGEL RECUSA PRÊMIO

Profa. Amanda Gurgel


Natal, 02 de julho de 2011

Prezado júri do 19º Prêmio PNBE,

Recebi comunicado notificando que este júri decidiu conferir-me o prêmio de 2011 na categoria Educador de Valor, “pela relevante posição a favor da dignidade humana e o amor a educação”. A premiação é importante reconhecimento do movimento reivindicativo dos professores, de seu papel central no processo educativo e na vida de nosso país. A dramática situação na qual se encontra hoje a escola brasileira tem acarretado uma inédita desvalorização do trabalho docente. Os salários aviltantes, as péssimas condições de trabalho, as absurdas exigências por parte das secretarias e do Ministério da Educação fazem com que seja cada vez maior o número de professores talentosos que após um curto e angustiante período de exercício da docência exonera-se em busca de melhores condições de vida e trabalho.

Embora exista desde 1994 esta é a primeira vez que esse prêmio é destinado a uma professora comprometida com o movimento reivindicativo de sua categoria. Evidenciando suas prioridades, esse mesmo prêmio foi antes de mim destinado à Fundação Bradesco, à Fundação Victor Civita (editora Abril), ao Canal Futura (mantido pela Rede Globo) e a empresários da educação. Em categorias diferentes também foram agraciadas com ele corporações como Banco Itaú, Embraer, Natura Cosméticos, McDonald’s, Brasil Telecon e Casas Bahia, bem como a políticos tradicionais como Fernando Henrique Cardoso, Pedro Simon, Gabriel Chalita e Marina Silva.

A minha luta é muito diferente dessas instituições, empresas e personalidades. Minha luta é igual a de milhares de professores da rede pública. É um combate pelo ensino público, gratuito e de qualidade, pela valorização do trabalho docente e para que 10% do Produto Interno Bruto seja destinado imediatamente para a educação. Os pressupostos dessa luta são diametralmente diferentes daqueles que norteiam o PNBE. Entidade empresarial fundada no final da década de 1980, esta manteve sempre seu compromisso com a economia de mercado. Assim como o movimento dos professores sou contrária à mercantilização do ensino e ao modelo empreendedorista defendido pelo PNBE. A educação não é uma mercadoria, mas um direito inalienável de todo ser humano. Ela não é uma atividade que possa ser gerenciada por meio de um modelo empresarial, mas um bem público que deve ser administrado de modo eficiente e sem perder de vista sua finalidade.

Oponho-me à privatização da educação, às parcerias empresa-escola e às chamadas “organizações da sociedade civil de interesse público” (Oscips), utilizadas para desobrigar o Estado de seu dever para com o ensino público. Defendo que 10% do PIB seja destinado exclusivamente para instituições educacionais estatais e gratuitas. Não quero que nenhum centavo seja dirigido para organizações que se autodenominam amigas ou parceiras da escola, mas que encaram estas apenas como uma oportunidade de marketing ou, simplesmente, de negócios e desoneração fiscal.

Por essa razão, não posso aceitar esse Prêmio. Aceitá-lo significaria renunciar a tudo por que tenho lutado desde 2001, quando ingressei em uma Universidade pública, que era gradativamente privatizada, muito embora somente dez anos depois, por força da internet, a minha voz tenha sido ouvida, ecoando a voz de milhões de trabalhadores e estudantes do Brasil inteiro que hoje compartilham comigo suas angústias históricas. Prefiro, então, recusá-lo e ficar com meus ideais, ao lado de meus companheiros e longe dos empresários da educação.


Saudações,

Professora Amanda Gurgel

terça-feira, 19 de julho de 2011

A BANDIDAGEM DO DNIT E SEUS MALEFÍCIOS AO POVO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

As obras de duplicação no estado de Alagoas, atrasadíssimas, contemplam mais de nove elevados, num trecho de menos de 50 quilômetros onde só existe cana de açúcar



Demorou, mas, finalmente a bomba estourou.

Diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) criaram um esquema com empresas de fachada acusadas de usar documentos falsos em contratos que somam R$ 31 milhões. Desse total, R$ 13 milhões sem licitação.

Aqui no RN, ainda no ano passado, houve até prisão (temporária diga-se de passagem), de alguns figurões ligados a políticos locais.

Diante do mega escândalo a Presidenta Dilma não alisou e deu bordoada pra todo lado.

De uma lapada só voou de ministro (transportes) até diretores (DNIT).

E agora????

Agora meus caros, finalmente a gente sabe porque cidades como São José de Mipibu, dentre outras, ficaram a “pão e água” durante o processo de duplicação da BR 101.

Isso sem falar na negligência dos nossos políticos que assistiram de braços cruzados todo o processo de construção da estrada, só vindo a reagir no final, por pura pressão popular.



***************************



DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS



Enquanto aqui em Mipibu não tivemos direito, sequer a um único elevado para facilitar o tráfego de pessoas e automóveis de um lado para o outro da cidade, então dividida pelo muro do DNIT, no estado de Alagoas, entre as cidades de Teotônio Vilela e São Miguel dos Campos, eu mesmo tive a oportunidade de contar 09 (NOVE) desses equipamentos, construídos numa área onde só existe plantação de cana de açúcar.


Os canaviais de Alagoas e seus inúmeros elevados


Só agora, quase seis meses depois da instalação do muro é que o DNIT começa a instalar a primeira passarela na área urbana da cidade.



Construída a passo de tartaruga, só agora surge a primeita passarela na área urbana de São José de Mipibu


Cá pra nós, desconheço que haja povo mais pacato e acomodado do que o de Mipibu.

Noutras terras uma presepada dessas já tinha voado as bandas.

Já teriam feito bloqueios, barricadas e muitos outros artifícios de pressão.

Vai demorar.

Mas, um dia a casa cai.


P.S. - As fotos dos elevados de Alagoas foram feitas no último sábado quando o blogueiro retornava de viagem de férias pelos confins do Brasil.

PARA REFLEXÃO - BARÃO DE ITARARÉ




No Curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta:

- Quantos rins nós temos?

- Quatro! Responde o aluno.

- Quatro?

Replica o professor, arrogante, daqueles que se comprazem em tripudiar sobre os erros dos alunos.

- Traga um feixe de capim, pois temos um asno na sala.

Ordena o professor a seu auxiliar.

- E para mim um cafezinho!

Replicou o aluno ao auxiliar do mestre.

O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala.

O aluno era, entretanto, o humorista Aparício Torelly (1895-1971), mais conhecido como o "Barão de Itararé".

Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furioso mestre:

- O senhor me perguntou quantos rins "nós temos". "Nós" temos quatro: dois meus e dois teus. Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim.


***************************


"A vida exige muito mais compreensão do que conhecimento" Ás vezes as pessoas, por terem mais um pouco de conhecimento, se acham no direito de subestimar os outros...

O Barão foi figura única da cultura brasileira. Com sua inteligência sagaz e seu falso título de nobreza, foi jornalista, escritor e pioneiro no humorismo político, através de seu jornal A Manha.


segunda-feira, 11 de julho de 2011

DEPUTADA FÁTIMA BEZERRA DISCUTIRÁ VLT COM O MINISTRO DAS CIDADES




Atendendo a uma solicitação da deputada federal Fátima Bezerra, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, receberá a bancada federal potiguar, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e os prefeitos da Região Metropolitana de Natal dia 13 de julho para discutir o projeto de ampliação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O projeto inicial prevê 11 estações entre o bairro da Ribeira e Nordelândia, em Extremoz, está orçado em R$ 136,5 milhões e contempla Natal.

Os potiguares vão propor a Negromonte a ampliação do VLT para área metropolitana.


***************


* Nós mipibuenses, esperamos que a deputada Fátima Bezerra não esqueça de São José de Mipibu na próxima etapa, pois, como vimos, só a malha norte e a capital Natal estão sendo contempladas no projeto inicial.

PARADA GAY: RESPEITAR E SER RESPEITADO




Por cardeal Odilo Scherer


SÃO PAULO, sexta-feira, 1º de julho de 2011 (ZENIT.org) - Eu não queria escrever sobre esse assunto; mas diante das provocações e ofensas ostensivas à comunidade católica e cristã, durante a Parada Gay deste último domingo, não posso deixar de me manifestar em defesa das pessoas que tiveram seus sentimentos e convicções religiosas, seus símbolos e convicções de fé ultrajados.

Ficamos entristecidos quando vemos usados com deboche imagens de santos, deliberadamente associados a práticas que a moral cristã desaprova e que os próprios santos desaprovariam também. Histórias romanceadas ou fantasias criadas para fazer filmes sobre santos e personalidades que honraram a fé cristã não podem servir de base para associá-los a práticas alheias ao seu testemunho de vida. São Sebastião foi um mártir dos inícios do Cristianismo; a tela produzida por um artista cerca de 15 séculos após a vida do santo, não pode ser usada para passar uma suposta identidade homossexual do corajoso mártir. Por que não falar, antes, que ele preferiu heroicamente sofrer as torturas e a morte a ultrajar o bom nome e a dignidade de cristão e filho de Deus?!

“Nem santo salva do vírus da AIDS”. Pois é verdade. O que pode salvar mesmo é uma vida sexual regrada e digna. É o que a Igreja defende e convida todos a fazer. O uso desrespeitoso da imagem dos santos populares é uma ofensa aos próprios santos, que viveram dignamente; e ofende também os sentimentos religiosos do povo. Ninguém gosta de ver vilipendiados os símbolos e imagens de sua fé e seus sentimentos e convicções religiosas. Da mesma forma, também é lamentável o uso desrespeitoso da Sagrada Escritura e das palavras de Jesus – “amai-vos uns aos outros” – como se ele justificasse, aprovasse e incentivasse qualquer forma de “amor”; o “mandamento novo” foi instrumentalizado para justificar práticas contrárias ao ensinamento do próprio Jesus.

A Igreja católica refuta a acusação de “homofóbica”. Investiguem-se os fatos de violência contra homossexuais, para ver se estão relacionados com grupos religiosos católicos. A Igreja Católica desaprova a violência contra quem quer que seja; não apoia, não incentiva e não justifica a violência contra homossexuais. E na história da luta contra o vírus HIV, a Igreja foi pioneira no acolhimento e tratamento de soro-positivos, sem questionar suas opções sexuais; muitos deles são homossexuais e todos são acolhidos com profundo respeito. Grande parte das estruturas de tratamento de aidéticos está ligada à Igreja. Mas ela ensina e defende que a melhor forma de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis é uma vida sexual regrada e digna.

Quem apela para a Constituição Nacional para afirmar e defender seus direitos, não deve esquecer que a mesma Constituição garante o respeito aos direitos dos outros, aos seus símbolos e organizações religiosas. Quem luta por reconhecimento e respeito, deve aprender a respeitar. Como cristãos, respeitamos a livre manifestação de quem pensa diversamente de nós. Mas o respeito às nossas convicções de fé e moral, às organizações religiosas, símbolos e textos sagrados, é a contrapartida que se requer.

A Igreja Católica tem suas convicções e fala delas abertamente, usando do direito de liberdade de pensamento e de expressão. Embora respeitando as pessoas homossexuais e procurando acolhê-las e tratá-las com respeito, compreensão e caridade, ela afirma que as práticas homossexuais vão contra a natureza; essa não errou ao moldar o ser humano como homem e mulher. Afirma ainda que a sexualidade não depende de “opção”, mas é um fato de natureza e dom de Deus, com um significado próprio, que precisa ser reconhecido, acolhido e vivido coerentemente pelo homem e pela mulher.

Causa preocupação a crescente ambiguidade e confusão em relação à identidade sexual, que vai tomando conta da cultura. Antes de ser um problema moral, é um problema antropológico, que merece uma séria reflexão, em vez de um tratamento superficial e debochado, sob a pressão de organizações interessadas em impor a todos um determinado pensamento sobre a identidade do ser humano. Mais do que nunca, hoje todos concordam que o desrespeito às leis da natureza biológica dos seres introduz neles a desordem e o descontrole nos ecossistemas; produz doenças e desastres ambientais e compromete o futuro e a sustentabilidade da vida. Ora, não seria o caso de fazer semelhante raciocínio, quando se trata das leis inerentes à natureza e à identidade do ser humano? Ignorar e desrespeitar o significado profundo da condição humana não terá consequências? Será sustentável para o futuro da civilização e da humanidade?

As ofensas dirigidas não só à Igreja Católica, mas a tantos outros grupos cristãos e tradições religiosas não são construtivas e não fazem bem aos próprios homossexuais, criando condições para aumentar o fosso da incompreensão e do preconceito contra eles. E não é isso que a Igreja Católica deseja para eles, pois também os ama e tem uma boa nova para eles; e são filhos muito amados pelo Pai do céu, que os chama a viver com dignidade e em paz consigo mesmos e com os outros.

Publicado em O ESTADO DE SÃO PAULO, ed. de 28.06.2011


*Post enviado por Pe. Matias Soares